Acerca da competência, das questões e dos processos incidentes e das provas, julgue o item a seguir.
É admissível incidente de insanidade mental para apurar doença desencadeada após a prática do ato criminoso imputado ao acusado.
Acerca do processamento nos casos de crimes de responsabilidade dos servidores públicos, do procedimento da interceptação telefônica e da colaboração premiada, julgue o item seguinte.
Situação hipotética: Roberto foi acusado de participar de organização criminosa que praticava crimes contra a administração pública. No curso da ação penal, Roberto resolveu, voluntariamente, contribuir com as investigações por meio do instituto da colaboração premiada. Posteriormente, entretanto, ainda no curso da instrução penal, ele desistiu de participar do programa de colaboração premiada. Assertiva: Nessa situação, as provas colhidas no acordo de colaboração não poderão ser utilizadas exclusivamente contra Roberto.
Acerca dos regimes próprios e complementares de previdência social, julgue o item seguinte.
Aos abrangidos pelos regimes próprios de previdência social é vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria, ressalvados somente os servidores públicos deficientes.
Julgue o item que se segue, a respeito das disposições do Código Tributário Nacional (CTN).
O contribuinte é o sujeito passivo da obrigação principal, enquanto o responsável é o sujeito passivo da obrigação acessória.
No que diz respeito ao projeto de fundações, a ABNT NBR 6122 (2010), Projeto e execução de fundações, apresenta as seguintes recomendações:
i) O efeito do vento deve ser calculado em termos de valores de projeto e não característicos;
ii) Os tubulões a céu aberto e os a ar comprimido devem ser dimensionados de maneira que as bases não tenham alturas superiores a 1,8 m;
iii) Quando estacas ou tubulões estão submetidos a esforços de tração, deve ser levado em consideração o eventual comportamento diferente entre o atrito lateral à tração e o atrito lateral à compressão;
iv) Para atender à verificação de fissuração em estacas sujeitas à tração, e/ou flexão, de forma simplificada, pode-se proceder ao dimensionamento adotando uma espessura de sacrifício, em que se considera uma redução de 2,0 mm no diâmetro das barras longitudinais.
Estão corretos os itens
Com referência ao diagrama precedente e aos sistemas de comunicações, julgue o item a seguir.
O jitter é um tipo de ruído que pode afetar a mensagem no seu trajeto através do canal de comunicação.
Julgue o item a seguir, a respeito das técnicas de comutação telefônica, de sistemas de telefonia fixa comutada, de cabeamento estruturado e de serviço móvel pessoal.
Em termos de reserva de recursos (canais, buffers de comutação, tempo de processamento e portas de entrada/saída de comutação), uma rede de circuitos virtuais possui características de redes de comutação de circuitos e de datagramas.
O elemento mostrado na figura experimenta um estado plano de tensão, sendo σxx = – 15,0 MPa, σyy = 5,0 MPa e τyx = τxy = 0,0 MPa. Sabendo que a orientação indicada na figura representa a convenção positiva das tensões, determine, em valor absoluto, a tensão máxima da componente de cisalhamento, τmax.
O resultado é
No que diz respeito às atividades de impermeabilização, a ABNT NBR 9575 (2010), Impermeabilização – Seleção e projeto, define: “Produto obtido pela passagem de uma corrente de ar através de uma massa de cimento asfáltico de petróleo, em temperatura adequada". Esta é a defini o de asfalto
No que diz respeito às argamassas aplicadas em paredes e tetos, a ABNT NBR 13281 (2005), Argamassas para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Requisitos, esclarece os tipos de argamassas. Nessa contexto, indicar a alternativa que não representa um tipo de argamassa segundo a referida norma.
A ABNT NBR 7212 (2012), Execução de concreto dosado em central – Procedimento, estabelece períodos de tempo para que aconteçam as atividades de transporte, lançamento e adensamento do concreto, entre as quais estão es seguintes:
i) O tempo de transporte do concreto decorrido entre o início da mistura, a partir da primeira adição de água, até a entrega do concreto deve ser inferior a 120 minutos, no caso do emprego de caminhão betoneira;
ii) O tempo de transporte do concreto decorrido entre o início da mistura, a partir da primeira adição de água, até a entrega do concreto deve ser inferior a 90 minutos, no caso de veículo não dotado de equipamento de agitação;
iii) O lançamento e o adensamento do concreto devem ser iniciados em até 30 minutos após a chegada do caminhão betoneira na obra;
iv) O lançamento e o adensamento do concreto devem ser realizados em tempo inferior a 150 minutos, contado a partir da primeira adição de água, no caso do emprego de caminhão betoneira.
Sabe-se que outros fatores influenciam na referida análise, entretanto, ponderando apenas as informações apresentadas, indicar as recomendações verdadeiras:
Acerca dos principais protocolos de comunicação utilizados na Internet, julgue o item subsecutivo.
Em redes Ethernet, cada aplicação do usuário final possui um endereço MAC, que é um identificador único utilizado para endereçamento de pacotes.
Com base no disposto na Lei n.º 8.112/1990, julgue o item seguinte.
O servidor em estágio probatório não poderá afastar-se para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere, ainda que com a perda total da remuneração.
No que se refere aos poderes administrativos, julgue o item que se segue.
O abuso de poder pode ocorrer tanto na forma comissiva quanto na omissiva, uma vez que, em ambas as hipóteses, é possível afrontar a lei e causar lesão a direito individual do administrado.
Considerando a legislação pertinente a licitação e contratos administrativos, julgue o item subsequente.
A garantia da observância do princípio da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável são objetivos da licitação.