A cultura africana deve ser observada sempre no plural, haja vista sua existência milenar e sua vasta diversidade. A arqueologia aponta a África como o território habitado há mais tempo no planeta. Isso resultou na profusão de idiomas (mais de mil línguas), religiões, regimes políticos, condições materiais de habitação e atividades econômicas. (...)
É fato conhecido que a história africana foi escrita e contada pelos colonizadores europeus. (...)
Assim, além de serem capturados para alimentarem a escravidão colonial, estes povos foram usurpados em todos os seus direitos, incluindo o de contar a própria história. O “Etnocentrismo" e o “Eurocentrismo" nas ciências europeias durante o século XIX são os responsáveis pela concepção das culturas africanas.
As manifestações culturais africanas sofreram uma intensa destruição pelos regimes coloniais, o que leva as culturas africanas modernas ao embate com o nacionalismo árabe e ao imperialismo europeu.
Em se tratando de culturas tradicionais, muito se preservou e se difundiu pelo continente africano, especialmente devido aos fluxos migratórios pela África. Isso permitiu a preservação e a combinação de vários aspectos culturais entre os povos do continente.
In: https://www.todamateria.com.br/cultura-africana/
Acesso em: 19/09/2017
Com base no texto, ao analisar manifestações culturais de origem africana como batuque e capoeira, devemos considerar que: