Observe os gráficos que representam a distribuição das Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) segundo as faixas do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre o período de 2000 e 2010 para a Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte.
A análise do gráfico e a comparação entre o período de 2000 a 2010 permitem afirmar que
Leia o excerto a seguir.
“Não adianta uma residência combater o mosquito da dengue se o vizinho não colabora. A poluição de um córrego vai afetar toda a população que vive rio abaixo.” (DOWBOR, 2007, p. 79)
Assinale a alternativa que traz uma afirmação correta de acordo com a perspectiva do autor em relação à educação.
Ao abordar o tema da avaliação, Jussara Hoffmann (s/d, p. 56) escreve: “A avaliação, enquanto ______________________, vai conceber o conhecimento como apropriação do saber pelo aluno e também pelo professor, como ação-reflexão- -ação que se passa na sala de aula em direção a um saber aprimorado, enriquecido, carregado de significados, de compreensão. Dessa forma, a avaliação passa a exigir do professor uma relação epistemológica com o aluno – uma conexão entendida como reflexão aprofundada a respeito das formas como se dá a compreensão do educando sobre o objeto do conhecimento.” Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
A reprodução nos indivíduos do Reino Plantae caracteriza- se pela metagênese, na qual a geração haploide origina a geração diploide que, por sua vez, vai originar a haploide. Sobre esse processo, é correto afirmar que
As plantas são os produtores da biosfera e são a fonte de compostos orgânicos para todos os organismos não autótrofos, por meio da fotossíntese. Nesse processo, o CO2 entra nas folhas através dos estômatos, mas estômatos abertos também significa perda de água. Assim, em algumas espécies vegetais ocorreu a evolução de modos alternativos de fixação de carbono, de forma a limitar a transpiração foliar.
É o caso de
Escherichia coli, uma bactéria que faz parte da nossa microbiota intestinal, apresenta um único cromossomo circular, responsável pela codificação de cerca de 4 300 proteínas. No intestino, Escherichia coli alimenta- -se do que consumimos em nossas refeições. Se a refeição é rica em proteínas, a E. coli recebe aminoácidos provenientes da digestão dessas proteínas e não precisa sintetizá-los. No entanto, se a refeição é pobre em proteínas, a E. coli passa a produzir as enzimas necessárias para a síntese dos aminoácidos. Para produzir o aminoácido triptofano, por exemplo, a E. coli apresenta cinco enzimas, codificadas por 5 genes, dispostos linearmente em seu cromossomo, agrupados em uma unidade denominada operon do triptofano. Considerando as informações do texto, é correto afirmar que, nos processos digestivos intestinais, quando o aminoácido triptofano está
As doenças provocadas por vermes ainda são uma preocupação no Brasil, assim como em todo o mundo. O desenho a seguir apresenta o ciclo de vida de um verme que atinge muitas crianças em nosso país
Sobre o ciclo desse verme, é correto afirmar que
As partes das plantas citadas no texto, e que são utilizadas como alimento, são formadas durante o ciclo reprodutivo, constituindo exemplos, respectivamente, de
Em janeiro de 2020, o Comitê Olímpico do Brasil publicou o documento Lista Proibida, uma tradução para o português do documento emitido pela WADA – World Anti- -Doping Agency. Nesse documento, o uso de eritropoetina (EPO) e outros agentes que afetam a eritropoiese é considerado doping e é proibido. Testes anti-doping são parte importante na Olimpíada de Tóquio-2020.
No caso da EPO, o uso desse hormônio por atletas é considerado doping devido a sua ação no organismo, descrita a seguir:
Considere o texto.
Café, chocolate e chá tornaram-se bebidas muito apreciadas quando ___________ o açúcar. Já as frutas, alguns estudiosos __________, até então, apenas um remédio; porém, associadas ao açúcar, passaram a saborosas sobremesas.
De acordo com a colocação dos pronomes e com o emprego do sinal indicativo de crase determinados pela norma-padrão, as lacunas desse texto devem ser preenchidas, respectivamente, por:
A partir do contexto apresentado no excerto, é correto afirmar que o Brasil
Observe os gráficos da população total, urbana e rural (em milhões de habitantes) do Brasil entre os anos de 1950 e 2010.
Baseando-se nos totais absolutos representados no eixo das ordenadas e na evolução temporal da população rural e urbana, é correto apontar que os gráficos A, B e C representam, respectivamente, as regiões brasileiras:
Nos termos da Resolução CNE/CEB no 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios é possibilitada
De acordo com Ilma Veiga, o currículo refere-se