Em “A violência em Roraima é contra a imagem no espelho", os termos sublinhados são classificados sintaticamente como
O Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA – tem como objetivo avaliar
A Educação Física na escola, no entendimento de suas tendências, passou por diversos contextos históricos. Especificamente, a tendência que imperou na época da ditadura militar no Brasil possuía como característica o
Darido tece críticas e sugestões. De acordo com o pensamento da autora, é INCORRETO afirmar que
O exercício físico pode possibilitar melhoras nas capacidades físicas, o que é importante para a saúde física das pessoas. Atente para o que se afirma a seguir sobre esse tema e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) O treinamento de resistência cardiorrespiratória produz um aumento no fluxo de sangue, central e periférico, e uma maior capacidade das fibras musculares de gerar maiores quantidades de energia na forma de adenosina trifosfato ? ATP.
( ) O treinamento anaeróbico aumenta a capacidade de os músculos tolerarem a produção excessiva de lactato pela glicólise anaeróbica. O aumento do lactato pode levar à fadiga muscular durante exercícios máximos de curta duração.
( ) Os exercícios conhecidos como isométricos, realizados com movimento articular, conduzem a contrações intensas, exercendo hipertrofia muscular, adaptações neurais e metabólicas ao músculo esquelético.
( ) O treinamento de alongamento auxilia em uma capacidade física muito importante para nossos movimentos e estímulo muscular: a flexibilidade. Assim, uma boa flexibilidade mantém os níveis adequados de aptidão física.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Acerca do tema crescimento e desenvolvimento motor, é correto afirmar que
Nas aulas de Educação Física Escolar, o tema dança deve ser contemplado. São tipos de Dança Moderna:
Considerando a avaliação em Educação Física, assinale a afirmação FALSA.
Os modelos de ensino do esporte centrados no aluno, Modelo de Educação Desportiva ? MED ? e o Modelo de Ensino do Jogo para a Compreensão ? MEJPC ?, são alternativas importantes para uma nova proposta de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar. De acordo com os citados modelos, é correto afirmar que
Dentre os diversos métodos existentes para o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos, encontra-se o Método dos Jogos Esportivos Modificados. Atente para o que se afirma a seguir a respeito desse método e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:
( ) O princípio fundamental é que os jogos modificados devem ser desenvolvidos sempre dos mais simples para os mais complexos, solicitando uma alta expectativa do aluno e garantindo uma intensidade máxima de prazer e participação.
( ) Os objetivos principais do aprendizado dos jogos modificados são o aperfeiçoamento da técnica motora, o domínio do material do jogo e o ensino do comportamento tático.
( ) Os jogos modificados se baseiam na abordagem da compreensão dos jogos em que todos podem participar na tomada de decisões; o ensino progride através da tática de jogo, ao invés das habilidades técnicas.
( ) Os jogos são denominados modificados por apresentarem uma forma diluída do jogo principal; podem ser competitivos ou cooperativos e são recomendados em qualquer nível de escolaridade.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Surgindo de uma necessidade do estado, o Movimento Ginástico Europeu reformulou a sociedade europeia, difundindo preceitos higienistas, nacionalistas, pedagógicos e morais por meio da prática da Ginástica. No que se refere ao processo de difusão do movimento ginástico, é correto afirmar que
Capoeira é uma das práticas corporais mais presentes no Brasil. Sua importância também é notada por ter sido, em 2008, considerada patrimônio nacional. No que diz respeito a essa prática, é INCORRETO afirmar que
A avaliação institucional consiste em um processo de aperfeiçoamento do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Nessa perspectiva, assinale a opção que corresponde a um princípio básico da avaliação institucional.
Considerando a justificativa para a acentuação da palavra “pôde" em “... mas que nunca pôde ser totalmente esquecida" (linhas 26- 27), assinale a opção em que a acentuação do termo destacado é justificada pelo mesmo motivo.
O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – tem como principal finalidade avaliar o desempenho escolar e acadêmico do aluno ao final do Ensino Médio. Partindo dessa informação e tendo como foco situações para as quais servem os resultados do ENEM, é correto afirmar que esse exame
I. favorece a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio.
II. é utilizado como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, em especial para as instituições federais.
III. viabiliza o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
IV. constitui parâmetros para o sistema de avaliação formal das instituições escolares integrantes da rede de ensino privada.
Estão corretas as complementações contidas em