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Em 1932, foi dado a público um documento que se tornou famoso e ficou conhecido como “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”. Redigido por Fernando de Azevedo e assinado por ele e mais vinte e cinco homens e mulheres de expressão na vida nacional, o documento pretendeu estabelecer um roteiro para a reconstrução educacional no Brasil. Em 1933, o mesmo Fernando de Azevedo redigiu um outro documento, o Código de Educação
do Estado de São Paulo que reorganizou todo o sistema de ensino do Estado. Para Azanha (2006), nesses e em outros documentos educacionais, até os anos 1970, chama a atenção a escassez do uso do termo

Perrenoud (2000) elenca dez novas competências para
ensinar, como se lê a seguir

Para o autor, no estudo que faz, a noção de competência
designa

Rodrigo João é aluno do ensino fundamental. Ele não
quer mais frequentar a escola devido às constantes
intimidações, xingamentos e violência física que sofre. A
partir de situações como essa Cleo Fante (2005) define o
fenômeno bullying como “um conjunto de atitudes agressivas,
intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação
evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro(s),
causando dor, angústia e sofrimento”. Para a autora, o
comportamento agressivo surge como resultado de

Na concepção de Rios (2011), os educadores não têm clareza
da dimensão política de seu trabalho. Ao interpretarem
política como envolvimento partidário, ou mesmo sindical,
alguns até negam que tenham algo a ver com isso. Não podem
se recusar a admitir a presença da moralidade em sua
ação. Essa moralidade aparece de forma extremada – o
moralismo. A ideia de responsabilidade que se encontra articulada
com a de liberdade, conceito que representa o eixo
central da reflexão ética está ligada à noção de compromisso
político e moral. Os professores não têm clareza quanto
a implicação política de seu comprometimento, veem como
parte de uma essência do educador. Para a autora, o sentido
político da prática docente se realiza

A Lei Federal no 11.494 de 20 de junho de 2007 regulamenta
o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação
(FUNDEB). Acerca da utilização dos recursos do FUNDEB,
de acordo com a referida lei, é correto afirmar que

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei Federal
no 8.069/1990) estabelece no artigo 19 que é direito
da criança e do adolescente ser criado e educado no seio
de sua família e, excepcionalmente, em família substituta,
assegurada a convivência familiar e comunitária,
em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.
Conforme o § 2º deste artigo, a permanência da criança
e do adolescente em programa de acolhimento institucional
não se prolongará por mais de

No contexto do final do 3o parágrafo, a expressão destacada
no trecho – Apesar disso, uma grande parte ainda
mora com os pais ou outros parentes, dependendo financeiramente
da família. – exprime a ideia de

No dia 11 de abril deste ano (2019), o presidente equatoriano, Lenín Moreno, publicou vídeo nas redes sociais justificando os motivos que o levaram a revogar o asilo  concedido ao fundador do WikiLeaks, o australiano Julian Assange, que ficou sete anos ocupando um pequeno quarto na Embaixada do Equador em Londres. O presidente afirmou que Assange tinha conduta desrespeitosa. Relatos de funcionários e pessoas próximas ao jornalista confirmam que ele
(http://twixar.me/9StK. Adaptado)

Um usuário da Internet está preparando uma mensagem
no seu programa de correio eletrônico, que tem as
seguintes informações nos campos de endereços

Sabendo que a mensagem foi enviada e entregue com
sucesso, assinale a alternativa que tem a afirmação
correta

As teorias do desenvolvimento referem-se, historicamente,
de modo predominante à criança e ao adolescente,
não tendo estabelecido, na verdade, uma boa psicologia
do adulto. Os processos de construção de conhecimento
e de aprendizagem dos adultos são, assim, muito menos
explorados na literatura psicológica do que aqueles referentes
às crianças e adolescentes (Oliveira, 1999). Embora
não possamos tratar de jovens e adultos universais
e abstratos, na perspectiva de Oliveira (1999), o primeiro
traço cultural relevante para esses jovens e adultos, no
contexto da escolarização, é

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