Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 295876 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em uma turma de 5° ano, o professor desenvolve, a partir da leitura desse texto, uma atividade em que se focalizam os mecanismos de coesão que têm por objetivo estabelecer a continuidade textual.
Para avaliar se os alunos conseguem localizar o trecho que apresenta a palavra que como um recurso coesivo de referência a um elemento anterior apresentado no texto, é preciso que eles marquem:

Para atender às possibilidades de aprendizagem da leitura e da escrita, o professor deve escolher, primeiramente, textos de acordo com a experiência de vida dos alunos e, gradualmente, trabalhar com gêneros textuais mais complexos.
Uma sequência que atende a essa estratégia é

Durante muitos anos, o ensino de ciências nas escolas foi pautado pelas descrições de seu instrumental téorico ou experimental.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve

Existem alguns fatores condicionantes ao surgimento das voçorocas, que são profundos e extensos sulcos na terra resultantes das enxurradas, que alteram totalmente as paisagens. Há propensão ao surgimento do fenômeno em algumas regiões.
Algumas práticas econômicas têm um profundo impacto sobre o meio ambiente e algumas delas são ainda mais devastadoras. Quando o solo é submetido a longos períodos de certas práticas, podem ocorrer as voçorocas.
Considerando os fatores antrópicos, uma prática econômica que pode contribuir, de forma mais expressiva, para a ocorrência das voçorocas é a(o)

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o professor tem que ter clareza do conceito de espaço – objeto de estudo da Geografia.
Um conceito amplamente aceito é:
O espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistema de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como um quadro único, no qual a história se dá.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996, p.51
A aplicação desse conceito exige o conhecimento de que o sistema de objetos, ainda que não possa ser visto isoladamente, pode ser representado, por exemplo, pelas ruas de um bairro, pelas redes técnicas, etc.
Já o sistema de ações pode ser representado, por exemplo, por

A prosperidade da produção açucareira no Brasil chamou a atenção dos holandeses que, em 1630, invadiram Pernambuco, maior produtor de açúcar da época. Os flamengos passaram então a trabalhar no local, adquirindo a experiência necessária do cultivo da cana-de-açúcar para, após sua expulsão, poderem utilizar este aprendizado, e foi o que aconteceu.
Após a expulsão, foram para as Antilhas, onde prosseguiram com a cultura do açúcar, passando a ser durante os séculos XVII e XVIII, concorrentes do Brasil no abastecimento do mercado europeu. Disponível em: . Acesso em 11 out. 2011 Quando o açúcar brasileiro perdeu força no mercado internacional, uma nova etapa da economia brasileira vem a se consolidar.
Essa etapa é marcada, especialmente, pela expansão rumo

Um comerciante vende balas de três tipos, A, B e C.

Os preços de custo e de venda de cada unidade dessas

balas são mostrados na tabela a seguir


O comerciante construiu um gráfico indicando a quantidade

de balas de cada tipo vendidas na última semana.


Lembrando que lucro é a diferença entre o preço de venda

e o preço de custo qual foi, em reais, o lucro obtido com as

balas vendidas na última semana?

Seu nome, como tudo depende não de poucos mas da maioria, é democracia. Nela, enquanto no tocante às leis todos são iguais para a solução de suas divergências privadas, quando se trata de escolher […], não é o fato de pertencer a uma classe, mas o mérito, que dá acesso aos postos mais honrosos […]. TUCÍDIDES. História da Guerra do Poloponeso. Brasília: Ed. da UNB, 2001, p. 110
O texto citado acima, de um autor da Antiguidade Clássica, trata de civilização da Antiguidade no eixo do Mediterrâneo. Qual a civilização antiga a que ele se refere?

