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Folha de respostas:

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Considere as seguintes afirmações: I. Os munícipes de Saudades devem comprar somente os produtos fabricados no município, assim impulsionam o ciclo econômico local. II. Conclui-se que a campanha estimula o consumo de produtos catarinenses, gerando emprego, renda e impostos para o estado. III. O governador Eduardo Pinho Moreira mostra-se insatisfeito com o consumo de produtos catarinense no estado. Em relação ao texto, está correto o que se afirma em:

Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta:

O metal é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-a-dia. Encontramos embalagens de metais, fios e outros produtos metálicos em diversos artigos. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do metal reciclado. No Brasil, os recipientes para receber materiais recicláveis seguem um padrão de cores. Nas alternativas abaixo, assinale aquela cuja cor representa o recipiente coletor para metais.

De acordo com a LEI nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e as alterações, dadas pela Lei nº 12.796, de 2013, a atual LDB, no seu art. 4, dispõe que “O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma”:

De acordo com o disposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009):

I. O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam desenvolver especificamente os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.

II. As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

III. A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.

IV. Na transição para o Ensino Fundamental a proposta pedagógica deve prever formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.

Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 2 (1998) O complexo processo de construção da identidade e da autonomia depende tanto das:

Jussara Hoffmann em seu livro Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança (2007) apresenta posturas avaliativas classificatórias e mediadoras. Analise as afirmativas a seguir, com base na autora citada: I. A avaliação mediadora realiza pareceres descritivos com concepções disciplinadoras, sentencivas e comparativas que ferem seriamente o respeito à infância. II. A avaliação classificatória, geralmente é construída no final do semestre ou do ano letivo, registrando os comportamentos que a criança apresentou não levando em consideração o cotidiano da criança. III. A avaliação mediadora busca permanentemente o significado de cada momento do trabalho para a formação de crianças autônomas, críticas e participativas, sujeitos de seu próprio desenvolvimento. IV. Na avaliação mediadora, a história da criança passa a ser de fundamental importância, e os fatos vividos por cada uma delas em diferentes situações, “não para comprovar que alcançou os objetivos previstos pelo professor” (porque não os alcançará imediatamente), mas por serem pontos de referência para uma ação educativa, permanentemente, voltada ao seu desenvolvimento máximo possível. Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:

O Art. 4º das Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009) define que considera-se público-alvo do AEE: I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial. II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação. III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade. Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:

No capítulo que trata do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e suas atualizações), define-se que: I. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. II. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; opinião e expressão; crença e culto religioso; brincar, praticar esportes e divertir-se; participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação; participar da vida política, na forma da lei; buscar refúgio, auxílio e orientação. III. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. IV. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. V. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los. De acordo com o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) e com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 2 (1998), no que se refere a Construção da identidade da criança e da autonomia, coloque ( ) A construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida. ( ) A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal. Sua construção é gradativa e se dá por meio de interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde com o outro para diferenciar-se dele em seguida, muitas vezes utilizando-se da oposição. ( ) A maneira como cada um vê a si próprio depende também do modo como é visto pelos outros. O modo como os traços particulares de cada criança são recebidos pelo professor, e pelo grupo em que se insere tem um grande impacto na formação de sua personalidade e de sua autoestima, já que sua identidade está em construção. ( ) As crianças vão, gradualmente, percebendo-se e percebendo os outros como diferentes, permitindo que possam acionar seus próprios recursos, o que representa uma condição essencial para o desenvolvimento da autonomia. ( ) Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como seres com vontade própria, capazes e competentes para construir conhecimentos, e, dentro de suas possibilidades, interferir no meio em que vivem. Exercitando o autogoverno em questões situadas no plano das ações concretas, poderão gradualmente fazê-lo no plano das ideias e dos valores. Com base nas afirmativas assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Assinale a alternativa incorreta. De acordo com o disposto no artigo Art. 8º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. “A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil [...] deve prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem”:

Em um estudo estatístico, referente às distâncias percorridas por um grupo de 7 alunos que estudam na Unoesc, tem-se a sequência, fora de ordem, igual a: 60 – 60 – 90 – 50 – 40 – 20 – 30. Quais serão sucessivamente (nessa ordem) a Mediana, Moda e Média aritmética simples?

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