Em um mapa com escala de 1/250.000, as cidades A e B estão separadas por 7 cm. Qual é a distância real entre as duas cidades?
A respeito do raciocínio geográfico, assinale a alternativa correta.
No que concerne ao sistema político da Primeira República, também conhecida como “República Velha”, assinale a alternativa correta.
No que se refere às relações entre política e cultura no Brasil no período compreendido entre 1950 e 1970, assinale a alternativa correta.
Durante seu governo nos Estados Unidos da América entre os anos de 1981 e de 1989, Ronald Reagan costumava citar a seguinte frase do founding father Thomas Paine: “está em nosso poder começar um mundo novo”. Essa menção visava a legitimar uma série de reformas, as quais pretendiam
No Brasil, a Constituição de 1824 consolidou a existência do Poder Moderador, uma proposta originalmente feita pelo liberal francês Benjamin Constant.
Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Quanto à metodologia do ensino de história, um dos temas fundamentais de reflexão corresponde ao uso de recursos iconográficos em sala de aula. Assinale a alternativa que indica a recomendação da literatura especializada ao professor acerca da utilização desses recursos.
Sempre que, em um texto estenografado, há uma palavra com sinais aos quais se queira devolver o respectivo significado gráfico original, essa palavra deve ser precedida dos pontos
Uma das maiores conquistas da comunidade surda brasileira foi a Lei no 10.436/2002. A respeito dessa lei, assinale a alternativa correta.
Na obra As imagens do outro sobre a cultura surda (2009), a pesquisadora surda Karin Strobel afirma que muitas pessoas se espantam ao descobrir que o surdo tem uma cultura
diferente da cultura do ouvinte, mesmo residindo no mesmo país. A cultura surda é definida pela autora como
Dentro da classificação de verbos com concordância, há os denominados de backward verbs ou verbos reversos. Neles, a trajetória do sinal se inicia na posição do objeto e é concluída na posição de sujeito, ao contrário dos demais verbos com concordância, que começam sua trajetória na posição de sujeito e vão em direção à posição do objeto.
Assinale a alternativa em que as configurações apresentadas são utilizadas, respectivamente, na realização dos sinais.
As expressões faciais e corporais, os movimentos do corpo, da face, da cabeça e dos olhos, realizados no momento da articulação do sinal, podem desempenhar distintas funções, como diferenciar itens lexicais, participar de construções sintáticas e contribuir com processos de intensificação.
Essas expressões são intituladas de
Em Libras, existem os deslocamentos de sinais para cima e para baixo e(ou) para o lado direito e para o lado esquerdo, à frente e atrás do emissor, com rotações, translações e velocidades com tensão, retenção, contínuo e refreado.
O parâmetro que representa o deslocamento do sinal é o (a)
Para ensinar Libras em sala de aula, é necessário que o instrutor conheça o código de ética. Com base nisso, assinale a alternativa correta.
Em conformidade com a Resolução CNE/CEB no 04/2009, assinale a alternativa que apresenta uma atribuição do professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
A esse respeito, assinale a alternativa que indica a primeira instituição de surdos, fundada por Huet.
Os verbos com concordância são descritos na literatura como aqueles que se flexionam em pessoa, número e aspecto, mas não incorporam afixos locativos. Para Quadros e Karnopp, na publicação Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos (2004), são exemplos de verbos com concordância
No processo de composição da formação de palavras, utilizam-se itens lexicais, que são morfemas livres, na formação de novos itens lexicais, seja por meio da justaposição, seja por aglutinação.
Assinale a alternativa que indica sinais compostos.
Quanto à valorização artificial de bens ou falsa especulação com ativos (reverse flips), no crime de lavagem de capitais, é correto afirmar que:
Em relação ao procedimento dos crimes dolosos contra a vida, é correto afirmar que é:
Ao disciplinar o procedimento a ser observado no julgamento das contas do chefe do Poder Executivo, o Regimento Interno da Câmara dos Vereadores do Município Alfa, situado na Região Norte do país, dispôs o seguinte: (1) a Câmara somente julga as contas de governo, não as de gestão, prevalecendo, em relação às últimas, o juízo de valor do Tribunal de Contas do respectivo Estado; (2) as contas não impugnadas por qualquer vereador, partido político ou cidadão, no prazo de sessenta dias, a contar do recebimento do parecer prévio do Tribunal de Contas, são tidas como aprovadas; (3) o parecer prévio do Tribunal de Contas somente deixará de prevalecer pelo voto da maioria de dois terços dos membros da Câmara Municipal.
Considerando a disciplina estabelecida na Constituição da República de 1988 a respeito da matéria, é correto afirmar que:
Joana, vereadora no Município Alfa, alugou imóvel de sua propriedade, situado no mesmo município, para o Estado estrangeiro XX, que ali instalou um serviço assistencial para pessoas carentes. Após alguns anos, momento em que o contrato de locação, nos termos da lei brasileira, se encontrava vigendo por prazo indeterminado, o Estado estrangeiro XX “comunicou” a Joana que ele, consoante a sua legislação, se tornara proprietário do imóvel, fazendo cessar o pagamento de aluguéis. Joana, sentindo-se esbulhada em sua propriedade, decidiu ajuizar ação em face do Estado estrangeiro XX.
Consoante a ordem constitucional brasileira, a referida ação deve ser ajuizada perante:
No Livro II da Parte Especial do Código Civil estão dispostas regras quanto à caracterização e à capacidade do empresário individual. Com base nas prescrições legais, analise as afirmativas a seguir.
I. Nos casos em que a lei autoriza o prosseguimento da empresa por incapaz, ainda que seu representante ou assistente seja pessoa que possa exercer atividade de empresário, o juiz poderá nomear um ou mais gerentes, se entender ser conveniente.
II. Considera-se empresário a pessoa natural, com firma inscrita na Junta Comercial, que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
III. Caso um servidor militar da ativa exerça atividade própria de empresário, todos os atos relacionados à empresa serão declarados nulos pelo juiz, porém ele responderá pelas obrigações contraídas até dois anos seguintes da data de sua prática.
Entre as alternativas de resposta apresentadas, está(ão) correta(s) somente:
Decretada a liquidação extrajudicial de cooperativa de crédito por ato da Presidência do Banco Central do Brasil, o liquidante verificou a prática de vários atos fraudulentos por parte de ex-diretores da cooperativa, com dano inequívoco ao acervo em liquidação e aos credores. Munido de vasta documentação e balanços patrimoniais atualizados, o liquidante ajuizou ação revocatória em face de ex-diretores perante o juízo da Vara Única da Comarca de Calçoene, lugar do principal estabelecimento.
Ao receber a petição inicial, o juiz do processo, corretamente:
O contrato de transferência ou trespasse do estabelecimento empresarial da sociedade Jari do Laranjal Lanifício Ltda. estabeleceu a sub-rogação do adquirente nos contratos firmados pela alienante para sua exploração, sem, contudo, fixar prazo para que terceiros pudessem pleitear a extinção, por justa causa, dos contratos que tinham com a sociedade. No dia 11 de agosto de 2021 foi publicado o contrato de transferência do estabelecimento na imprensa oficial e, no dia 19 de novembro do mesmo ano, Ana interpelou extrajudicialmente a alienante e o adquirente, apresentando razões relevantes para a extinção do contrato.
Considerando-se as informações e datas acima, é correto afirmar que: