Os processos de ensino e aprendizagem em Artes Visuais também envolvem ações da avaliação da aprendizagem. A avaliação apresenta critérios que refletem práticas, teorias e concepções pedagógicas diferentes. Nesse sentido, para avaliar, na disciplina de Arte Visuais, é importante que esse processo aconteça:
Observe as imagens a seguir:
As imagens anteriores se referem a manifestações artísticas populares presentes em diferentes territórios e etnias. Através do inventário das formas que assume em diferentes locais e culturas a arte implica uma "ordem única, passível de ser descoberta empiricamente e formulada conceitualmente" (p. 140). Cliffort Geertz em seu livro O Saber Local, no capítulo "A arte como sistema cultural" parte de exemplos etnográficos como a poesia marroquina, a pintura italiana do século XV para demonstrar que a compreensão das formas artísticas depende da análise do contexto sociocultural amplo e que fazem sentido ao lado de outras formas simbólicas, como a religião, o senso comum, o direito etc. Isso implica assumir o fenômeno artístico como modo de pensar algo sobre o mundo em que se vive e em que se sente determinadas coisas e não outras.
Leia as seguintes afirmações e responda.
I. As formas pintadas em rostos e corpos de povos indígenas e aborígenes são representações de uma cultura não mais vivenciada atualmente por tais povos por receberem influências estrangeiras, inviabilizando a estética local.
II. O artista promove em suas obras a capacidade de ver, de ouvir, de tocar e de sentir, permitindo uma certa compreensão para sua produção. Tais capacidades passam a existir por meio de experiências e convívio, gerando uma análise empírica e apropriação não só pelas vivências, mas pelo ambiente cultural.
III. Artefatos manuais são considerados representações icônicas. Devido a isso, a valorização de rendas e tecelagem tornam-se muito apreciadas por turistas que verdadeiramente engrandecem o artesanato e a cultura local.
IV. A estética de um povo não é revelada unicamente através da arte. Ela surge em vários outros segmentos da cultura desse povo: na religião, na moralidade, nas formas de lazer, no direito de cada um e até na forma em que organizam sua vida prática e cotidiana.
Estão corretas:
Ingrid Dormien Koudela argumenta que "o teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante".
Assinale a alternativa que NÃO condiz com os objetivos da dramatização e dos jogos teatrais na escola.
São elementos estruturantes do ensino e de seu planejamento:
André Chervel estuda a história das disciplinas, as disciplinas escolares como criações do sistema escolar e mostra como todo conhecimento sofre a ação pedagógica num processo chamado transposição didática. Segundo esse autor, esse processo visa:
Do ponto de vista da abordagem sociointeracionista de Vygotsky sobre o desenvolvimento da criança, é correto entender que:
As palavras destacadas neste trecho “ tinha tanta endorfina e serotonina que doeu" (l. 02 e 03) são:
A exposição citada no texto anterior apresenta obras de diversos artistas plásticos inspirados na obra de Luiz Gonzaga. Podemos afirmar que alguns dos objetivos para uma aula de campo da disciplina de Artes para alunos do ensino fundamental a uma exposição artística são:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que “o fenômeno artístico está presente em diferentes manifestações que compõem os acervos da cultura popular, erudita, modernos meios de comunicação e novas tecnologias". (PCN, 1998. p. 37). Com base nessa afirmação e na Arte como forma de conhecimento, assinale a alternativa correta.
Considerando algumas orientações norteadoras para o estudo de História da Arte que podem fundamentar a prática docente, incluindo princípios teóricos e pressupostos metodológicos, analise as assertivas a seguir, assinalando V para a verdadeira e F para a falsa.
(__) Estudar a História da Arte não significa simplesmente estudar períodos, fatos, estilos, consiste em considerar diversos contextos.
(__) Para compreender a trajetória da arte, é necessário refletir sobre os problemas e soluções artísticas e estéticas nela envolvidos, buscando uma compreensão interpretativa.
(__) Os historiadores, ao apresentarem suas reflexões, ideias, preferências e práticas sobre as trajetórias da arte, sempre se mantêm neutros e isentos de seus posicionamentos filosóficos e sociopolíticos, conservando a ética.
(__) Partindo do estudo da História da Arte no Brasil, pode-se estabelecer relações com a arte estrangeira, principalmente com elementos latino-americanos que influenciaram diretamente a cultura brasileira em diversos segmentos.
(__) Alguns momentos da História da Arte no Brasil que devem ser estudados são: arte pré-histórica (rupestre e indígena), arte do período colonial (arte missionária e barroco), arte brasileira no século XIX, arte moderna e contemporânea no Brasil.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam o ensino da Arte de acordo com a Metodologia Triangular desenvolvida pela professora Ana Mae Barbosa, que consiste em articular conteúdos por intermédio de três eixos norteadores, são eles:
Folclore é “a cultura popular, tornada normativa pela tradição".
(CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo, Global, 2002.)
Fazem parte do Folclore brasileiro, as seguintes festas populares:
Na organização curricular de uma escola, o planejamento é ação determinante dos resultados satisfatórios de aprendizagem. Assim, segundo Gandin e Cruz, no livro Planejamento da Sala de Aula, publicado em 2014, a escola deve ter um plano com os seguintes marcos:
No livro A prática do planejamento participativo, segundo Danilo Gandin, um planejamento de sala de aula, sob o ponto de vista técnico, é aquele em que podemos afirmar que: