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A curva de Phillips se tornou um poderoso instrumento de política macroeconômica. A evidência de sua história, bem como a observação de diversos países, indica a necessidade de diversas ressalvas da relação entre as variáveis representadas por ela. Quanto à indexação de salários, pode-se dizer que:

Suponha que a margem sobre os custos das empresas seja de 11% e a equação de fixação dos salários seja W = P(1 - u), em que u é a taxa de desemprego, W é o salário nominal e P o nível de preços. A taxa natural de desemprego aproximada é de:

Em relação a um país com os mercados de bens e financeiros abertos, pode-se dizer que:

Verifica-se que no desconto composto: 2

Uma firma em concorrência perfeita tem uma função custo

total de longo prazo dada por C(Y)=6Y²+486, em que Y

é a quantidade produzida. No longo prazo, a firma ofertará

uma quantidade positiva sempre que o preço for igual ou

maior do que:

Texto: Na canoa do antropólogo

A malária e o sol escaldante pontuaram a traumática experiência

do jovem antropólogo que, entre os aweti, no Xingu, em 1971,

fazia sua pesquisa de mestrado. Deitada "em um lago de sangue",

a índia foi declarada morta pelo pajé, enquanto seu bebê recémnascido

chorava perto do fogo. A criança, esclareceu um índio, seria

enterrada viva junto com a mãe, enquanto as labaredas terminariam

de consumir a oca e os pertences da falecida. Diante disso,

consumido pela febre, o antropólogo agarrou o bebê e, auxiliado

por sua mulher grávida, uma estudante universitária de antropologia,

protegeu-o por dois dias em sua rede, à espera da canoa que

os levaria ao posto indígena.

Deve-se violar uma prática tradicional em nome do princípio da

vida? Essa pergunta, a mesma que atormenta até hoje o antropólogo

George Zarur, um amigo dileto, ressurge sob outra forma na

polêmica sobre o Projeto de Lei 1.057, destinado a coibir o infanticídio

entre os índios. À primeira vista, o dilema envolve os conceitos de

cultura e direitos humanos.

Numa canoa remada por índios remunerados por contas de

colares, ao longo de 12 horas, o casal de antropólogos abrigou a

criança "da chuva, do sol e dos ramos da beira dos canais que

unem a aldeia Aweti ao Posto Leonardo Villas-Boas". Finalmente,

Marina Villas-Boas recolheu o indiozinho desidratado e o encaminhou

para adoção. [...] O PL 1.057 ganhou a alcunha de Lei Muwaji

para celebrar a índia amazonense Muwaji Suruwahá, que enfrentou

sua tribo a fim de salvar a vida da filha nascida com paralisia

cerebral.

[...] O infanticídio indígena vitima gêmeos e crianças cujas mães

são solteiras ou morreram no parto, assim como as que nascem com

deficiências. Na origem da norma encontram-se as estratégias de

sobrevivência de grupos humanos acossados permanentemente

pela escassez. Nesse contexto, o leite materno e os cuidados com

os recém-nascidos são bens limitados e, portanto, valiosos. Há lógica

na prática do infanticídio, mas isso não é motivo para perenizá-la.

A unidade indissolúvel entre mãe e filho, na vida e na morte,

justifica-se sob a premissa do modo de vida tradicional. Mas o cená-

rio altera-se por completo na hora em que o grupo indígena passa

a interagir com a sociedade moderna circundante, que assume a

obrigação de prover-lhe serviços essenciais de saúde, inclusive

leite para os recém-nascidos, vacinação e tratamentos médicos.

O PL 1.057 foi aprovado na Câmara e tramita no Senado. Há

quem a classifique como instrumento de criminalização dos índios.

Mas, a Lei Muwaji diz que o dever das autoridades é demover o

grupo indígena, "sempre por meio do diálogo", da persistência na

prática do infanticídio, protegendo a criança pela "retirada provisó-

ria" do convívio do grupo antes de seu encaminhamento a programas

de adoção. Além disso, obviamente, ela não cancela o princípio

jurídico da inimputabilidade do indígena, que impede a criminalização

de atos derivados da observância de normas entranhadas na tradi-

ção do grupo. Na verdade, ao estabelecer a obrigação de comunicar

o risco da eliminação de crianças, o PL 1.057 não criminaliza os

índios, mas os agentes públicos que, pela omissão deliberada,

acobertam violações ultrajantes dos direitos humanos.

Eu, que não tenho religião, enxergo nessa crítica preconceituosa

um outro tipo de fundamentalismo: a veneração da cultura como um

totem imemorial. E, como tantos outros, religiosos ou não, prefiro ver

na canoa que salvou o indiozinho do Xingu uma metáfora para o

diálogo entre culturas.

Demétrio Magnoli. O Globo, 22/10/2015. Disponível em http://oglobo.globo.com/opiniao/nacanoa-do-antropologo-17842818#ixzz3xSXXFoDB.

Adaptado.

Por um lado, a jurisprudência afirma que a natureza universal dos direitos humanos ____ inquestionável e que, independente das perspectivas culturais, os Estados ____ a obrigação de implementar a observância desses direitos. Por outro lado, parte dos antropólogos ____ para demonstrar que o interdito de vida não é monstruoso, pois, segundo a percepção indígena, trata-se de entes que não ____ ao universo social, ao sistema de relações que ____ o seu mundo, não tendo, por isso, adquirido humanidade. Em observância à correta concordância verbal, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por:

Considere a seguinte frase, para responder às questões 06 e 07. "A unidade indissolúvel entre mãe e filho, na vida e na morte, justifica-se sob a premissa do modo de vida tradicional."

O verbo justificar encontra-se flexionado na voz passiva sintética, assim como a forma verbal da seguinte frase:

Considere-se a seguinte tabela-verdade, em que V representa

o valor lógico verdadeiro e F, o valor lógico falso.

Completando-se corretamente a quarta coluna com os valores

lógicos V ou F, e escolhendo-se ao acaso um valor lógico

dessa coluna, a probablidade de ele ser verdadeiro é de:

Um comerciante que trabalha no seu dia a dia com taxas de juros trimestrais se depara com uma taxa semestral. A taxa efetiva trimestral, equivalente à taxa efetiva de 44% ao semestre, é de:

Responda às questões 50, 51 e 52, com base no texto abaixo. Considere duas urnas contendo as mesmas quantidades de bolas, com a mesma proporção de cores, 3 bolas grenás e 2 verdes. Transfere-se aleatoriamente uma bola de uma urna para a outra. Em seguida, sortea-se uma bola da urna que passou a ter uma bola a mais.

A probabilidade de sair duas bolas verdes é de: 1

A taxa de desemprego não é a melhor estimativa do número de pessoas disponíveis para trabalhar, ainda assim, é a mais usada. Desse modo, a pessoa considerada desempregada é aquela que:

Com base no quadro abaixo, que mostra duas demandas de um indivíduo pela mercadoria x para diferentes rendas, responda às questões de números 61 e 62.

O módulo da elasticidade-preço da demanda Q do consumidor, quando o preço aumenta de 1 para 2, é:

Em projetos mutuamente exclusivos, a alternativa, mais adequada, sobre os métodos e critérios de avaliação de investimentos de capital é:

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