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O Serviço Social é uma profissão liberal, regida pela Lei que regulamenta a profissão nº 8662 de 07 de junho de 1993, a qual define em seus artigos 4º e 5º as competências e atribuições privativas da/o assistente social. Sobre isso, é CORRETO afirmar que

A atuação profissional nas instituições se configura por meio de respostas técnicas e éticas, considerando as requisições sociais e institucionais. Sobre o trabalho da/o assistente social nas instituições, é CORRETO afirmar que

Diversos autores, ao tratarem dos instrumentais técnico-operativos utilizados nas atividades profissionais dos assistentes sociais, alertam para duas questões fundamentais de que o eixo técnico-operativo deve estar relacionado ao eixo ético-político; e que o instrumental técnico não deve ser um fim em si mesmo. Quanto ao uso da entrevista, é CORRETO afirmar:

Na definição clássica, esse instrumento de trabalho profissional fará uso dos sentidos humanos (visão, audição, tato, olfato e paladar) para o conhecimento da realidade. Mas não um uso ingênuo dos sentidos, e sim um uso que tem como objetivo produzir um conhecimento sobre a realidade e com um claro objetivo a alcançar. Porém o Assistente Social, ao estabelecer uma interação “in loco”, estabelece uma relação social com outro(s) ser(es) humano(s), que possui(em) expectativas quanto às intervenções que serão realizadas pelo profissional. À medi-da que o Assistente Social realiza intervenções, ele participa diretamente do processo de conhecimento acerca da realidade que está sendo investigada. Por isso, não se trata de uma ação fria, ou como querem alguns, “neutra”, em que o profissional pensa estar em uma posição de não envolvimento com a situação. Por isso, trata-se de um(a)

A fragmentação do saber originou profissionais cada vez mais especializados, cujas competências isoladas não conseguem atender às exigências e complexidades dos problemas atuais. Dessa forma, cresce, desde a década de 1960, o debate que defende a necessidade de se atribuir um enfoque interdisciplinar à formação e à intervenção profissional. Ao se discutir interdisciplinaridade, é necessário atentar para uma série de conceitos que apre-sentam relações semelhantes, com variações apenas no grau de cooperação e coordenação entre as disciplinas. Relacione a sequência CORRETA de acordo com ao seu conceito correspondente.

1 - pluridisciplinaridade.

2 - interdisciplinaridade.

3 - transdisciplinaridade.

4 - multidisciplinaridade:

( ) O trabalho acontece de forma isolada, geralmente com troca e cooperação mínima entre as disciplinas.

( ) As disciplinas se agrupam de forma justaposta, com cooperação, porém cada profissional decide isoladamente.

( ) A coordenação é realizada por todas as disciplinas, propondo a criação de um campo com autonomia teórica, disciplinar e operativa.

( ) As relações profissionais e de poder tendem à horizontalidade, as estratégias de ação são comuns e estabelece-se uma troca recíproca de conhecimento entre as diferentes disciplinas.

Leia a tira a seguir.

O sujeito é o termo da oração com o qual o verbo mantém concordância e sobre o qual o predicado enuncia algo – definição mais abrangente que a tradicional “termo que pratica a ação do verbo". Na tirinha, esse termo aparece de maneiras diferentes. Assim, assinale a alternativa CORRETA.

Observe a tirinha.

O humor da tirinha é percebido quando o autor resolve quebrar certa expectativa ao usar uma oração subordinada que

A água contida no interior de um reservatório – que só tem água no seu interior – ocupa exatamente sete oitavos de sua capacidade. Se exatamente trezentos e cinquenta litros dessa água fossem consumidos antes de o reservatório ser reabastecido com qualquer quantidade de água, então o seu volume não ocupado equivaleria a 30% de sua capacidade total. Ao todo, quantos litros de água ainda cabem nesse reservatório?

