Considerando-se este fragmento textual “Eu não sei se a dor de hoje me fará sair de casa de forma diferente" (l. 08), há correção ao se afirmar o quê?
Atualmente, a disciplina de Artes encontra-se em um cenário relativamente reconhecido e valorizado na Educação. Entretanto, ao longo dos anos e da própria história do Brasil, a Arte na escola modificou-se. Sobre o percurso da disciplina de Arte-educação no Brasil, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações abaixo.
(__) O Canto Orfeônico, que vigorou no Brasil a partir da década de 30, foi substituído pela disciplina de Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961.
(__) Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, mas é considerada “atividade educativa" e não disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.
(__) Nas décadas de 70 e 80, os professores de Educação Artística responsabilizaram-se por Artes Plásticas, Desenho, Música, Artes Industriais, Artes Cênicas nas escolas de ensino fundamental, configurando-se como professores polivalentes.
(__) Os professores de Educação Artística eram capacitados em cursos de curta duração e seguiam documentos oficiais (guias curriculares) que apresentavam atividades e livros didáticos que não explicitavam fundamentos, orientações teórico-metodológicas, ou bibliografias específicas.
(__) Com a Lei nº 9.394/96, revogam-se as disposições anteriores e a Arte é considerada obrigatória na educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".
Marque a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Ao observarmos um objeto ou mesmo uma obra de arte devemos olhar de forma especial, reconhecer e experimentar a leitura dos elementos básicos da linguagem visual, em suas articulações nas imagens apresentadas, percebendo também os diferentes aspectos culturais e de cores, textura, forma, volume, luminosidade, movimento entre outros aspectos que levaram a composição da imagem ou do objeto.
A afirmativa se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais que mostra:
Considere a citação da Arte-educadora Ana Mae Barbosa.
“A arte na educação, como expressão pessoal e como cultura, é um importante instrumento para a identificação cultural e o desenvolvimento individual".
(BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: Barbosa, Ana Mae (org.). Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2008.)
Diante do exposto e sobre o ensino da música na escola, é correto afirmar que:
A legislação educacional brasileira atual e vigente no país considera o ensino da Arte nos anos do ensino fundamental como disciplina:
Segundo Tizuko Kishimoto, no livro Jogos Tradicionais Infantis, editado pela editora Vozes, o jogo tradicional está sempre em transformação, incorporando criações anônimas das gerações que vão se sucedendo. Acerca desses jogos, é verdadeiro afirmar.
Em relação aos preceitos ortográficos, deve-se afirmar, corretamente, que:
As atividades artísticas podem assumir funções a partir do interesse do indivíduo ou do contexto social no qual essas atividades estão inseridas.
I. Função formalista
II. Função utilitária
III. Função naturalista
IV. Função pragmática
Realize a associação dos objetivos e/ou os critérios de avaliação com as suas respectivas funções e assinale a alternativa correta.
(__) A Arte está a serviço de interesses históricos, religiosos e políticos.
(__) A Arte serve como meio para se alcançar um fim não artístico, não é valorizada por si mesma, mas pela sua finalidade.
(__) São critérios utilizados na avaliação de objetos artísticos: conceitos a partir do resultado da experiência visual e estética.
(__) Está voltada para os interesses estruturais das linguagens artísticas, conteúdos e modo de apresentação.
TEXTO I
TEXTO II
“Tenho um rosto lacerado por rugas secas e profundas, sulcos na pele. Não é um rosto desfeito como acontece com pessoas de traços delicados, o contorno é o mesmo, mas a matéria foi destruída. Tenho um rosto destruído".
DURAS, M. O Amante. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1985
A imagem e o texto do romance de Marguerite Duras apontam para o modo de representação da subjetividade moderna. Na pintura e na literatura modernas, o rosto humano deforma-se, destrói-se ou fragmenta-se em razão. Qual item mostra os gêneros representados nos textos acima?
Aprender a sentir, expressar e pensar a realidade sonora ao redor do ser humano, que constantemente se modifica, poderá auxiliar o jovem em fase de escolarização básica a desenvolver capacidades, habilidades e competências em música. Conforme afirmam os Parâmetros Curriculares Nacionais, “construindo sua competência artística nessa linguagem, sabendo comunicar-se e expressar-se musicalmente, o aluno poderá, ao conectar o imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano" (PCN, 1998, p.80).
Nessa perspectiva, o documento apresenta os objetivos gerais do ensino da Música, com EXCEÇÃO de: