Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Segundo notícia publicada pela Agência FIOCRUZ de notícias no dia 22/02/2018, no período de 1º de julho de 2017 a 20 de fevereiro de 2018, foram confirmados 545 casos de febre amarela no país, sendo que 164 pessoas morreram. Ao todo, foram notificados 1773 casos suspeitos, sendo que 685 foram descartados e 422 ainda permaneciam em investigação nesse período.

Analise as afirmações a seguir sobre a febre amarela.

I. Os macacos que vivem em região de mata são os principais transmissores da doença ao homem, servindo como sentinela, denunciando a circulação do vírus.

II. Pessoas que apresentaram reações alérgicas graves comprovadas em doses anteriores, assim como indivíduos transplantados e imunodeprimidos graves não devem ser vacinados.

III. A vacina é muito perigosa, deve-se avaliar criteriosamente antes de vacinar, pois foram observados inúmeros casos de reações graves e fatais entre as pessoas vacinadas.

IV. Os mosquitos do gênero Hemagogus e Sabethes são responsáveis pelo ciclo silvestre da doença enquanto que o Aedes Aegyti, o mosquito transmissor da dengue é o responsável pela febre amarela urbana.

V. A vacina é a medida mais importante e eficaz na prevenção da febre amarela, deve ser aplicada a partir dos nove meses de vida em dose única.

Estão CORRETAS:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282