Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O Art. 43 da Constituição Federal de 1988 define que, para efeitos administrativos, a União poderá articular sua ação em um mesmo complexo geoeconômico e social, visando a seu desenvolvimento e à redução das desigualdades regionais. De acordo com o parágrafo 2º, os incentivos regionais compreenderão, além de outros, na forma da lei:

I. igualdade de tarifas, fretes, seguros e outros itens de custos e preços de responsabilidade do Poder Público

II. juros favorecidos para financiamento concedidos aos membros do poder judiciário, desde que no exercício do mandato.

III. isenções, reduções ou diferimento temporário de tributos federais devidos por pessoas que estejam em cargos políticos no poder Legislativo.

IV. prioridade para o aproveitamento econômico e social dos rios e das massas de água represadas ou represáveis nas regiões de baixa renda, sujeitas a secas periódicas.

Estão corretas:

Conforme a Resolução CNE/CEB nº 3/2010, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, a idade mínima para ingresso nos cursos de EJA e para a realização de exames de conclusão de EJA será de:

São funções do almoxarife:

  1. recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos, residências e depósitos.
  2. fazer os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlar os estoques.
  3. distribuir produtos e materiais a serem expedidos.
  4. organizar o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar, preservando o estoque limpo e organizado.
  5. empacotar ou desempacotar os produtos, realizando a expedição de materiais e produtos, examinando-os e providenciando os despachos deles.
  6. auxiliar no processo de logística.

Estão corretas:

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Uberlândia, as fiscalizações contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do município e
das entidades da Administração Direta e Indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncias de receitas, serão exercidas, mediante controle externo, pelo(a)

Considere as afirmações abaixo acerca da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

  1. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
  2. Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
  3. Garantia do direito à educação e à aprendizagem até os 18 anos de idade.

Está (ão) correta(s), apenas:

Lukesi (1999: 51) desenvolve três concepções acerca do que entende como tendências filosóficas de interpretação da educação. Diz que elas redundam em formas de agir, politicamente, no contexto da prática pedagógica, conforme descritas abaixo.
1 – Propõe uma ação pedagógica otimista, do ponto de vista político, acreditando que a educação tem poderes quase que absolutos sobre a sociedade.
2 – É crítica em relação à compreensão da educação na sociedade, porém pessimista, não vendo qualquer saída para ela, a não ser submeter-se aos seus condicionantes.
3 – É crítica, recusa-se tanto ao otimismo ilusório, quanto ao pessimismo imobilizador. Propõe-se a compreender a educação dentro de seus condicionantes e agir estrategicamente para a sua transformação.

Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, a cada uma dessas perspectivas:

De acordo com Padilha (2001), a estrutura básica referencial do projeto político pedagógico da escola compõe-se de:

Para que o número M = 2x . 32 . 5 tenha 24 divisores, o valor de M é:

As orações coordenadas e subordinadas estabelecem relação de interdependência ou de sentido pleno e independência sintática. Em qual das alternativas a seguir temos um período misto?

Um princípio básico de arquivos é o da proveniência, segundo o qual devem ser mantidos reunidos, num mesmo fundo, todos os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivo. Para tanto, as unidades administrativas que irão se constituir em fundos de arquivo devem ser determinadas tendo em vista dois critérios a serem aplicados, que são:

Considerando que, como prática de estoques, periodicamente deve-se realizar contagens físicas dos itens em estoques, analise as afirmativas seguintes.

  1. As discrepâncias em valores monetários ocorrem entre o estoque físico e o estoque contábil.
  2. Discrepâncias quantitativas ocorrem entre o registro contábil e as quantidades reais nas prateleiras ou dependências dos estoques.
  3. A apuração do valor total do estoque (contábil) ocorre para efeito do balanço e balancetes. Nesse caso, o inventário é efetuado próximo ao encerramento do ano fiscal.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Com relação ao campo da informática, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as descrições a seus respectivos conceitos.

COLUNA I

1. Extensão
2. Protocolo
3. Programa
4. Download

COLUNA II

( ) Transferência de um programa ou arquivo executável da internet para o computador.
( ) Sistema específico desenvolvido para determinada área ou empresa, sendo o próprio sistema operacional do computador.
( ) Determina o tipo de arquivo, ou seja, qual é a sua compatibilidade. Todo arquivo ou documento possui esse tipo de fichamento. Sem isso torna-se difícil identificar onde ou com o que se deve abrir o arquivo ou documento.
( ) Na internet, forma um conjunto de números que estabelece normas de comunicação com outras máquinas, mesmo com sistemas operacionais ou idiomas diferentes. Permite a troca de informações entre os computadores ligados em rede.

Assinale a sequência correta.

Com relação ao texto exposto na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, analise as afirmativas seguintes.

  1. A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, com exceção dos conteúdos das
    propostas, até a respectiva abertura.
  2. Poderá ser estabelecida oportunidade de preferência para produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras.
  3. O procedimento licitatório previsto nessa lei caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da administração pública.
  4. As normas de licitações e contratos devem privilegiar o tratamento diferenciado e favorecido às micro e pequenas empresas na forma da lei.

Estão corretas as afirmativas

Which of the sentences below contains a CORRECT version of reported speech?

Analise a seguir a previsão do tempo para a cidade de Nova Iorque.

Ao analisar essa previsão do tempo, não se pode concluir:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282