A escultura é a mais bela expressão da arte egípcia no
Antigo Império.
As esculturas egípcias representam a(o)
O mar quando quebra na praia
É bonito, é bonito.
CAYMMI, Dorival. O mar. Intérprete: Dorival Caymmi.
In: CAYMMI. Canções praieiras: Odeon, p. 1954
1 disco sonoro. Lado A, faixa 3
A mesma paisagem que inspirou Dorival Caymmi inspirou
outros dois artistas estrangeiros, que escolheram o Brasil
como fonte de inspiração e lugar para morar.
O fotógrafo e o pintor que imortalizaram em imagens o
que Caymmi cantou em verso e prosa, são, respectivamente:
Com a criação da Academia Imperial de Belas Artes por
D. João VI, foram contratados artistas franceses, do Instituto
de França, vanguarda na época.
Ao chegarem ao Brasil, esses artistas instituíram uma escola
que professava a estética artística denominada
A etiqueta no trabalho vai além da escolha do guarda-roupa.
Construir uma boa imagem de si próprio
tem a ver, atualmente, com relacionamento.
O profissional hoje deve procurar se adaptar a tudo
e a todos, ter visão positiva e propor soluções. Além
disso, deve possuir capacidade de entender mudan-
ças de humor das pessoas e de si mesmo. [...] Ser
elegante não é só estar bem vestido, mas também ser
simpático, gentil e agradável.
Disponível em:
Qual das ideias de Durkheim sobre a força coercitiva dos
fatos sociais relaciona-se ao texto acima?
Dos trechos a seguir, extraídos de As Regras do Método
Sociológico (DURKHEIM, E. As Regras do Método Sociológico.
In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural,
1978), o único que NÃO trata diretamente do fato social e
de sua exterioridade é:
Para Marx, o homem se encontra alienado da vida social,
e só lhe seria possível recuperar a integralidade de sua
condição humana pela crítica radical ao sistema.
Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.
I - No modo de produção capitalista, o operário é separado
dos meios de produção e do fruto de seu
trabalho.
II - Para Marx, o Estado representa a classe dominante
e age conforme seus interesses.
III - Segundo Marx, o pensamento filosófico expressa a
parcialidade da classe operária que o representa.
É correto o que se afirma em
Para nós a unidade básica de estudo era a interação
social, pessoas que se reúnem para fazer coisas em
comum – exemplificando com um tema antropológico,
para constituir uma família, para criar um sistema de
parentesco. Disso decorre que um sistema de parentesco
é formado pelas ações de pessoas que fazem
as coisas que se supõe que parentes devam fazer,
e que, enquanto o fizerem, teremos um sistema de
parentesco. Quando não o fizerem mais, o sistema de
parentesco se torna outra coisa.
Disponível em:
A que corrente teórica da Sociologia se relaciona o texto
acima?
Essa cisão nos ideais, essa contradição no ethos no
qual são educadas as pessoas, encontra expressão
em teorias sociológicas. Algumas delas tomam como
ponto de partida o indivíduo independente, autossuficiente,
como a “verdadeira” realidade e, por conseguinte,
como objeto autêntico da ciência social; outras
começam com a totalidade social independente.
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: uma história
de costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994 p. 235
O texto acima reflete a visão de Norbert Elias acerca da
neutralidade do cientista social em suas análises.
Tal visão se aproxima de
Celso Furtado é apontado como o fundador da economia
política brasileira.
Seus estudos buscaram chamar a atenção para
Ao observar que a sociedade não é capaz de encaminhar seus jovens ao mercado de trabalho e não lhes oferece oportunidades para o desenvolvimento da criatividade e de atividades de lazer, considera-se uma realidade que exemplifica um dos conceitos desenvolvidos por Pierre Bourdieu denominado
Há muitos significados para o termo “espaço”, podendo esse ser tratado na perspectiva da Filosofia, da Física, da Arte, da Sociologia, da Psicologia, da Geografia, etc. Os geógrafos, ao destacarem o espaço como objeto de estudo, procuram compreender o valor que ele representa para cada sociedade. Isso pode ser explicado em duas linhas de raciocínio que se interagem. Uma delas tem estreita relação com o exercício da cidadania – uma vez que o cidadão é “territorializado” e vive de acordo com as leis vigentes em determinado território. A outra linha de raciocínio tem importância para as relações de poder inerentes a cada sociedade. Considerando que o espaço é social, visto que não há sociedade a-espacial e a História não se escreve fora do espaço, essa última direção, mencionada no texto acima, destaca, um dos valores que o espaço encerra em si, que é o
Um professor apresentou em sua aula a figura e o texto
abaixo.
Ainda que haja grandes singularidades e grandes
paradoxos relacionados às desigualdades sociais, o
peso da Geografia e o papel do Estado numa lenta
constituição de cidadania são aspectos reveladores
para a compreensão de como esse território se organizou,
apesar dos contrastes, consolidando o setor
industrial e se colocando, na atualidade, como uma
potência emergente.
A associação entre a figura e o texto são mais bem aproveitados,
na sala de aula de Geografia, para uma análise
de um recorte espacial na escala geográfica
A água é fonte de riqueza e conflitos. PORQUE A água foi transformada em uma mercadoria em escala internacional, o que gera interesses de grandes grupos transnacionais e, ao mesmo tempo, sua distribuição natural não corresponde à sua distribuição política, de forma que, em alguns países, os recursos hídricos são mais do que suficientes e, em outros, os recursos são raros para esse fim. Analisando as afirmações acima, conclui-se que
Em relação ao Brasil, considere o texto a seguir.
Em pouco mais de 40 anos, deixamos a condição
de sociedade agrária. Rapidamente, o país vence a
etapa da inclusão – mais crianças nas escolas, mais
trabalhadores nas cidades, mais consumidores no
mercado. O desafio à frente é transformar crescimento
em desenvolvimento.
O desafio de transformar crescimento em desenvolvimento
a ser enfrentado tem relação mais estreita com a necessidade
de
Segundo muitos estudiosos, o mundo pós-guerra fria seria caracterizado como uma “desordem”, um “caos”, marcados pela ausência de regulação, pela instabilidade do mercado, pela multiplicação dos conflitos e pela variada manifestação da exclusão. Há também uma tendência de pensamento de que vivemos num mundo em que há uma combinação entre ordem e desordem, dialeticamente articulados. Do ponto de vista conceitual, a chamada des-ordem internacional refere-se a uma forma de organização do espaço mundial em função de relações de poder (político e econômico) específicas, representativas de um determinado período na estruturação do capitalismo e de um(a) novo(a)