A respeito de Estado, governo, Administração Pública, organização administrativa da União, agentes públicos e poderes administrativos, julgue o próximo item.
Ao empregado público, por estar submetido a um regime de direito privado, não se aplica a regra constitucional da aprovação prévia em concurso público para a celebração do contrato de emprego.
A respeito de Estado, governo, Administração Pública, organização administrativa da União, agentes públicos e poderes administrativos, julgue o próximo item.
A nomeação pelo prefeito de município da sua própria esposa para exercer o cargo político de secretária municipal, desde que presentes condições técnicas para o desempenho da função e não constatada fraude à lei, não caracteriza nepotismo.
Acerca dos serviços públicos, do controle e da responsabilização da Administração e do processo administrativo, julgue o item seguinte.
No desempenho do controle legislativo, ao Congresso Nacional compete fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, excluídos os emanados das autarquias e das empresas públicas, por conta da sua natureza jurídica.
Acerca dos serviços públicos, do controle e da responsabilização da Administração e do processo administrativo, julgue o item seguinte.
Para concretizar o direito constitucional de petição, o particular interessado poderá provocar a Administração Pública a dar início ao processo administrativo. Em tais casos, ainda que de forma imotivada, o agente público competente poderá recusar, diante da manifesta improcedência do pedido, o recebimento de documentos que amparem as alegações do particular.
Sobre a Esquizofrenia paranóide considere:
I. Caracteriza-se essencialmente pela presença de idéias delirantes relativamente estáveis, freqüentemente de perseguição, em geral acompanhadas de alucinações, particularmente auditivas e de perturbações das percepções.
II. As perturbações do afeto, da vontade, da linguagem e os sintomas catatônicos, estão ausentes, ou são relativamente discretos.
III. Um padrão marcante da afecção pode ser constituído por episódios de excitação violenta.
Está(ão) CORRETO(S) o que se afirma em:
O transtorno de ansiedade generalizada NÃO apresenta o seguinte sintoma:
Aponte a alternativa cujas palavras são formadas, respectivamente por justaposição, aglutinação e parassíntese:
In which sentences the passive voice is used appropriately? Choose the CORRECT answer.
(Passive Voice)
I. A movie theater is a place where films are shown
II. The park gates are locked at 6.30 p.m. every evening.
III. Were you woken up by a loud noise during the night.
IV. Many accidents are caused by drunk drivers.
Read the sentence below. What VERB TENSES are used in it, respectively? Choose the CORRECT answer. (Past Continuous and Simple Past)
I was driving down the road when I saw your sister.
Em um laboratório, existem 5 ampolas com sangue coletado para exames, de pacientes diferentes, cujos nomes estão listados no sistema. As identificações estão coladas nas ampolas, entretanto, 3 delas estão ilegíveis. A chance de acertar todos os nomes ilegíveis ao acaso é 1 em
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), em seu Art. 3º determina que o ensino será ministrado com base em alguns princípios. Dos princípios abaixo, qual foi incluído pela Lei nº 12.796, de 2013?
Sobre as Tendências Pedagógicas na educação, julgue os itens colocando “V” para Verdadeiro e “F” para Falso. ( ) As ideias pedagógicas de Comênio, Rousseau, Pestalozzi e Herbart formaram as bases do pensamento pedagógico europeu, difundindo-se depois por todo o mundo, dermarcando as concepções pedagógicas que hoje são conhecidas como Pedagogia Tradicional e Pedagogia Renovada. ( ) A Pedagogia Tradicional, em suas várias correntes, caracteriza as concepções de educação onde prepondera a ação de agentes externos na formação do aluno, o primado do objeto de conhecimento, a transmissão do saber constituído na tradição e nas grandes verdades acumuladas pela humanidade. ( ) A Pedagogia Renovada agrupa correntes que advogam a renovação escolar, opondo-se à Pedagogia Tradicional. ( ) O movimento de renovação da educação, inspirado nas ideias de Rousseau, recebeu diversas denominações, como Educação nova, Escola nova, Pedagogia ativa, Escola do trabalho. A sequência de julgamento correta de cima para baixo é:
Essa tendência “tem sido empregada com muito êxito em vários setores dos movimentos sociais, como sindicatos, associações de barro, comunidades religiosas. Parte desse êxito se deve ao fato de ser utilizada entre adultos que vivenciam uma prática política e onde o debate sobre a problemática econômica, social e política pode ser aprofundada com a orientação de intelectuais comprometidos com os interesses populares.” (LIBÂNEO, 2013, p. 73). A citação caracteriza a Tendência Pedagógica:
Considerando a classe das palavras do trecho "Alguns hábitos têm o poder de iniciar uma reação em cadeia, mudando outros hábitos conforme eles avançam por meio de uma organização." (linhas de 1 a 3), assinale a alternativa que classifica, respectivamente, os vocábulos sublinhados.
Quanto à sintaxe da oração, em "O sono é fundamental não apenas para garantir disposição no dia seguinte, mas também para assegurar uma mente saudável." (linhas de 18 a 20), o trecho sublinhado consiste em oração coordenada.