O princípio do respeito à ordem original tem sido objeto de polêmica na área arquivística. Uns preferem considerá-lo de forma estrita, respeitando a ordem física que os documentos tinham na fase corrente. Outros o entendem à luz do fluxo natural com que foram produzidos, traduzindo- o como princípio do respeito à
Em relação à fixação dos subsídios dos agentes políticos, é CORRETO afirmar que
Assinale a alternativa CORRETA.
As desapropriações a serem realizadas pelo Poder Público, nas áreas prioritárias, recairão sobre
Marque a alternativa INCORRETA.
O artigo 12 da Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) estabelece que, independentemente das sanções penais, civis e administrativas, sujeita-se o responsável pelo ato de improbidade administrativa às cominações ali estipuladas, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato. A respeito de tais sanções, é CORRETO afirmar:
I. Na fixação das penas, o juiz levará em conta a extensão do dano e o proveito patrimonial obtido pelo agente.
II. Todas as modalidades de improbidade administrativa podem implicar restrição temporária de direitos (suspensão de direitos políticos e proibição temporária de recebimento de benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios) e interdição definitiva de direitos (perda da função pública).
III. Permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente é ato de improbidade administrativa que pode ser sancionado com suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos e pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial.
IV. Adquirir para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público é ato de improbidade administrativa punível, entre outras sanções, com perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos e pagamento de multa civil de até três vezes a remuneração percebida pelo agente.
V. Frustrar a licitude de concurso público é ato de improbidade administrativa que sujeita o responsável ao pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente.
Apenas estão CORRETAS as assertivas
É INCORRETO afirmar quanto ao objeto do pagamento e sua prova no Código Civil:
Assinale a alternativa CORRETA.
Considerando nosso Direito Penal positivo, analise as seguintes proposições e assinale a INCORRETA.
Em relação ao poder de polícia administrativo, é CORRETO afirmar que
Assinale a assertiva INCORRETA.
Atendendo às especificações contidas no Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, assinale a alternativa correta quanto ao que é recomendado para o acondicionamento de resíduos de serviços de saúde do grupo A.
Texto V, para responder às questões 39 e 40.
Nos últimos três meses, sete enfermeiros procuraram
o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e
Medicina do Trabalho (SESMT) de um hospital, local onde
todos trabalham há mais de dois anos. Os funcionários
apresentavam áreas de descamação, eritema, edema,
vesículas e bolhas com exsudato no dorso das mãos e na
região do punho. Após atendimento pelo médico do trabalho,
todos foram diagnosticados com dermatite de contato
eczematosa. O grande número de casos em um curto
período de tempo chamou a atenção da enfermeira do
trabalho do referido hospital, levando-a à suspeita de que a
dermatite apresentada pelos enfermeiros pudesse estar
relacionada com as atividades relativas à função que eles
desempenham no hospital.
Com o objetivo de identificar os fatores de risco que pudessem estar relacionados ao surgimento dessas lesões nos funcionários, a enfermeira decidiu iniciar uma investigação no hospital, optando por utilizar a metodologia de investigação epidemiológica. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo que atende aos objetivos da enfermeira.
Assinale a alternativa correta com relação ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMET).
Texto III, para responder às questões 26 e 27.
Os jardineiros e os trabalhadores da coleta de lixo
contratados pela prefeitura de uma cidade para realizar
plantio, poda, rega e manutenção de árvores e canteiros e
para proceder à coleta de lixo residencial e das vias públicas,
respectivamente, estão expostos a muitos riscos e doenças
ocupacionais em seu ambiente de trabalho.
Na situação apresentada no texto, um programa de prevenção de doenças e acidentes causados por agentes biológicos para jardineiros e trabalhadores da coleta do lixo deveria incluir ações de
Um homem de 45 anos de idade, solteiro, portador de pioderma gangrenoso, encontra-se internado em uma unidade de clínica médica para tratamento de úlceras em membros inferiores e tronco. Em sua história clínica, há registro de hipertensão arterial em uso de nifedipina oral. No início da doença, fazia uso de corticoide e dapsona, mantendo ulcerações estáveis. Há cerca de 40 dias, entretanto, interrompeu o uso dos medicamentos e evoluiu com piora das lesões de pele e surgimento de novas lesões, associado ao aparecimento de secreção purulenta há 15 dias. Apresenta dor e edema em membros inferiores. Relata ainda febre há três dias. Queixa-se de dificuldades de se locomover devido às dores e às lesões. Os sinais vitais avaliados foram: 36,5 °C, 16 movimentos respiratórios por minuto, 87 batimentos cardíacos por minuto e 130 mmHg × 90 mmHg. Nessa situação, considerando a sistematização da assistência de enfermagem aplicada ao paciente, assinale a alternativa correta.