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O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera como aprendiz aquele que aprende uma profissão, dentro das normas da legislação sobre educação. No Capítulo V- Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho- define-se o que é considerado como aprendizagem, da seguinte forma:

Segundo Luckesi (2006), o erro do aluno deve ser utilizado como fonte de crescimento e para tal é necessária uma efetiva verificação, para ver se estamos diante dele ou da valorização preconceituosa de um fato. Também é necessário um esforço para avaliar o erro quanto a:

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, e de acordo com as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, na modalidade Educação Especial (Resolução 4 de 02/1 0/09), a Educação Especial se realiza:

Kilpatrick estruturou e difundiu o método de projetos, inicialmente testado por Dewey ainda no século XIX (ZABALA, 1998). O ponto de partida do método de projetos é:

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, os curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos anos iniciais do Ensino Fundamental, serão:

Para Luckesi, a avaliação educacional, no contexto de uma pedagogia transformadora, deve resgatar sua essência constitutiva, ou seja, sua função:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) define que a "educação, dever da família e do Estado, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". No artigo 3°, tem-se os princípios que basearão o ensino. O princípio do artigo 3° que se refere ao aspecto "ideais da solidariedade humana" é:

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, os três anos iniciais do ensino fundamental devem assegurar:

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