Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 70 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q697367

Segundo Angélico (2006), existem seis procedimentos adotados ou estágios que a despesa pública percorre. A sequência CORRETA desses procedimentos é:

Carregando...
Q697297

São regras deontológicas previstas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, EXCETO:

Carregando...
Q697266

Considere a assertiva:

“Em tempos de pós-verdade, somente o bom jornalismo pode fazer a diferença para a sociedade." (linha 36)

O autor discorre sobre a fidedignidade das informações divulgadas pelos veículos de comunicação. As alternativas encontram respaldo no texto, EXCETO:

Carregando...
Q697292

Quanto ao regime disciplinar constante no Regimento Geral da UFLA, apresentam-se as seguintes proposições:

I. Ao tomar conhecimento da prática de atos definidos como infração pelas normas vigentes na UFLA, qualquer que seja a modalidade, constitui dever de todo membro da comunidade universitária comunicar imediatamente o fato à autoridade competente, sendo que a omissão constitui falta grave para efeitos disciplinares.

II. Na aplicação das penalidades serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço público em geral e para a UFLA, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais.

III. O ato de imposição da penalidade mencionará, quando possível, o fundamento legal e a causa da sanção disciplinar.

IV. A cassação de aposentadoria ou disponibilidade representa uma das penalidades disciplinares aplicáveis aos servidores da UFLA.

Assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q697278

O custo anual por aluno universitário depende do curso, em razão de utilização de recursos diversos, tais como laboratórios e equipamentos. Considere o número de alunos e o custo por aluno em 3 cursos de graduação de uma universidade como dados na tabela.

Essa Universidade obteve um acréscimo de 30% em seu orçamento anual total referente a esses 3 cursos, e pretende utilizar todo esse recurso adicional para aumentar o número de alunos dos referidos cursos. A Reitoria poderá adotar, para tanto, as opções indicadas nas alternativas, EXCETO:

Carregando...
Q697273

Pelas características de organização do discurso, a respeito do texto, é CORRETO afirmar que se trata de uma:

Carregando...
Q697285

Uma ordem total em um conjunto A é colocar todos os elementos de A em uma fila, isto é, tem-se o primeiro elemento, o segundo sucedendo o primeiro elemento, e assim por adiante. Essa ordem total permite definir uma ordem total no produto cartesiano denominada ordem lexicográfica (o nome se deve ao fato de que essa ordem é precisamente a ordem observada das palavras em um dicionário). Para o caso do produto cartesiano A × A × A essa ordem é construída da seguinte forma: para dois elementos (a1 , b1 , c1) e (a2 , b2 , c2) tem-se:

- se a1 antecede a2, então o elemento (a2 , b2 , c2) sucede (a1 , b1 , c1);

- se a1 = a2 , então (a2 , b2 , c2) sucede (a1 , b1 , c1) se b1 antecede b2 ;

- se a1 = a2 e b1 = b2 , então (a2 , b2 , c2) sucede (a1 , b1 , c1) se c1 antecede c2 .

Se A = {Ψ, Φ,Ω} com a ordem de que Ψ é o primeiro elemento e é sucedido por Φ que, por sua vez, é sucedido por Ω, então, por exemplo, o elemento (Ψ, Ψ, Ψ) está na 1ª posição e o elemento Ψ, Ψ, Φ) está na 2ª posição.

Sendo assim, a posição do elemento (Φ, Ψ, Φ) é:

Carregando...
Q697374

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal" (SÚMULA VINCULANTE 13, emitida pelo Supremo Tribunal Federal – STF).

O tratamento privilegiado e o nepotismo, dos quais trata o texto acima, ferem qual princípio constitucional?

Assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q697362

Há modelos de inovação descritos nas alternativas. Assinale a alternativa que apresenta o Modelo Sistêmico de Inovação:

Carregando...
Q697343

“A administração pública, subjetivamente, é o conjunto de órgãos a serviço do Estado, e, objetivamente, é a expressão do Estado agindo in concreto para a satisfação de seus fins de conservação, de bem-estar individual dos cidadãos e de progresso social" (SANTOS, 2014, p.100).

