Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311728 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

No que se refere à iluminação industrial, julgue os itens subsecutivos.

O rendimento luminoso das lâmpadas de led é maior que o das lâmpadas halógenas.

Acerca de calibração e rastreabilidade de instrumentos, entre outros aspectos do processo industrial, julgue os próximos itens.

Sistemas digitais manipulam sinais que assumem valores discretos, geralmente representados por bits (0s e 1s), sendo fundamentais em computação, processamento de sinais e comunicações.

   Processos físicos presentes em plantas industriais geraminformações e certas variáveis físicas precisam ser medidas, sendo o sistema de medição o ente presente entre o processo e o observador da variável de interesse do processo.

Tendo como referência as informações precedentes, julgue os próximos itens, que dizem respeito a conceitos relativos ao procedimento de medição.

Define-se como erro de medição a diferença entre o valor verdadeiro de uma variável sob medição e o valor medido pelo sistema de medição.

No que se relaciona a nobreaks, julgue os próximos itens.

Em um nobreak do tipo dupla conversão, a rede elétrica alimenta diretamente a carga.

Julgue os próximos itens, que versam sobre os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).

O roteamento de linhas condutoras é uma medida de proteção contra surtos.

Em relação a transmissão e transmissores pneumáticos,eletrônicos analógicos, digitais e inteligentes, julgue os itens que se seguem.

Embora sistemas digitais sejam amplamente difundidos,sinais analógicos também são muito utilizados, portanto é fundamental entender e manipular esses sinais para processamento e transmissão eficientes.

Em relação a transmissão e transmissores pneumáticos,eletrônicos analógicos, digitais e inteligentes, julgue os itens que se seguem.

Quando o cilindro de uma máquina apresenta uma velocidade muito lenta, é correto o uso de um sistema hidráulico para regular o fluxo de ar para uma velocidade mais rápida.

Acerca de dispositivos eletrônicos de natureza analógica ou digital, julgue os seguintes itens.

No latch esquematizado na próxima figura, se S = 1 e R = 0, então Q = 1.

Imagem associada para resolução da questão

Se o TBJ esquematizado na figura a seguir estiver polarizado por uma corrente de base constante iC, com o objetivo de eliminar o uso de uma fonte de alimentação para a base, e se RB > RC, então a junção base-coletor estará reversamente polarizada.

Imagem associada para resolução da questão

Julgue os próximos itens, relacionados a protocolos de campo, sistemas instrumentados de segurança e elementos primários de
medição.

Placas de orifício são dispositivos estáticos, ou seja, não possuem partes móveis.

Julgue os próximos itens, relacionados a protocolos de campo, sistemas instrumentados de segurança e elementos primários de
medição.

HART (highway addressable remote transducer) é uma tecnologia de comunicação digital utilizada principalmente em redes de área local (LAN).

Com relação a sistemas instrumentados de segurança (SIS), julgue os seguintes itens.

Um nível de integridade de segurança (SIL) menos rigoroso deve ser atribuído ao SIS quando o fator de redução de risco (FRR) se encontrar dentro da faixa de menores valores na classificação do SIL.

Julgue os itens a seguir, em relação a projeto de tubulação industrial e controle de processo.

Os sistemas supervisórios armazenam dados coletados em um banco de dados para análise e posterior tomada de decisões, porém não são capazes de gerar alarmes e eventos com base em condições predefinidas.

No que se refere à instalação e manutenção de instrumentos, comissionamento e analisadores, julgue os itens a seguir.

Manutenção corretiva planejada é aquela agendada com antecedência para minimizar o tempo de inatividade; enquanto manutenção não planejada é realizada de maneira emergencial em resposta a uma falha não prevista.

Com base no Código Penal Militar (CPM), considera-se crime militar, em tempo de paz, o crime 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282