As abordagens críticas - superadora e emancipatória - da Educação Física surgem como respostas à crise epistemológica da Educação Física em meados dos anos 1980. Acerca das características dessas abordagens, assinale a opção que apresenta a correta relação.
Relacione corretamente os subfatores listados a seguir aos seus respectivos fatores psicomotores, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Ao abordar o tema aptidão física, saúde e qualidade de vida em uma aula, o professor de Educação Física está correto quando afirma que
A Aprendizagem Motora busca a compreensão dos mecanismos e processos subjacentes à aquisição de habilidades motoras e dos fatores que influenciam esse processo. A demonstração é uma das formas de fornecer instrução previamente à execução da habilidade motora. Considerando essa ideia, é correto afirmar que a demonstração
Atividades de cooperação são estimuladas nas aulas de Educação Física, em função de suas características, quais sejam:
Considerando o modelo teórico do desenvolvimento motor proposto por Gallahue, assinale a afirmação verdadeira.
A competição, que é um dos elementos do esporte, passou a ser uma prática para poucos. Com vistas a equilibrar esta conjuntura, o esporte-educação ou esporte na escola passou a compreender: o esporte educacional e o esporte escolar. Considerando esse assunto, assinale a afirmação verdadeira.
A performance esportiva nos esportes coletivos pode ser mensurada por diversos fatores, dentre os quais se encontram os seguintes os indicadores:
O Atletismo se insere no conteúdo Esportes e deve ser apresentado aos alunos nas aulas de Educação Física Escolar. São provas de atletismo apresentadas no conteúdo Esportes:
Inclusão, como processo social amplo, vem acontecendo em todo o mundo, fato que vem se efetivando desde a década de 1950. Na escola, os educandos com deficiência leve e moderada podem participar de atividades dentro do programa de Educação Física, com algumas adaptações e cuidados. Atente para o que se afirma a seguir sobre o processo de inclusão nas escolas.
I. Conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO –, o Brasil é o país da América Latina que mais insere alunos com necessidades especiais em escolas regulares, seguido de México e Chile.
II. No Brasil, as classes especiais foram criadas entre 1960 e 1965, em todo o país, para “pessoas excepcionais": este era o termo empregado exclusivamente para pessoas que frequentavam as “classes especiais", que contribuíram para o término da segregação e exclusão dos alunos.
III. A partir de 1980, a terminologia “deficiente" foi alterada para “pessoas portadoras de deficiência"; a partir de 1986 houve a substituição de “pessoas portadoras de deficiência", bem como de “excepcionais", específica das classes especiais, para pessoas com “necessidades educativas especiais".
IV. A educação inclusiva prevê a inserção de indivíduos em classes regulares, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sensoriais, origem socioeconômica, raça ou religião. Este aprender juntos implica levar em consideração o contexto histórico-cultural e social em que estão inseridos.
Está correto o que se afirma em
Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Tendo em vista os diferentes tipos de inteligência estudados por Howard Gardner, relacione-os corretamente com o que se diz sobre eles, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Em se tratando de Administração Púbica, consideram-se providos os cargos efetivos com a(o)
À luz das normas legais, relativas à educação nacional, é correto afirmar que
Considerando a tipologia do texto, é correto afirmar que ele é predominantemente
Assinale a opção cujos termos sublinhados funcionam como sujeito da oração.