Em uma turma de 5° ano, o professor desenvolve, a partir da leitura desse texto, uma atividade em que se focalizam os
mecanismos de coesão que têm por objetivo estabelecer a continuidade textual.
Para avaliar se os alunos conseguem localizar o trecho que apresenta a palavra que como um recurso coesivo de referência
a um elemento anterior apresentado no texto, é preciso que eles marquem:
Para atender às possibilidades de aprendizagem da leitura e da escrita, o professor deve escolher, primeiramente, textos
de acordo com a experiência de vida dos alunos e, gradualmente, trabalhar com gêneros textuais mais complexos.
Uma sequência que atende a essa estratégia é
Durante muitos anos, o ensino de ciências nas escolas foi
pautado pelas descrições de seu instrumental téorico ou
experimental.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino
de ciências naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental
deve
Existem alguns fatores condicionantes ao surgimento das voçorocas, que são profundos e extensos sulcos na terra resultantes
das enxurradas, que alteram totalmente as paisagens. Há propensão ao surgimento do fenômeno em algumas
regiões.
Algumas práticas econômicas têm um profundo impacto sobre o meio ambiente e algumas delas são ainda mais devastadoras.
Quando o solo é submetido a longos períodos de certas práticas, podem ocorrer as voçorocas.
Considerando os fatores antrópicos, uma prática econômica que pode contribuir, de forma mais expressiva, para a ocorrência
das voçorocas é a(o)
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o professor tem que ter clareza do conceito de espaço – objeto de estudo da
Geografia.
Um conceito amplamente aceito é:
O espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistema de objetos e sistemas
de ações, não considerados isoladamente, mas como um quadro único, no qual a história se dá.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996, p.51
A aplicação desse conceito exige o conhecimento de que o sistema de objetos, ainda que não possa ser visto isoladamente,
pode ser representado, por exemplo, pelas ruas de um bairro, pelas redes técnicas, etc.
Já o sistema de ações pode ser representado, por exemplo, por
A prosperidade da produção açucareira no Brasil
chamou a atenção dos holandeses que, em 1630,
invadiram Pernambuco, maior produtor de açúcar
da época. Os flamengos passaram então a trabalhar
no local, adquirindo a experiência necessária do
cultivo da cana-de-açúcar para, após sua expulsão,
poderem utilizar este aprendizado, e foi o que aconteceu.
Após a expulsão, foram para as Antilhas, onde
prosseguiram com a cultura do açúcar, passando a
ser durante os séculos XVII e XVIII, concorrentes do
Brasil no abastecimento do mercado europeu.
Disponível em:
Essa etapa é marcada, especialmente, pela expansão
rumo
Um comerciante vende balas de três tipos, A, B e C.
Os preços de custo e de venda de cada unidade dessas
balas são mostrados na tabela a seguir
O comerciante construiu um gráfico indicando a quantidade
de balas de cada tipo vendidas na última semana.
Lembrando que lucro é a diferença entre o preço de venda
e o preço de custo qual foi, em reais, o lucro obtido com as
balas vendidas na última semana?
Seu nome, como tudo depende não de poucos mas
da maioria, é democracia. Nela, enquanto no tocante
às leis todos são iguais para a solução de suas divergências
privadas, quando se trata de escolher […],
não é o fato de pertencer a uma classe, mas o mérito,
que dá acesso aos postos mais honrosos […].
TUCÍDIDES. História da Guerra do Poloponeso.
Brasília: Ed. da UNB, 2001, p. 110
O texto citado acima, de um autor da Antiguidade Clássica,
trata de civilização da Antiguidade no eixo do Mediterrâneo.
Qual a civilização antiga a que ele se refere?
Faça com que os eleitores falem e pensem que você
os conhece bem, que se dirige a eles pelo nome, que
sem parar e conscienciosamente procura seu voto,
que você é generoso e aberto, que, mesmo antes do
amanhecer, sua casa está cheia de amigos, que todas
as classes são suas aliadas, que você fez promessas
para todo mundo e que as cumpriu, realmente, para a
maior parte das pessoas.
