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Há, segundo Cipriano Carlos Luckesi, três perspectivas de análise da relação educação e sociedade. Em conformidade com suas teorias, marque a opção verdadeira.

Ao longo do tempo, o papel do curador de arte se modificou: ele passou a ser não apenas responsável por conservar um acervo artístico, mas também dar sentido à organização das obras em exposições, muitas vezes assumindo um papel muito próximo ao do crítico de arte. O primeiro museu a criar a função de arte-educador foi o Victoria and Albert Museum em Londres, em 1852. O arte-educador torna-se um mediador e promotor de arte. Sobre o trabalho de arte-educador e curadores em museus brasileiros, podemos afirmar que:

A cultura africana deve ser observada sempre no plural, haja vista sua existência milenar e sua vasta diversidade. A arqueologia aponta a África como o território habitado há mais tempo no planeta. Isso resultou na profusão de idiomas (mais de mil línguas), religiões, regimes políticos, condições materiais de habitação e atividades econômicas. (...)
É fato conhecido que a história africana foi escrita e contada pelos colonizadores europeus. (...)
Assim, além de serem capturados para alimentarem a escravidão colonial, estes povos foram usurpados em todos os seus direitos, incluindo o de contar a própria história. O “Etnocentrismo" e o “Eurocentrismo" nas ciências europeias durante o século XIX são os responsáveis pela concepção das culturas africanas.
As manifestações culturais africanas sofreram uma intensa destruição pelos regimes coloniais, o que leva as culturas africanas modernas ao embate com o nacionalismo árabe e ao imperialismo europeu.
Em se tratando de culturas tradicionais, muito se preservou e se difundiu pelo continente africano, especialmente devido aos fluxos migratórios pela África. Isso permitiu a preservação e a combinação de vários aspectos culturais entre os povos do continente.

In: https://www.todamateria.com.br/cultura-africana/
Acesso em: 19/09/2017

Com base no texto, ao analisar manifestações culturais de origem africana como batuque e capoeira, devemos considerar que:

Em 1968, o artista plástico Hélio Oiticica utilizou uma foto do traficante “Cara de Cavalo" publicada em um jornal da época e inseriu a seguinte frase:
Seja Marginal, Seja Herói".

No mesmo ano, redigiu o fragmento a seguir

“Hoje, recuso-me a qualquer prejuízo de ordem condicionante: faço o que quero e minha tolerância vai a todos os limites, a não ser o da ameaça física direta: manter-se integral é difícil, ainda mais sendo-se marginal: hoje sou marginal, não marginal aspirando à pequena burguesia ou ao conformismo, o que acontece com a maioria, mas marginal mesmo: à margem de tudo, o que me dá surpreendente liberdade de ação e para isso preciso ser apenas eu mesmo segundo meu princípio de prazer: mesmo para ganhar a vida faço o que me agrada no momento".
(OITICICA, Hélio e CLARK, Lygia: Cartas, UFRJ, 1996)

No jornal Estandarte e no fragmento, Oiticica manifesta sua posição política e artística. Nesses dois testemunhos, o artista:

Analise as afirmativas que discorrem sobre a Dança como conteúdo escolar.

I - A Dança dará aos alunos subsídios para melhor compreender, desvelar, transformar as relações que se estabelecem entre corpo, espaço e sociedade.

II - A mera reprodução de danças folclóricas na escola pode ser alienante e opressora assim como repertórios do balé clássico, ensinados de forma mecânica e repetidamente através dos ensaios, impossibilitando a improvisação e composição interpretativa.

III - A Dança na escola, na grande maioria dos casos pelas festas e comemorações, ou imitação de modelos televisivos, ignora os conteúdos socioafetivos e culturais presentes tanto nos corpos como nas escolhas de movimentos, coreografias ou nos repertórios. Ao construir esse modelo educativo da Dança, permite-se que ela seja vista e compreendida de maneira crítica e reflexiva.

IV - No ensino fundamental, os conteúdos e processos da Dança devem articular o fazer artístico à sociedade global. Ou seja, buscando nos alunos jovens que sejam trabalhados diversos aspectos da improvisação, dos repertórios para interpretação e da composição coreográfica, gerando a apreciação nas dimensões sociocultural e estética com outras linguagens artísticas. Marque a opção que apresenta as afirmativas corretas.

A origem da Didática está vinculada ao Pensamento Pedagógico de Amos Comênio. Sobre a origem da sistematização da Pedagogia e da Didática no Ocidente, podemos dizer:

Acerca das Tendências Pedagógicas da prática escolar, sistematizadas por José Carlos Libâneo em seu livro Democratização da Escola Pública, é correto afirmar.

Segundo Ângela Klein, no livro Alfabetização, quem tem medo de ensinar, publicado pela Cortez em 1996, as categorias fundamentais para descrição de uma teoria crítica da educação seriam história, totalidade e luta de classes. Para a descrição das teorias críticas em educação, podemos assegurar que:

Podemos encontrar na letra da canção de Luiz Gonzaga e José Clementino Apologia ao Jumento recursos tanto linguísticos como musicais para representar a vida do nordestino pela própria figura do Jumento. Sobre o artista e a obra de Luiz Gonzaga, é correto afirmar.

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