Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A avaliação deve ser entendida como processo que tem como propósito primeiro o acompanhamento contínuo do processo de ensino aprendizagem. Seu papel básico é contribuir para melhoria das decisões da prática educativa, por isso avalia-se o processo vivido pelo aluno em interação com o professor e com os colegas para: I. Valorizar primeiramente o produto final. II. Observar os resultados alcançados, consolidados ou em construção. III. Compreender os caminhos percorridos pelo aluno para chegar às aprendizagens demonstradas. IV. Saber prioritariamente se o(a) aluno(a) está em condições de passar de ano ou progredir para próxima série. V. Aprender o que ele ainda não sabe a fim de definir as prioridades da intervenção pedagógica feita pelo professor ou professora. Assinale a alternativa correta:

Carregando...

Quando uma escola afirma que: o aluno é sujeito historicamente situado. Constrói seu conhecimento através de suas relações com o mundo natural e social, sendo síntese das relações sociais de sua época. E o professor, por sua vez, é mediador e problematiza dor, atuando na zona de desenvolvimento proximal. O conteúdo é historicamente construído pela humanidade e reelaborado individual e coletivamente através das interações. A escola é dinâmica e interativa. A aprendizagem é o ponto de partida para o desenvolvimento. O erro é visto como parte do processo de construção do conhecimento. Podemos afirmar que esta escola tem como abordagem pedagógica a Teoria:

Carregando...

Professora Sandra chega à escola onde irá atuar, recebe orientações da Diretora Joana e, posteriormente, deverá elaborar um plano de aula, vinculado a Tendência Progressista “crítico social dos conteúdos”. Nesta direção, professora Sandra, deverá elaborar um plano de aula e saber que: I. O papel da escola é o de difundir conteúdos vivos, concretos e indissociáveis da realidade social. II. A função da pedagogia dos conteúdos é avançar no papel transformador da escola, a partir das condições existentes. III. Os métodos partem de uma relação direta com a experiência do aluno, confrontada com o saber trazido de fora. IV. A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente, articulando-se diretamente com o sistema produtivo. V. O sujeito através da linguagem se apropriar do conhecimento historicamente construído, reelaborando-o e, na sua interação com o meio e com os outros, constrói novos conhecimentos. Assinale a alternativa correta:

Carregando...

No papel de mediador o professor vai além da simples ação educativa de repassador de conteúdos ou de “dador de aula”, ampliando assim, seu papel para o de mediador são dimensões cognitivas, afetivas e sociais. São características da ação pedagógica mediadora (Behrens, 2000): I. Dialogar e trocar experiências. II. Questionar e propor situações problemas. III. Evitar colocar o aprendiz frente à frente com questões éticas, sociais, profissionais por vezes conflitivas. IV. Desencadear e incentivar reflexões. V. Esquivar os alunos das aprendizagens convencionais e das novas tecnologias. Assinale a alternativa correta:

Carregando...

Qual é a lei Nacional que em seu Art. 2º afirma: A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Assinale a alternativa correta:

Carregando...

Amanda, professora do 2º ano de uma escola de ensino fundamental, tem adotado um discurso extremamente nocivo para o processo ensino aprendizagem. Tem feito as seguintes afirmações: “Leila tem cabeça fraca; João é fraco igual ao pai; a fruta não cai longe do pé; filho de peixe peixinho é”. Assim os mitos e provérbios populares foram tomando conta do discurso desta professora. As afirmações feitas pela professora Amanda podem ser enquadrados em qual teoria de aprendizagem?

Carregando...

Vygotsky adotou o princípio de que a construção não só do conhecimento, mas do próprio sujeito, se dá na interação com o meio social no qual está inserido. Este importante pensador reafirmou a importância do meio sócio-histórico na formação da criança, dizendo que as funções mentais superiores são internalizadas a partir de dois níveis:

Carregando...

Segundo a lei nº 9.394/96, Art. 13, os docentes incumbir-se-ão de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e: I. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. II. Zelar pela aprendizagem dos alunos. III. Organizar estratégias de recuperação da aprendizagem para alunos que apresentarem excelente rendimento escolar. IV. Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional. V. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. Assinale a alternativa correta:

Carregando...