A imagem abaixo reproduzida representa a grande crise financeira de 2008, cujo símbolo foi a falência do banco norte-americano Lehman Brothers. Uma das consequências desse episódio foi uma crise generalizada no sistema financeiro e bancário internacional, levando o mundo à maior recessão observada desde a década de 1930. Assinale a alternativa que resume corretamente as principais causas da crise de 2008.



Observe a figura abaixo.

Considere a linguagem verbal e não verbal utilizada pelo autor dessa peça publicitária. Sobre os mecanismos linguísticos empregados, assinale a alternativa CORRETA.

O texto a seguir é referência para a próxima questão.

Quem nunca saudou alegremente um estranho pensando tratar-se de antigo conhecido? Quem nunca tomou uma pessoa por outra? Eu mesmo tive um vizinho de bairro, muito cordial, que me cumprimentava com um sonoro “Meu professor!" ― até que descobri, por terceiros, que ele estava convencido de que eu tinha sido seu professor de Matemática numa cidade em que jamais pus o pé. Essa confusão entre pessoas é o que se pode chamar de quiproquó, termo derivado da expressão latina quid pro quo, significando literalmente “uma coisa por outra" (escrito qüiproquó antes do Acordo).

Disponível em: <http://sualingua.com.br/2013/11/23/quiproquos/>. Acesso em: 18/04/2018.

Uma das informações dadas no texto é de maior teor ortográfico-gramatical do que semântico. Assim, de acordo com os conhecimentos que você acumulou ao longo de sua formação e com essa informação do texto anterior, é CORRETO afirmar que a palavra quiproquó

Leia com atenção a frase a seguir.

Gouveia, pesquisador persuasivo, conseguia questionar enunciados incorretos.

Se a palavra INCORRETOS for convenientemente substituída, então as sete palavras da nova frase apresentarão um

determinado padrão com relação às letras que as compõem. Para que isso ocorra, uma das possibilidades é substituir

INCORRETOS por

Luiza tem por costume comer um chocolate por dia, e apenas um, sempre logo após o almoço. Em sua cesta de guloseimas, ainda restam somente 6 chocolates – um do tipo A, um do tipo B e quatro do tipo C, os únicos três tipos que costuma guardar na sua cesta e também os únicos tipos que consome – que são indistinguíveis pelo tato. Ela sempre escolhe de forma aleatória um desses chocolates para comer, o qual, uma vez escolhido, nunca é trocado por outro. Se Luiza reabastece sua cesta antes de ficar totalmente vazia somente se os chocolates do tipo A acabarem antes dos chocolates do tipo B e do tipo C, qual a probabilidade que ela reabasteça essa cesta antes mesmo de ter consumido todos os seis chocolates que lá ainda estão?

O Sistema Único de Assistência Social – SUAS no Brasil é regido pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (Lei 8.742/1993), modificada pela Lei 12.435/2011, que tem por objetivos

De um modo geral, a Avaliação é definida como uma forma de identificação, esclarecimento e aplicação de critérios defensáveis para determinar o valor (ou mérito), a qualidade, a utilidade, a eficácia ou a importância do objeto avaliado. Tal definição citada, entre as diversas estabelecidas pela literatura especializada, aponta para um aspecto fundamental: toda e qualquer ação pode ser avaliada, desde que a partir de critérios adequados. Sobre a avaliação como recurso metodológico para validar um projeto ou mesmo como etapa de um projeto, é CORRETO afirmar:

I. A avaliação diagnóstica é uma etapa primordial e deve ser realizada a partir do local que se pretende conhe-cer/intervir.

II. A partir do levantamento de dados sobre a localidade (bairro, cidade, estado etc), a avaliação diagnóstica constrói um “retrato" que permite o desenho do projeto mais eficiente e adequado às especificidades identificadas.

III. A avaliação de impacto serve para monitorar o que ocorre ao longo de todo o desenvolvimento do projeto, o seu objetivo é sempre voltado para o mapeamento de estratégias e criação de inteligência.

IV. A avaliação processual baliza a tomada de decisão sobre a continuidade ou não do projeto.

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