Sabendo que a execução do serviço público pode ser realizada de forma direta (centralizada) ou de forma indireta (descentralizada), analise as afirmativas abaixo e classifique-as como verdadeira ou falsa.

( ) Autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e agências reguladoras são entidades da administração pública indireta.

( ) Concessão é um ato administrativo, com delegação precária do serviço público, que ocorre por meio do contrato de adesão.

( ) Permissão é a delegação da prestação do serviço público feita pelo poder concedente mediante concorrência.

( ) Autorização é um ato administrativo outorgado que garante a alguém o direito de realizar certa atividade material.

( ) Descentralização por outorga é aquela que transfere a titularidade e a execução do serviço público para terceiros.

( ) Desconcentração de funções se dá quando um ou poucos órgãos públicos executam as funções regidas por uma mesma administração.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Carregando...
Q697355

Analise as proposições a seguir, relacionadas à administração de estoques, e classifique-as como verdadeiras ou falsas.

( ) Estoques consomem recursos que impactam o resultado de uma organização.

( ) Quanto menor a quantidade comprada, menor será o custo total de estoques, otimizando o desempenho global da organização.

( ) A oferta de níveis de serviço próximos de 100% pode ter um custo extremamente alto para a organização, o que inviabilizaria suas atividades.

( ) O descarte de materiais inservíveis, obsoletos e sucatados objetiva, entre outros aspectos, reduzir custos de armazenagem e o valor das imobilizações em materiais.

( ) Material sucatado é o material que, embora em condições de utilização, não mais satisfaz às exigências da organização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Carregando...
Q697348

“A avaliação do desempenho não é um fim em si mesma, mas um instrumento, um meio, uma ferramenta para melhorar os resultados dos recursos humanos da organização” (CHIAVENATO, p. 252). Para atender a esse propósito, a avaliação do desempenho procura alcançar uma variedade de objetivos, que se distinguem em fundamentais e intermediários. Assinale a alternativa que apresenta, a seguir, um objetivo fundamental desse tipo de avaliação.

Carregando...
Q697280

Uma pessoa tomou emprestado um capital C a uma taxa de juros mensal de 1%. Esse empréstimo será pago da seguinte maneira: ao final do primeiro mês serão pagos os juros referentes a esse mês e um décimo do valor original C tomado emprestado; ao final do segundo mês serão pagos os juros referentes a esse mês e mais um décimo do valor original C tomado emprestado, e assim sucessivamente, até a quitação total da dívida. O total de juros pago pelo tomador do empréstimo será:

Carregando...
Q697300

A Lei n. 8.112, de 11 de Dezembro de 1990 e suas alterações, dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Leia as seguintes proposições e, posteriormente, assinale a alternativa CORRETA, tendo em vista os dispositivos previstos na referida lei:

I. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

II. É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

III. Há vedação legal absoluta à hipótese da remuneração e do provento serem objeto de arresto, sequestro ou penhora.

Carregando...
Q697350

Analise as proposições a seguir, referentes à especificação e à codificação de materiais:

I. A especificação de materiais propicia, entre outras, facilidades às tarefas de coleta de preços, cuidados no transporte, na identificação, na inspeção, na armazenagem e na preservação de materiais.

II. A codificação de materiais tem o objetivo de diminuir o número de itens no estoque, evitando a variedade de materiais de mesma classe.

III. Os planos de codificação seguem, de um modo geral, o mesmo princípio, dividindo os materiais em grupos e classes de materiais.

IV. O sistema de codificação decimal dos materiais divide o universo de materiais em grandes grupos, de acordo com sua estrutura, e é composta por 11 dígitos, sendo os últimos 4 dígitos para indicar a classe do material.

Assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) D
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) D
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282