A Educação Física escolar em sua interface com a saúde sempre teve uma relação histórica, influenciada ora por uma tendência higienista, ora por uma tendência militar ou desportiva. Sobre esse tema é correto afirmar que:
Há duas vertentes da Pedagogia Tradicional em sua origem:
Acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, é verdadeiro dizer sobre o pensamento de Lev Vygotsky que:
Com relação ao emprego do adjetivo “pequenininho” (l. 03), é incorreto afirmar que:
A palavra “esmiuçar” (l. 02) apresenta, nesse fragmento, que verbo como sinônimo?
Segundo Darido (2005), a avaliação do ensino e aprendizagem na Educação Física apresenta-se historicamente segundo quatro abordagens com finalidades e estratégias distintas. Sobre as abordagens de avaliação na Educação Física, assinale a única alternativa FALSA.
São objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, EXCETO:
Sobre as tendências que permearam a história da Educação Física no Brasil segundo Ghiraldelli Junior (1998), complete as
informações abaixo e, em seguida, assinale a opção que contém a sequência correta.
I) A tendência da Educação Física ______________ vislumbra a possibilidade e a necessidade de resolver o problema da saúde
pública pela educação. Para essa tendência, a Educação Física assume um papel fundamental na formação de homens e mulheres
sadios, fortes, dispostos à ação. A Educação Física age como protagonista num projeto de “assepsia social”.
II) A Educação Física na tendência ______________ assume o papel de colaborar no processo de seleção natural, eliminando os
fracos e premiando os fortes, no sentido de depuração da raça. A ginástica, o desporto, os jogos etc somente tem utilidade quando
contribuem para eliminação dos incapacitados fisicamente. A coragem, a vitalidade, o heroísmo, a disciplina exacerbada, constituem
a plataforma básica dessa tendência.
III) A tendência da Educação Física ______________ não está preocupada com a saúde pública, pois entende que tal questão não
pode ser discutida sem levar em conta a problemática da complexidade da organização social, política e econômica do país. Nessa
tendência, a Educação Física não se pretende disciplinadora, pois é, antes de tudo, ludicidade e cooperação.
IV) A Educação Física ______________ está a serviço de uma hierarquização e elitização social. Essa tendência apresenta como
principal objetivo a caracterização da competição e da superação individual como valores fundantes e desejados para uma
sociedade moderna. A ginástica, o esporte, o treinamento, os jogos recreativos etc ficam submetidos ao desporte de elite.
A componente curricular Educação Física está permeada pelos diferentes saberes que compõem a cultura corporal de
movimento. Esses saberes devem ser tratados não apenas em sua dimensão procedimental, ou seja: o saber fazer, mas evidenciar
também a dimensão conceitual, o saber, e a dimensão atitudinal, saber ser, abordando os diferentes elementos que compõem suas
significações. As informações que se seguem referem-se ao conteúdo Handebol na escola. Quais afirmativas abaixo são exemplos da
dimensão procedimental?
I – Execução dos fundamentos de passe e recepção do Handebol.
II – Respeito às regras e às capacidades individuais e do grupo, evitando comparações.
III – Análise do contexto histórico e das transformações pelas quais o Handebol passou.
IV – Vivenciar o jogo de Handebol aplicando os fundamentos técnicos e táticos.
V – Participar das atividades em grupos, duplas, trios, cooperando e interagindo de forma colaborativa.
Sobre a origem da Didática, assinale a correta:
Em relação aos objetivos do Ensino, conceituamos corretamente.
Com base nas regras de flexão nominal e flexão verbal e com base no aspecto semântico (o sentido das palavras e da interpretação dos enunciados de acordo com o contexto), observe o seguinte excerto “Eu nunca me esqueci da história daquela outra menina” (l. 19) e aponte a alternativa em que todas as palavras desse excerto foram corretamente flexionadas apenas em número, de acordo com o contexto.
Quanto à regência do verbo deslizar no trecho “acompanhando a leitura com uma régua que ia deslizando" (l. 09 e 10), indique a
alternativa cujo conteúdo está incorreto.
O esporte é reconhecidamente um fenômeno sociocultural e este tem sido objeto de discussões em vários estudos de
pesquisadores como Betti, Bracht, Paes, Freire, Moreira, entre outros. Alguns desses pesquisadores se posicionam a favor do
esporte no contexto escolar, outros se posicionam contra. Sobre a utilização do esporte na escola, analise as afirmativas abaixo e,
em seguida, assinale o item que contém o somatório das opções corretas.
(02) O esporte, nas aulas de Educação Física, deve ser tematizado de forma ampla e lúdica, sendo contextualizado numa perspectiva
crítica e participativa. Quanto mais diversificadas forem as modalidades esportivas desenvolvidas na escola, maiores serão as
alternativas voltadas para os praticantes.
(04) O esporte deve contemplar, além dos aspectos lúdicos, momentos nos quais seja possível apreender a leitura técnica e tática.
Os alunos precisam compreender como o esporte é evidenciado na sociedade. Assim, mesmo utilizando o lúdico, o esporte na
escola precisa ser uma cópia do esporte de rendimento, tal como predomina na sociedade.
(06) No ensino do esporte na escola, o professor poderá utilizar como estratégia metodológica a adaptação das regras para que os
alunos se apropriem dos conhecimentos do esporte no ato de jogar, de forma que todos possam realmente ser incluídos e possam
jogar.
(08) O esporte na escola diferencia-se do esporte de rendimento. No entanto, nas aulas de Educação Física, o professor deve
abordar pedagogicamente temas relacionados ao esporte de rendimento, a fim de que o aluno faça uma leitura desse fenômeno
sociocultural de forma abrangente, sem, no entanto, ser submetido a práticas da competitividade de forma exacerbada, com a
utilização de regras rígidas, movimentos padronizados, produtividade e vitória.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam os conteúdos para o terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, enfatizando a relevância da abordagem do conhecimento em três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. Das afirmativas a seguir, assinale a única alternativa que corresponde à dimensão ATITUDINAL.