Na cidade, o carro Gol faz em média 12 km/l. Porém um fator de grande importância é a “calibragem” (pressão de ar nos pneus). O pneu sem a “calibragem” correta pode provocar consumo maior de 20 % na média. Para isso, o motorista não precisa perceber que o pneu está murcho, basta que haja uma razoável diferença entre a pressão recomendada pelo fabricante do veículo e a pressão dos pneus após algum tempo de uso. Assinale a alternativa que apresenta a média, em km/l, de combustível do Gol caso o motorista ande com os pneus do carro “descalibrados”.
Dados os conjuntos numéricos A = {3,6,9,12,15}, B = {5,12,15,25} e C = {0,2,4,6,8,10,12}, assinale a alternativa CORRETA sobre as operações com esses conjuntos.
O SUS pode ser entendido como uma “Política de Estado" que foi materializada pelo Congresso Nacional, em 1988, na chamada Constituição Cidadã, considerando a Saúde como um “Direito de Cidadania e um dever do Estado. Nesse sentido, pode-se afirmar que o SUS é um projeto que assume e consagra os princípios da Universalidade, Equidade e Integralidade da atenção à saúde da população.
Em relação aos princípios do SUS, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa CORRETA, com relação aos requisitos legais para o exercício da atividade de ACS de acordo com a Lei 11350/06. I. Residir na área de abrangência do serviço de saúde. II. Ter Ensino Fundamental completo. III. Ter formação com aproveitamento inicial de quarenta horas.
No segundo parágrafo, também, e no último parágrafo, e, estabelecem, respectivamente, uma relação
O valor da expressão numérica {5 + [ 43 ÷ ( 32 - 1) + 15 .3]} ÷ (6 - 2)2 é
Edinaldo deseja cortar uma corda de 80 cm de comprimento em duas partes de forma que o comprimento de uma das partes seja igual ao triplo da outra. A medida da maior parte é igual a
Eugênio comprou um carro novo, entretanto só conseguiu pagar 40 % do valor do veículo. Para pagar o restante da dívida, emprestou uma determinada quantia a uma taxa fixa de 5 % ao mês. Isso custou a ele, em juros simples, R$ 18.000,00. Ao final de um ano, o valor total do carro era de
A água pode servir como veículo para um grande número de enfermidades. Sobre os mecanismos de transmissão dessas doenças, pode-se destacar a ingestão de água contaminada, porém não se pode esquecer que a falta de água pode levar a dificuldades de higiene pessoal e ambiental e também que a água empoçada pode servir como habitat de larvas e mosquitos vetores de doenças.
Sobre a água e a sua correlação com as doenças, é CORRETO I. a Leptospirose pode ser transmitida pelo contato da pele e mucosas com água contaminada.
II. a água empoçada contaminada por esgotos pode servir como habitat para o molusco intermediário da esquistos-somose.
III. o Aedes aegypti necessita de coleções de água corrente para o seu ciclo de reprodução.
IV. a diarreia infecciosa e a conjuntivite podem ser transmitidas ao homem pela falta de higienização das mãos.
V. a Doença de Chagas, Toxoplasmose, Leishmaniose são exemplos de doenças que têm seu ciclo de transmissão relacionado com a água.
Assinale a afirmativa CORRETA
Leia com atenção o excerto anterior e observe as palavras sublinhadas. Considerando a adequação vocabular, assinale a alternativa em que os sinônimos dessas palavras correspondem ao significado do contexto, respectivamente.
Um posto de saúde costuma utilizar uma dosagem padrão de 0,5 ml para vacinar cada pessoa da população de uma cidade. Esse posto tem vacina apenas para 15 dias, entretanto as autoridades de saúde ordenaram que esse mesmo estoque de vacinas deve durar 25 dias. Supondo que nas duas situações seja, vacinado diariamente, em média, um mesmo número de pessoas, assinale a alternativa que contém a nova dosagem, em ml, que cada pessoa receberá.
O valor da expressão numérica é
O valor da expressão com números irracionais é
Segundo notícia publicada pela Agência FIOCRUZ de notícias no dia 22/02/2018, no período de 1º de julho de 2017 a 20 de fevereiro de 2018, foram confirmados 545 casos de febre amarela no país, sendo que 164 pessoas morreram. Ao todo, foram notificados 1773 casos suspeitos, sendo que 685 foram descartados e 422 ainda permaneciam em investigação nesse período.
Analise as afirmações a seguir sobre a febre amarela.
I. Os macacos que vivem em região de mata são os principais transmissores da doença ao homem, servindo como sentinela, denunciando a circulação do vírus.
II. Pessoas que apresentaram reações alérgicas graves comprovadas em doses anteriores, assim como indivíduos transplantados e imunodeprimidos graves não devem ser vacinados.
III. A vacina é muito perigosa, deve-se avaliar criteriosamente antes de vacinar, pois foram observados inúmeros casos de reações graves e fatais entre as pessoas vacinadas.
IV. Os mosquitos do gênero Hemagogus e Sabethes são responsáveis pelo ciclo silvestre da doença enquanto que o Aedes Aegyti, o mosquito transmissor da dengue é o responsável pela febre amarela urbana.
V. A vacina é a medida mais importante e eficaz na prevenção da febre amarela, deve ser aplicada a partir dos nove meses de vida em dose única.
Estão CORRETAS: