A Revolução Cubana veio demonstrar que os negros estão muito mais preparados do que se pode supor para ascender socialmente. Com efeito, alguns anos de escolaridade francamente aberta e de estímulo à autossuperação aumentaram, rapidamente, o contingente de negros que alçaram aos postos mais altos do governo, da sociedade e da cultura cubana. Simultaneamente, toda a parcela negra da população, liberada da discriminação e do racismo, confraternizou com os outros componentes da sociedade, aprofundando o grau de solidariedade.
Tudo isso demonstra, claramente, que a democracia racial é possível, mas só é praticável conjuntamente com a democracia social. Ou bem há democracia para todos, ou não há democracia para ninguém, porque à opressão do negro condenado à dignidade de lutador da liberdade corresponde o opróbrio do branco posto no papel de opressor dentro de sua própria sociedade.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: A fonnação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1999 (adaptado).
Segundo Darcy Ribeiro, a ascensão social dos negros cubanos, resultado de uma educação inclusiva, com estímulos à autossuperação, demonstra que
Um aspecto importante derivado da natureza histórica da cidadania é que esta se desenvolveu dentro do fenômeno, também histórico, a que se denomina Estado-nação. Nessa perspectiva, a construção da cidadania na modernidade tem a ver com a relação das pessoas com o Estado e com a nação. CARVALHO, J.M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. In: Civilização Brasileira. Rio de Janeiro: 2004 (adaptado).
Considerando-se a reflexão acima, um exemplo relacionado a essa perspectiva de construção da cidadania é encontrado
O Cafundó é um bairro rural situado no município de Salto de Pirapora, a 150 km de São Paulo. Sua população, predominantemente negra, divide-se em duas parentelas: a dos Almeida Caetano e a dos Pires Pedroso. Cerca de oitenta pessoas vivem no bairro. Dessas, apenas nove detêm o título de proprietários legais dos 7,75 alqueires de terra que constituem a extensão do Cafundó, que foram doados a dois escravos, ancestrais de seus habitantes atuais, pelo antigo senhor e fazendeiro, pouco antes da Abolição, em 1888. Nessas terras, seus moradores plantam milho, feijão e mandioca e criam galinhas e porcos. Tudo em pequena escala. Sua língua materna é o português, uma variação regional que, sob muitos aspectos, poderia ser identificada como dialeto caipira. Usam um léxico de origem banto, quimbundo principalmente, cujo papel social é, sobretudo, de representá-los como africanos no Brasil.
Disponível em:
Desde o início da colonização, a Amazônia brasileira tem sido alvo de ação sistemática de extração de riquezas, que se configurou em diferentes modos de produção e de organização social e política [...]. Se a Amazônia dos rios foi o padrão que marcou mais de quatro séculos de ocupação europeia, a coisa começa a mudar de figura nas três últimas décadas do século XX. SAYAGO, D.; TOURRAND, J.F.; BURSZTYN, M. (Org.). Amazônia: cenas e cenários. Brasília: UnB, 2004
Entre as transformações ocorridas na Amazônia brasileira, nas três últimas décadas, destaca-se
Os dados dos gráficos a seguir foram extraídos da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a respeito da população nas cinco grandes regiões brasileiras. O gráfico da esquerda mostra a distribuição da população brasileira, em milhões de habitantes e, o da direita, mostra o percentual da população que reside em domicílios urbanos sem saneamento básico adequado.