Faça com que os eleitores falem e pensem que você os conhece bem, que se dirige a eles pelo nome, que sem parar e conscienciosamente procura seu voto, que você é generoso e aberto, que, mesmo antes do amanhecer, sua casa está cheia de amigos, que todas as classes são suas aliadas, que você fez promessas para todo mundo e que as cumpriu, realmente, para a maior parte das pessoas.
MACKENDRIK, P. The roman mind at work. Krieger Pub. Co., 1980, p. 178-179
O texto acima, de Cícero, orador romano, 106 a.C. – 43 a.C., aconselha os possíveis candidatos nas eleições da Roma republicana. Seu discurso confirma a

Não é a abundância de ouro e prata, a quantidade de pérolas e diamantes, que faz os Estados ricos e opulentos [...], mas é a conciliação de coisas necessárias à vida e ao vestuário [...]. É impossível fazer a guerra sem homens, manter homens sem soldo, prover o soldo deles sem tributos, arrecadar tributos sem comércio. [...] os mercadores são os mais úteis ao Estado. [...] os mercadores estrangeiros [...] são sanguessugas que grudam no grande corpo da França.
DENIS, H. Histoire de la pensée économique. Paris: Presses Universitaires de France, 1999, p. 115 O texto de época acima, de Antoine de Montchrestien, dramaturgo e economista francês, 1575-1621, faz considerações sobre a economia dos Estados Absolutistas na Europa Ocidental.
É parte desse contexto histórico e guarda relações com a afirmação do autor a(o)

O historiador britânico Tony Judt reuniu dados importantes referentes à catástrofe humanitária representada pela II Guerra Mundial na Europa. Apesar de ter atingido a imensa maioria dos povos europeus, suas consequências foram mais graves para certos países em comparação com outros:
A Polônia perdeu, aproximadamente, um em cada cinco cidadãos (levando-se em conta a população antes da guerra), incluindo um elevado percentual da população culta, que foi alvo premeditado de execução por parte dos nazistas. A Iugoslávia, um em cada sete; a União Soviética, um em cada 11; a Grécia, um em cada 14. Para assinalar o contraste, nota-se que a Alemanha sofreu perdas na ordem de 1/15; a França 1/77; a Grã Bretanha de 1/125
JUDT, Tony. Pós-guerra: uma história da Europa desde 1945 . Rio de Janeiro, Objetiva: 2008, p. 32 As estatísticas levantadas por Judt revelam uma das causas do


A charge do cartunista Henfil retrata, com muita ironia, o processo de abertura política vivido pelo Brasil na década de 1980

O diálogo entre Graúna e Zeferino faz uma referência crítica a qual das características da política brasileira da época?

A escravidão já existia no continente africano antes da chegada dos europeus, na Idade Moderna. A respeito do comércio de escravos entre a África e outras partes do mundo, considere as afirmações abaixo. I - As guerras eram o principal instrumento que os africanos utilizavam para transformar seus inimigos em escravos para venda no litoral.
II - A venda de escravos para suprir demandas externas já era atividade estabelecida no continente africano desde o primeiro milênio da Era Cristã.
III - O aumento da demanda americana por escravos africanos contribuiu para intensifi car e interiorizar a concorrência entre os diversos tipos de Estados africanos.
É correto o que se afirma em

Em 1990, John Williamson criou a expressão “Consenso de Washington”, que ele definiu como o “menor denominador comum das diretrizes que estão sendo recomendadas pelas instituições com sede em Washington para os países latino-americanos desde 1989”. WILLIAMSON, John. What Should the World Bank Think About the Washington Consensus? World Bank Research Observer. Washington, DC: The International Bank for Reconstruction and Development, Vol. 15, n. 2, pp. 251-264, ago 2000 Tradução livre.
Dentre as “diretrizes” que Williamson sintetizou em dez pontos estava incluída a


A figura acima é o conhecido trabalho de Leonardo da

Vinci chamado “O Homem de Vitrúvio", produzido entre

1485 e 1490, exposto na Galleria dell' Accademia, em Veneza.

Da Vinci é apontado como um dos principais nomes

do Renascimento europeu vigente no século XV, pois introduziu

novas perspectivas em estudos acadêmicos, nas

artes e demais aspectos da vida social.

Que características da arte renascentista estão presentes

na obra acima?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282