O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:
I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.
II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.
III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.
IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto político-pedagógico da escola.
Está correto o que se afirma em
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua função social e a definição de procedimentos didático-metodológicos que serão desenvolvidos no processo educativo de seus alunos. Levando em consideração tal definição, analise as seguintes afirmações:
I. A dimensão administrativo-financeira não deve ser contemplada no processo de elaboração e execução do PPP.
II. O PPP deve ser elaborado coletivamente por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, como pais, alunos, professores e demais funcionários da escola.
III. O planejamento do PPP envolve pensar a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo e da sala de aula em particular.
IV. O PPP de uma escola pode ser implementado por outra escola, desde que ambas façam parte do mesmo contexto territorial e, consequentemente, social.
Está correto somente o que se afirma em
Analise as seguintes orações:
I. “...a população não indígena de Roraima é formada por migrantes recentes..." (linhas 07-08)
II. “... mas antes tentaram pertencer a outros pontos do mapa...."(linhas 13-15)
III. “Talvez o que um brasileiro de Roraima vislumbre num venezuelano desesperado e sem lugar seja o retrato de si mesmo." (linhas 21-24)
IV. “A angústia de não pertencer rugia dentro da maioria das pessoas que entrevistei em Roraima, em diferentes momentos." (linhas 34-36)
V. “...o desejo de apagar as populações nativas, ainda que pela assimilação ou pela supressão de direitos." (linhas 46-49)
VI. “A identidade roraimense é fomentada na população por velhas e novas elites locais a partir da ideia de que o Brasil é contra eles..." (linhas 20-52)
No que diz respeito à função sintática dos termos sublinhados, é correto afirmar que em
O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE – foi implementado em 1992 pela Secretaria da Educação – SEDUC –, com o objetivo de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do Estado. Considerando o SPAECE, analise as seguintes afirmações:
I. Em 2007, a SEDUC ampliou a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries, de forma censitária.
II. No tocante aos 6º e 9º anos, o SPAECE avalia a proficiência dos alunos em leitura e a evolução do seu desempenho em matemática.
III. A partir do 5º ano, o SPAECE aplica questionários contextuais junto a alunos, professores e diretores, que possibilitam a elaboração de indicadores relacionados ao perfil socioeconômico e hábitos de estudo.
IV. Os questionários destinados aos professores e diretores permitem traçar o perfil educacional, a experiência e a formação profissional, a prática docente e a gestão escolar dos envolvidos na área educacional.
É verdadeiro o que se afirma em
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – foi criado para
I. medir a qualidade do aprendizado nacional;
II. orientar a elaboração dos currículos escolares dos estados e municípios;
III. monitorar a ação educacional dos sistemas municipais de ensino;
IV. estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Estão corretas somente as complementações contidas em
No que tange ao processo histórico da Educação Física na escola, assinale a afirmação verdadeira.
A abordagem da Saúde Renovada apresenta uma nova roupagem para o tema saúde nas aulas de Educação Física, distanciando-se da interpretação que ocorria no período higienista. Uma importante característica dessa abordagem é
Compreender os músculos, suas capacidades e suas funções é extremamente necessário ao professor de Educação Física, pois o mesmo desenvolverá aulas práticas com movimentos.
Assinale a opção em que a capacidade do músculo apresentada está corretamente definida.
Refletindo acerca do crescimento e do desenvolvimento motor na puberdade, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Nos meninos, o pico de crescimento em estatura ocorre aproximadamente aos 14 anos de idade, com grandes variações individuais, sendo normal sua ocorrência entre os 12 e os 16 anos de idade. Aproximadamente seis meses após o pico de crescimento em estatura, ocorre o pico de ganho de massa muscular, diretamente associado à elevação do hormônio testosterona.
( ) Especialmente em situações de esporte competitivo, alguns jovens podem ter desvantagem significativa enquanto estiverem em estágios de maturação biológica menos adiantada do que seus colegas de mesma faixa etária.
( ) Diferentemente dos meninos, as meninas com maturação biológica precoce (antes dos 12 anos de idade) apresentam uma vantagem transitória no desempenho esportivo.
( ) Na prática, os seguintes conceitos devem ser considerados durante a formação esportiva feminina no período pubertário: i) a velocidade de maturação biológica não é variável; ii) a idade cronológica é um indicador confiável do estágio de maturação biológica.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Na teoria da Aprendizagem Motora entende-se que a aquisição de uma habilidade motora está associada à aprendizagem de cada componente dessa habilidade e da interação que existe entre esses componentes. Tomando por base essa proposição, assinale a afirmação verdadeira.
Os padrões fundamentais de movimento e as habilidades de movimento geralmente são considerados tarefas motoras abertas ou tarefas motoras fechadas. Nessa situação, é correto afirmar que
Na Educação Física escolar o esporte é um conteúdo a ser ministrado. Existem diversas classificações para tal conteúdo. Gonzalez (2004) apresenta um sistema de classificação para o esporte desenvolvido em quatro critérios: I - relação com o adversário; II - relação com o objetivo, III - relação com o colega; e, IV - relação com o ambiente. Considerando esses critérios, assinale a opção que corresponde à correta classificação da natação em piscina.
Leia atentamente o seguinte excerto: “O barão francês Pierre de Coubertin (1863-1937) se considerava em um educador. De acordo com o COI (2008), Coubertin via o esporte como parte da educação de qualquer jovem assim como a ciência, a literatura e as artes. O Movimento Olímpico apoia os princípios de Coubertin e, hoje, a educação através do Olimpismo tornou-se universal, essencialmente baseada nos valores humanos fundamentais. A Educação Olímpica envolve duas orientações: (i) pesquisa sobre o Olimpismo (mundo acadêmico) e (ii) ensino através do Olimpismo (crianças, adolescentes e atletas) através de programas acadêmicos e programas para a juventude (IOC, 2009)".
Considerando as características da Educação Olímpica, assinale a afirmação FALSA.
O jogo constitui um elemento de grande relevância nas aulas de Educação Física. Dentre os teóricos que estudaram esse tema, encontram-se Piaget, Vygotsky e Wallon. Considerando esses estudiosos, assinale a afirmação verdadeira.
Acerca do crescente uso de anabolizantes nos últimos anos, tema bastante atual e relevante para a sociedade, assinale a afirmação verdadeira.