Considerando as informações dos gráficos, a região que concentra o menor número absoluto de pessoas residentes em áreas urbanas sem saneamento básico adequado é a região
A lei dos lombardos (Edictus Rothari), povo que se instalou na Itália no século VII e era considerado bárbaro pelos romanos, estabelecia uma série de reparações pecuniárias (composições) para punir aqueles que matassem, ferissem ou aleijassem os homens livres. A lei dizia: "para todas estas chagas e feridas estabelecemos uma composição maior do que a de nossos antepassados, para que a vingança que é inimizade seja relegada depois de aceita a dita composição e não seja mais exigida nem permaneça o desgosto, mas dê-se a causa por terminada e mantenha-se a amizade."
ESPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1976 (adaptado).
A justificativa da lei evidencia que
Como o Massacre de Katyn e a farsa montada em torno
desse episódio se relacionam com a construção da chamada
Cortina de Ferro?
Iscute o que to dizendo,
Seu doto, seu coroné
De fome tão padecendo
Meus fio e minha muié.
Sem briga, questão nem guerra,
Mega desta grande terra
Umas tarefa pra eu!
Tenha pena do agregado
Não me dexe deserdado
PATATIVA DO ASSARE. A terra é natura. In: Cordeis e outros poemas. Fortaleza: Universidade Federal do Ceara, 2008 (fragmento).
A partir da analise da linguagem utilizada no poema, infere-se que o eu lírico revela-se como falante de uma variedade linguística especifica. Esse falante, em seu grupo social, é identificado como um falante
Cada um dos três séculos anteriores foi dominado por uma (mica tecnologia. O século XVIII foi a época dos grandes sistemas mecânicos que acompanharam a Revolução Industrial. 0 século XIX foi a era das maquinas a vapor. As principais conquistas do século XX se deram no campo da aquisição, do processamento e da distribuição de informações. Entre outros desenvolvimentos, vimos a instalação das redes de telefonia ern escala mundial, a invenção do radio e da televisão, o nascimento e crescimento sem precedentes da industria de informática e o lançamento de satélites de comunicação.
TANEMBAUM, Andrew S. Redes de computadores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
A fusão dos computadores e das comunicações teve profunda influencia na organização da sociedade, conforme se verifica pela afirmação:
Uma fotografia tirada em uma câmera digital é formada por um grande número de pontos, denominados pixels. Comercialmente, a resolução de uma câmera digital é especificada indicando os milhões de pixels, ou seja, os megapixels de que são constituídas as suas fotos.
Ao se imprimir uma foto digital em papel fotográfico, esses pontos devem ser pequenos para que não sejam distinguíveis a olho nu. A resolução de uma impressora é indicada pelo termo dpi (dot per inch), que é a quantidade de pontos que serão impressos em uma linha com uma polegada de comprimento. Uma foto impressa com 300 dpi, que corresponde a cerca de 120 pontos por centímetro, terá boa qualidade visual, já que os pontos serão tão pequenos, que o olho não será capaz de vê-los separados e passará a ver um padrão contínuo.
Para se imprimir uma foto retangular de 15 cm por 20 cm, com resolução de pelo menos 300 dpi, qual é o valor aproximado de megapixels que a foto terá?
Texto 1
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra [-- -]
ANDRADE, C. D. Antologia poética. Rio de Janeiro/São Paulo: Record,
2000.(fragmento)

A comparação entre os recursos expressivos que constituem os dois textos revela que
Quer evitar pesadelos? Então não Burma de barriga para cima. Este é o conselho de quem garante ter sido atacado pela Pisadeira. A meliante costuma agir em São Paulo e Minas Gerais. Suas vitimas preferidas são aquelas que comeram demais antes de dormir. Desce do telhado —seu esconderijo usual — e pisa com muita forga no peito e na barriga do incauto adormecido, provocando os pesadelos. Ha controvérsias sobre sua aparência. De acordo com alguns, é uma mulher bem gorda. Ja o escritor Cornelio Pires forneceu a seguinte descrição da malfeitora: "Essa é ua muie muito magra, que tem os dedos cumprido e seco cum cada unhao! Tem as perna curta, cabelo desgadeiado, quexo revirado pra riba e nari magro munto arcado; sobranceia cerrado e zoio aceso..."
Pelo sim, pelo não, caro amigo....barriga para baixo e bons sonhos.
Almanaque de Cultura Popular. Ano 10, out. 2008, n.114 (adaptado).
Considerando que as variedades linguísticas existentes no Brasil constituem patrimônio cultural, a descrição da personagem lendária, Pisadeira, nas palavras do escritor Cornélio Pires,
Pobre Isaura! Sempre e em toda parte esta continua importunação de senhores e de escravos, que não a deixam sossegar um só momento! Como não devia viver aflito e atribulado aquele coração! Dentro de casa contava ela quatro inimigos, cada qual mais porfiado em roubar-Ihe a paz da alma, e torturar-Ihe o coração: três amantes, Leôncio, Belchior, e Andre, e uma emula terrível e desapiedada, Rosa. Fácil -lhe fora repelir as importunações e insolências dos escravos e criados; mas que seria dela, quando viesse o senhor?!...
GUIMARAES, B. A escrava Isaura. São Paulo: Atica, 1995 (adaptado).
A personagem Isaura, como afirma o titulo do romance, era uma escrava. No trecho apresentado, os sofrimentos por que passa a protagonista
Isto
Dizem que finjo ou minto Tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto Com a imaginação.
Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo 0 que me falha ou finda,
E como que um terraço Sobre outra coisa ainda. Essa coisa 6 que 6 linda.
Por isso escrevo em meio Do que não esta ao pe, Livre do meu enleio,
Sério do que não e.
Sentir? Sinta quem le!
PESSOA, F. Poemas escolhidos. São Paulo: Globo, 1997.
Fernando Pessoa é um dos poetas mais extraordinários do século XX. Sua obsess-do pelo fazer poética não encontrou limites. Pessoa viveu mais no piano criativo do que no piano concreto, e criar foi a grande finalidade de sua vida. Poeta da "Geração Orfeu", assumiu uma atitude irreverente.
Com base no texto e na teatica do poema Isto, conclui-se que o autor
A figura a seguir trata da "taxa de desocupação" no Brasil, ou seja, a proporção de pessoas desocupadas em relação população economicamente ativa de uma determinada região em um recorte de tempo.

A norma padrão da língua portuguesa esta respeitada, na interpretação do gráfico, em: