Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A mola hidatiforme (MH) é uma complicação relativamente infrequente da gravidez, mas com potencial para evolução para formas que necessitam de tratamento sistêmico e podem ser ameaçadoras da vida. É a doença trofoblástica gestacional (DTG) mais frequente. A abordagem inicial dos casos com suspeita ou diagnóstico ultrassonográfico de MH, é:

Um dos cuidados gerais necessários no trabalho de parto e no parto de mulheres vivendo com HIV/AIDS que tem como intenção prevenir a transmissão vertical, é:

Assinale a alternativa que caracteriza NÃO evidenciar caracterizas da reestruturação produtiva e da mundialização do capital.

O apelo à filantropia não é novidade no Brasil. A parceria entre Estado e sociedade civil já vem sendo costurada desde a década de 1930 e intensificada ao longo dos anos, oscilando entre ampliações e retrações. Nessa direção, considerando as características da chamada “Responsabilidade social das empresas", marque a alternativa INCORRETA.

NÃO se constitui como um princípio fundamental do código de ética do assistente social.

A incorporação da família nas políticas públicas se faz de forma bastante tensionada entre propostas distintas, vinculadas a projetos também distintos em termos de proteção social e societária. Nessa direção, podemos indagar se ao longo da história, nas políticas públicas, no trabalho social com famílias foram superadas as orientações conservadoras que psicologizam e culpabilizam as famílias pelos seus problemas. Sendo assim, considerando os seus conhecimentos sobre a forma como devemos defender a proteção à família pelo Estado, marque a alternativa INCORRETA.

Nos versos “o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,/ cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas”, há uma figura de linguagem. Assinale a alternativa que indica corretamente qual é esta figura de linguagem:

Diante da escalada da crise na Venezuela que leva cada vez mais venezuelanos a cruzarem as fronteiras rumo ao Brasil em busca de uma vida melhor, qual o estado brasileiro é a principal porta de entrada dos imigrantes que fogem da crise de abastecimento de alimentos, do colapso dos serviços públicos e de uma inflação de 700% no país vizinho.?

Tornou se o representante mais importante da corrente comportamental. Ele lançou o conceito de "condicionamento operante a partir das suas experiências com ratos em laboratório, (1953). Por esse conceito explicou que, quando um comportamento é seguido da apresentação reforço positivo (recompensa) ou negativo (supressão de algo) a frequência deste comportamento aumenta ou diminui, a depender de como foi programada a experiência. O texto refere-se a:

Qual a Pedagogia que tem como método: exposição verbal da matéria, demonstração. Ênfase nos exercícios, repetição e memorização, visando disciplinar a mente e formar hábitos?

Como exemplo de pintor maneirista pode ser citado Parmigianino (Francesco Mazzola) cuja uma obra muito conhecida é:

Julgue as seguintes afirmativas:

I. Considerar educação musical como uma instância de construção e exercício da autonomia pessoal do aluno e de sua participação ativa em sociedade não representa mais uma visão romântica, idealista, utópica, como durante muitos anos foi feita a crítica.

II. Oportunizar novas percepções de si e do "outro" através de um meio potente como a música significa intensificar qualitativamente a dimensão formadora e a dinâmica social das escolas, sobretudo nos grandes centros como São Paulo, tão carentes de ações educativas criativas e humanizadoras.

III. Espera-se que a "música na escola" tão reivindicada seja um fazer musical pedagogicamente descompromissado, de lazer e passatempo.

IV. Os alunos, além de representantes sensíveis e inteligentes de estados musicais, são potenciais muito mais ricos do que se imagina, que merecem ser conhecidos e desenvolvidos com consciência e respeito.

São corretas:

Leia atentamente as afirmações a seguir:

I – Neste poema, Mário de Andrade enfatiza o seu esforço de criação de uma expressão literária nacional, e, para tanto, utiliza vocabulário que resgata as regiões do Brasil.

II – Além da linguagem, Mário de Andrade resgata as raízes culturais do país, como a culinária e a representação artística.

III – Na primeira estrofe, Mário de Andrade faz uso da figura de linguagem antítese, ao empregar as palavras “difícil/fácil" e “luz/escurez". Essas antíteses evidenciam a contradição vivenciada pelos intelectuais brasileiros que, com os olhos no estrangeiro, não conseguem compreender este poeta brasileiro.

É (São) correta(s) a(s) afirmação(ões):

Leia as afirmações a seguir, acerca das vozes do verbo:

I – Na Língua Portuguesa, há três vozes verbais – ativa, passiva e reflexiva –, que se distinguem pela relação entre o sujeito gramatical e a ação expressa pelo verbo.

II – Uma sentença que exemplifica a voz passiva sintética é: “A janela foi quebrada pela menina".

III – Na sentença “A janela foi quebrada pela menina", o termo “pela menina" é classificado como “agente da passiva".

IV – Uma sentença que exemplifica a voz reflexiva é: “A menina penteou-se".

É(são) correta(s) a(s) afirmação(ões):

Marque a alternativa que corresponde à entidade de classe responsável por receber denúncias contra exercício indevido da profissão:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282