Para os contratos de trabalho regidos pela Lei nº 7.064/1982, respeitadas as disposições especiais desta Lei, aplicar-se-á a legislação brasileira sobre o Programa de
X contratou com Z, empresário, proprietário de uma casa de festas infantis, o aluguel do estabelecimento para comemorar o aniversário de sua filha. O valor relativo ao uso do espaço foi pago antecipadamente. Na data da festa, para surpresa de X, as portas do estabelecimento estavam trancadas, sem ninguém no local. Com o objetivo de ser ressarcido do prejuízo, X moveu ação contra Z, em que, na fase de execução, o juiz determinou on-line a penhora de aplicação financeira mantida pelo réu.
Diante do exposto,
Quanto aos processos de trabalho e administração, analise as afirmativas a seguir.
I. Quanto maior o número de funcionários, maior a produção. Nesse caso, as grandezas são diretamente proporcionais.
II. A regra de três é usada nas situações de proporcionalidade. Utiliza dois valores dados para o cálculo do terceiro valor.
III. Quanto maior o número de pedreiros, menor será o tempo para reformar uma sala. Nesse caso, as grandezas são inversamente proporcionais.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
O documento que tem por finalidade conceder poderes a terceiros, a fim de que o emissor (outorgante ou mandante) seja representado por quem recebe os poderes (outorgado ou mandatário) junto a órgãos públicos, bancos e outras instituições é a(o)
Qual das ideias entre colchetes não está presente no respectivo trecho?
Releia o trecho a seguir.
“Depois, vieram o computador, a internet e o e-mail, invenções inacreditáveis que aposentaram as máquinas de escrever, revolucionaram o acesso às informações e condenaram o fax à obsolescência."
Analise as afirmativas a seguir.
I. Em ambos os casos, o acento indicativo de crase é obrigatório.
II. Em um dos casos, o acento é regido por um verbo e, no outro, por um substantivo.
III. O verbo que rege um dos acentos é bitransitivo.
Estão corretas as afirmativas
Releia o trecho a seguir.
“[...] sempre fui e serei, pois vejo neles meu meio genuíno de me expressar para o mundo [...]"
De que forma esse trecho pode, sem alterar o sentido original, ser reescrito?
Considere uma progressão aritmética, em que a8 = a2 + a6, e a soma dos 10 primeiros termos dessa sequência é igual a 330.
Assim, a razão dessa progressão é igual a
Uma certa distribuidora comercializa as gasolinas comum e premium com índices antidetonantes (IAD) mínimos de 87 e 91, respectivamente, e um tipo de gasolina de alto desempenho, com IAD médio de 97 unidades.
O IAD está relacionado à(ao)
Considere as informações a seguir para responder à questão.
Uma pessoa jurídica realiza a atividade de transporte de cargas e apura o IRPJ e a CSLL pelo lucro real anual. No mês de fevereiro, a empresa, em razão de sua atividade, apurou o seguinte:
Receita Bruta (Serviços de Transporte de Carga) R$ 500.000,00
Ganho de Capital decorrente de Alienação de Imóvel R$ 160.000,00
Não houve apuração de balanço ou balancete para apuração do lucro real e do lucro ajustado do período em curso.
Qual é o valor do IRPJ devido do mês de fevereiro, em reais, sobre a base estimada?
Os constituintes presentes em maior percentual mássico no petróleo leve são os(as)
Acerca dos instrumentos jurídicos que podem ser celebrados pela administração pública para a realização de serviços públicos, julgue o item a seguir.
Quando se tratar da prestação de serviços dos quais a administração pública seja a usuária direta ou indireta, poderá ser celebrado contrato de parceria público-privada na modalidade concessão patrocinada.
No tocante a licitações e a contratos no âmbito da administração pública, julgue o item a seguir.
No regime de execução indireta por empreitada por preço global, o poder público contrata terceiros para a execução de obra por preço certo e total.
No tocante a licitações e a contratos no âmbito da administração pública, julgue o item a seguir.
Para o STJ, o ente público não poderá deixar de efetuar o pagamento pelos serviços comprovadamente prestados, ainda que o contrato administrativo celebrado seja nulo por ausência de licitação ou que o contratado tenha concorrido para a nulidade contratual.
Considerando o entendimento do STJ acerca da improbidade administrativa, julgue o item subsequente.
O ato de improbidade administrativa violador do princípio da moralidade não requer a demonstração específica de dano ao erário ou de enriquecimento ilícito, exigindo-se apenas a demonstração do dolo genérico.