MACKENDRIK, P. The roman mind at work.
Krieger Pub. Co., 1980, p. 178-179
O texto acima, de Cícero, orador romano, 106 a.C. –
43 a.C., aconselha os possíveis candidatos nas eleições
da Roma republicana.
Seu discurso confirma a
Não é a abundância de ouro e prata, a quantidade de
pérolas e diamantes, que faz os Estados ricos e opulentos
[...], mas é a conciliação de coisas necessárias
à vida e ao vestuário [...]. É impossível fazer a guerra
sem homens, manter homens sem soldo, prover o soldo
deles sem tributos, arrecadar tributos sem comércio.
[...] os mercadores são os mais úteis ao Estado.
[...] os mercadores estrangeiros [...] são sanguessugas
que grudam no grande corpo da França.
DENIS, H. Histoire de la pensée économique.
Paris: Presses Universitaires de France, 1999, p. 115
O texto de época acima, de Antoine de Montchrestien,
dramaturgo e economista francês, 1575-1621, faz considerações
sobre a economia dos Estados Absolutistas na
Europa Ocidental.
É parte desse contexto histórico e guarda relações com a
afirmação do autor a(o)
O historiador britânico Tony Judt reuniu dados importantes
referentes à catástrofe humanitária representada pela
II Guerra Mundial na Europa. Apesar de ter atingido a
imensa maioria dos povos europeus, suas consequências
foram mais graves para certos países em comparação
com outros:
A Polônia perdeu, aproximadamente, um em cada cinco
cidadãos (levando-se em conta a população antes
da guerra), incluindo um elevado percentual da população
culta, que foi alvo premeditado de execução por
parte dos nazistas. A Iugoslávia, um em cada sete;
a União Soviética, um em cada 11; a Grécia, um em
cada 14. Para assinalar o contraste, nota-se que a
Alemanha sofreu perdas na ordem de 1/15; a França
1/77; a Grã Bretanha de 1/125
JUDT, Tony. Pós-guerra: uma história da Europa
desde 1945 . Rio de Janeiro, Objetiva: 2008, p. 32
As estatísticas levantadas por Judt revelam uma das causas
do
A charge do cartunista Henfil retrata, com muita ironia, o processo de abertura política vivido pelo Brasil na década de 1980
O diálogo entre Graúna e Zeferino faz uma referência crítica a qual das características da política brasileira da época?
A escravidão já existia no continente africano antes da
chegada dos europeus, na Idade Moderna.
A respeito do comércio de escravos entre a África e outras
partes do mundo, considere as afirmações abaixo.
I - As guerras eram o principal instrumento que os africanos
utilizavam para transformar seus inimigos em
escravos para venda no litoral.
II - A venda de escravos para suprir demandas externas
já era atividade estabelecida no continente africano
desde o primeiro milênio da Era Cristã.
III - O aumento da demanda americana por escravos
africanos contribuiu para intensifi car e interiorizar a
concorrência entre os diversos tipos de Estados africanos.
É correto o que se afirma em
Em 1990, John Williamson criou a expressão “Consenso
de Washington”, que ele definiu como o “menor
denominador comum das diretrizes que estão
sendo recomendadas pelas instituições com sede
em Washington para os países latino-americanos
desde 1989”.
WILLIAMSON, John. What Should the World Bank Think About
the Washington Consensus? World Bank Research Observer.
Washington, DC: The International Bank for Reconstruction
and Development, Vol. 15, n. 2, pp. 251-264, ago 2000
Tradução livre.
Dentre as “diretrizes” que Williamson sintetizou em dez
pontos estava incluída a
A figura acima é o conhecido trabalho de Leonardo da
Vinci chamado “O Homem de Vitrúvio", produzido entre
1485 e 1490, exposto na Galleria dell' Accademia, em Veneza.
Da Vinci é apontado como um dos principais nomes
do Renascimento europeu vigente no século XV, pois introduziu
novas perspectivas em estudos acadêmicos, nas
artes e demais aspectos da vida social.
Que características da arte renascentista estão presentes
na obra acima?