O aleitamento materno ideal deve ocorrer desde a sala de parto até dois anos ou mais, exclusivo e em livre demanda até o 6º mês e complementado, a partir daí, com alimentação saudável e equilibrada.
O leite materno, após ser retirado do seio, pode ser armazenado para consumo do bebê ou doado para locais em que haja banco de leite humano. Caso contrário pode ser desprezado, já que, não havendo algum fator impeditivo, a mãe voltará a produzir leite, sem que haja
prejuízo para o aleitamento.
As mães devem ser aconselhadas a oferecer ao bebê os dois seios em cada mamada. A aceitação dependerá da necessidade da criança no momento. No entanto, o ideal é esvaziar uma mama para então oferecer a outra – sendo essa uma medida importante para manter a produção do leite.
O aleitamento materno cumpre diversas funções. Além de nutrir, ajuda a formar e fortalecer os laços entre a mãe e o bebê, dando-lhe a sensação de segurança e proteção, e é fundamental na prevenção de doenças e da mortalidade infantil.
Sobre a técnica adequada e a boa pega na amamentação, é correto afirmar que
Sobre aleitamento materno, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Mamas ingurgitadas acontecem, habitualmente, na maioria das mulheres, do terceiro ao quinto dia após o parto. As mamas ingurgitadas são dolorosas, edemaciadas (com pele brilhante) e, às vezes, avermelhadas.
( ) Para evitar ingurgitamento, a pega e a posição para a amamentação devem estar adequadas e, quando houver produção de leite superior à demanda, as mamas devem ser ordenhadas manualmente.
( ) Os hábitos de manter as mamas umidificadas, e usar sabonetes cremosos, cremes ou pomadas também ajudam na prevenção das fissuras.
( ) Habitualmente, as fissuras ocorrem quando a amamentação é praticada com o bebê posicionado errado ou quando a pega está incorreta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Conforme a Portaria GM/MS n.° 793/2012 e a Portaria GM/MS n.° 930/2012, julgue o item.
A Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) será responsável pelo cuidado de recém-nascidos com peso superior a 1 kg, clinicamente estáveis, em nutrição parcialmente enteral, cujas mães manifestem o desejo de participar e tenham disponibilidade de tempo.
O Método de Lactação e Amenorreia (LAM) é considerado efetivo de planejamento familiar nos seis primeiros meses pós-parto e está associado a taxas baixíssimas de gravidez (0,5 a 2%). Para garantir tal eficácia, é necessário que a mulher permaneça em amenorreia e que o aleitamento materno seja:
São benefícios do aleitamento materno, EXCETO:
Durante o atendimento da puericultura, trabalhar a alimentação é uma das recomendações necessárias para a vigilância do crescimento e desenvolvimento saudáveis. O alimento ideal para as crianças até completarem o sexto mês de vida está no aleitamento materno exclusivo, pelo qual elas recebem tudo de que precisam para um crescimento saudável. As boas práticas em aleitamento dependem de apoio e esclarecimentos fornecidos à mãe, pela equipe de saúde, o mais precocemente possível e durante todo o período necessário.
O que garante o sucesso desse apoio é esclarecer às mães que
Alguns problemas enfrentados pelas nutrizes durante o aleitamento materno, se não forem precocemente identificados e tratados, podem ser importantes causas de interrupção da amamentação. Sobre o assunto, é incorreto afirmar que:
A respeito da suplementação de nutrientes para as crianças, julgue o item subsequente.
O leite materno fornece a quantidade de vitamina A que as crianças precisam nos seis primeiros meses de vida, quando é oferecido de forma exclusiva.
Sobre o aleitamento materno, é CORRETO afirmar que:
A respeito da assistência de enfermagem a crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.
A oferta de leite materno e de alimentos complementares cinco vezes ao dia é recomendada a crianças de seis meses de idade a vinte e quatro meses de idade.
A respeito da atuação do profissional de enfermagem junto a crianças e adolescentes e suas famílias, julgue o item subsecutivo.
Para criança nascida a termo, com bom peso, e que esteja em aleitamento materno exclusivo, é totalmente dispensável qualquer suplementação vitamínica até os seis meses de idade.