O perfil do professor, hoje, é de um profissional comprometido, consciente da importância do seu papel social. Isso implica uma postura investigativa e de constante pesquisa, ultrapassando, portanto, os muros escolares e entendendo sua ação para a comunidade na qual está inserida. Perrenoud (2002), quando trata da formação contínua do professor reflexivo, apresenta alguns desafios que estes devem superar: I. Trabalhar o sentido e as finalidades da escola sem transformar isso em missão. II. Trabalhar a identidade sem personificar um modelo de excelência. III. Negar as práticas e as experiências já vividas no contexto escolar. IV. Combater as resistências à mudança e a formação, sem desprezá-las. V. Evitar trabalhar as dinâmicas coletivas, deixando de lado às pessoas. VI. Ajudar a construir competências e exercer a mobilização de saberes. Assinale a alternativa correta:

Carregando...

Segundo Libâneo (1994) os conhecimentos teóricos e metodológicos, assim como o domínio dos modos do fazer docente, propiciam uma orientação mais segura para o trabalho profissional do professor. O trabalho docente, entendido como atividade pedagógica do professor, busca objetivos primordiais: I. Assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível dos conhecimentos científicos. II. Criar condições e os meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando a sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento. III. Orientar as tarefas de ensino para objetivos educativos de formação da personalidade, isto é, ajudar os alunos a escolherem um caminho na vida, a terem atitudes e convicções que norteiam suas opções diante dos problemas e situações da vida real. IV. Os objetivos apresentados nas afirmativas I, II e III, se ligam uns aos outros, pois o processo de ensino é ao mesmo tempo um processo de educação. V. A assimilação dos conhecimentos e o domínio de capacidades e habilidades somente ganham sentido se levam os alunos a determinadas atitudes e convicções que orientem a sua atividade na escola e na vida, que é o caráter educativo do ensino. Assinale a alternativa correta:

Carregando...

Maria Helena chega à escola para iniciar sua carreira docente. Primeiramente dialoga com a Diretora sobre os documentos que serão necessários para encaminhar sua intenção Pedagógica. Professora Joana, Diretora adjunta, entrega a professora uma cópia do Projeto Político Pedagógico. Que documento é este?

Carregando...

Um docente responsável e capaz, certamente irá elaborar bons instrumentos de avaliação da aprendizagem. Um instrumento mal elaborado pode causar distorções na avaliação que o professor realiza e suas implicações podem ter consequências graves, uma vez que todo ato avaliativo envolve um julgamento que, no caso da educação escolar, significa em última instância, aprovar ou reprovar. Para qualificar este processo, quais seriam os aspectos importantes que o professor deve levar em conta no momento da elaboração de seus instrumentos avaliativos: I. Explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocínio. II. Desarticulado com os propósitos de ensino. III. Linguagem clara, esclarecedor e objetiva. IV. Descontextualização do que investiga. V. Conteúdo significativo. VI. Estar coerente com a intenção do ensino. Assinale a alternativa correta:

Carregando...

Para qualificar o processo de ensino aprendizagem, a formação continuada dos docentes, enquanto troca de saberes e experiências educativas, é primordial. Nóvoa (1995) entende que novas competências têm de ser desenvolvidas, mediante proposta reflexiva do professor que pesquisa e reflete sobre sua prática para gerar conhecimento científico no campo da pedagogia. Ao definir as novas competências dos profissionais da educação na dimensão tecnológica Belloni (2001) aponta quatro áreas:

Carregando...

A aprendizagem é um processo de construção de estruturas cognitivas que vão evoluindo de acordo com o desenvolvimento físico da espécie humana. Para Piaget, os humanos passam por quatro fases de desenvolvimento da sua inteligência: I. Sensório Motor. II. Sensibilização manejada. III. Intuitivo ou simbólico. IV. Operações concretas. V. Operações formais. VI. Sócio ambiental. Assinale a alternativa correta:

Carregando...

Na Lei nº 9.394/96, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico vinculados a melhoria da qualidade de ensino, dentre eles destaca-se: I. O eixo da Flexibilidade: vincula-se à autonomia, possibilitando à escola organizar o seu próprio trabalho pedagógico. II. O eixo do Controle e Fiscalização do Sistema: avaliação da gestão escolar e dos aspectos administrativos. III. O eixo da Avaliação: reforça um aspecto importante a ser observado nos vários níveis do ensino. IV. O eixo da Rotatividade: acompanhamento dos aspectos da docência, entrada e saída de professores e gestão escolar, incluindo os contratados por tempo determinado. V. O eixo da Liberdade: expressa-se no âmbito do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e da proposta de gestão democrática do ensino público, a ser definida em cada sistema de ensino. Assinale a alternativa correta:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) D
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) C
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282