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A escultura é a mais bela expressão da arte egípcia no Antigo Império.
As esculturas egípcias representam a(o)

O mar quando quebra na praia É bonito, é bonito.
CAYMMI, Dorival. O mar. Intérprete: Dorival Caymmi. In: CAYMMI. Canções praieiras: Odeon, p. 1954 1 disco sonoro. Lado A, faixa 3
A mesma paisagem que inspirou Dorival Caymmi inspirou outros dois artistas estrangeiros, que escolheram o Brasil como fonte de inspiração e lugar para morar.
O fotógrafo e o pintor que imortalizaram em imagens o que Caymmi cantou em verso e prosa, são, respectivamente:

Com a criação da Academia Imperial de Belas Artes por D. João VI, foram contratados artistas franceses, do Instituto de França, vanguarda na época.
Ao chegarem ao Brasil, esses artistas instituíram uma escola que professava a estética artística denominada

A etiqueta no trabalho vai além da escolha do guarda-roupa. Construir uma boa imagem de si próprio tem a ver, atualmente, com relacionamento.
O profissional hoje deve procurar se adaptar a tudo e a todos, ter visão positiva e propor soluções. Além disso, deve possuir capacidade de entender mudan- ças de humor das pessoas e de si mesmo. [...] Ser elegante não é só estar bem vestido, mas também ser simpático, gentil e agradável.
Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2011 Adaptado.
Qual das ideias de Durkheim sobre a força coercitiva dos fatos sociais relaciona-se ao texto acima?

Dos trechos a seguir, extraídos de As Regras do Método Sociológico (DURKHEIM, E. As Regras do Método Sociológico.
In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978), o único que NÃO trata diretamente do fato social e de sua exterioridade é:

Para Marx, o homem se encontra alienado da vida social, e só lhe seria possível recuperar a integralidade de sua condição humana pela crítica radical ao sistema. Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.
I - No modo de produção capitalista, o operário é separado dos meios de produção e do fruto de seu trabalho.
II - Para Marx, o Estado representa a classe dominante e age conforme seus interesses.
III - Segundo Marx, o pensamento filosófico expressa a parcialidade da classe operária que o representa.
É correto o que se afirma em

Para nós a unidade básica de estudo era a interação social, pessoas que se reúnem para fazer coisas em comum – exemplificando com um tema antropológico, para constituir uma família, para criar um sistema de parentesco. Disso decorre que um sistema de parentesco é formado pelas ações de pessoas que fazem as coisas que se supõe que parentes devam fazer, e que, enquanto o fizerem, teremos um sistema de parentesco. Quando não o fizerem mais, o sistema de parentesco se torna outra coisa. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2011
A que corrente teórica da Sociologia se relaciona o texto acima?

Essa cisão nos ideais, essa contradição no ethos no qual são educadas as pessoas, encontra expressão em teorias sociológicas. Algumas delas tomam como ponto de partida o indivíduo independente, autossuficiente, como a “verdadeira” realidade e, por conseguinte, como objeto autêntico da ciência social; outras começam com a totalidade social independente. ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: uma história de costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994 p. 235
O texto acima reflete a visão de Norbert Elias acerca da neutralidade do cientista social em suas análises. Tal visão se aproxima de

Celso Furtado é apontado como o fundador da economia política brasileira.
Seus estudos buscaram chamar a atenção para

Ao observar que a sociedade não é capaz de encaminhar seus jovens ao mercado de trabalho e não lhes oferece oportunidades para o desenvolvimento da criatividade e de atividades de lazer, considera-se uma realidade que exemplifica um dos conceitos desenvolvidos por Pierre Bourdieu denominado

Há muitos significados para o termo “espaço”, podendo esse ser tratado na perspectiva da Filosofia, da Física, da Arte, da Sociologia, da Psicologia, da Geografia, etc. Os geógrafos, ao destacarem o espaço como objeto de estudo, procuram compreender o valor que ele representa para cada sociedade. Isso pode ser explicado em duas linhas de raciocínio que se interagem. Uma delas tem estreita relação com o exercício da cidadania – uma vez que o cidadão é “territorializado” e vive de acordo com as leis vigentes em determinado território. A outra linha de raciocínio tem importância para as relações de poder inerentes a cada sociedade. Considerando que o espaço é social, visto que não há sociedade a-espacial e a História não se escreve fora do espaço, essa última direção, mencionada no texto acima, destaca, um dos valores que o espaço encerra em si, que é o

Um professor apresentou em sua aula a figura e o texto

abaixo.


Ainda que haja grandes singularidades e grandes

paradoxos relacionados às desigualdades sociais, o

peso da Geografia e o papel do Estado numa lenta

constituição de cidadania são aspectos reveladores

para a compreensão de como esse território se organizou,

apesar dos contrastes, consolidando o setor

industrial e se colocando, na atualidade, como uma

potência emergente.

A associação entre a figura e o texto são mais bem aproveitados,

na sala de aula de Geografia, para uma análise

de um recorte espacial na escala geográfica

A água é fonte de riqueza e conflitos. PORQUE A água foi transformada em uma mercadoria em escala internacional, o que gera interesses de grandes grupos transnacionais e, ao mesmo tempo, sua distribuição natural não corresponde à sua distribuição política, de forma que, em alguns países, os recursos hídricos são mais do que suficientes e, em outros, os recursos são raros para esse fim. Analisando as afirmações acima, conclui-se que

Em relação ao Brasil, considere o texto a seguir.

Em pouco mais de 40 anos, deixamos a condição

de sociedade agrária. Rapidamente, o país vence a

etapa da inclusão – mais crianças nas escolas, mais

trabalhadores nas cidades, mais consumidores no

mercado. O desafio à frente é transformar crescimento

em desenvolvimento.


O desafio de transformar crescimento em desenvolvimento

a ser enfrentado tem relação mais estreita com a necessidade

de

Segundo muitos estudiosos, o mundo pós-guerra fria seria caracterizado como uma “desordem”, um “caos”, marcados pela ausência de regulação, pela instabilidade do mercado, pela multiplicação dos conflitos e pela variada manifestação da exclusão. Há também uma tendência de pensamento de que vivemos num mundo em que há uma combinação entre ordem e desordem, dialeticamente articulados. Do ponto de vista conceitual, a chamada des-ordem internacional refere-se a uma forma de organização do espaço mundial em função de relações de poder (político e econômico) específicas, representativas de um determinado período na estruturação do capitalismo e de um(a) novo(a)

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