Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A Educação Física escolar em sua interface com a saúde sempre teve uma relação histórica, influenciada ora por uma tendência higienista, ora por uma tendência militar ou desportiva. Sobre esse tema é correto afirmar que:

Há duas vertentes da Pedagogia Tradicional em sua origem:

Com relação ao emprego do adjetivo “pequenininho” (l. 03), é incorreto afirmar que:

Segundo Darido (2005), a avaliação do ensino e aprendizagem na Educação Física apresenta-se historicamente segundo quatro abordagens com finalidades e estratégias distintas. Sobre as abordagens de avaliação na Educação Física, assinale a única alternativa FALSA.

São objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, EXCETO:

Sobre as tendências que permearam a história da Educação Física no Brasil segundo Ghiraldelli Junior (1998), complete as informações abaixo e, em seguida, assinale a opção que contém a sequência correta. I) A tendência da Educação Física ______________ vislumbra a possibilidade e a necessidade de resolver o problema da saúde pública pela educação. Para essa tendência, a Educação Física assume um papel fundamental na formação de homens e mulheres sadios, fortes, dispostos à ação. A Educação Física age como protagonista num projeto de “assepsia social”.
II) A Educação Física na tendência ______________ assume o papel de colaborar no processo de seleção natural, eliminando os fracos e premiando os fortes, no sentido de depuração da raça. A ginástica, o desporto, os jogos etc somente tem utilidade quando contribuem para eliminação dos incapacitados fisicamente. A coragem, a vitalidade, o heroísmo, a disciplina exacerbada, constituem a plataforma básica dessa tendência.
III) A tendência da Educação Física ______________ não está preocupada com a saúde pública, pois entende que tal questão não pode ser discutida sem levar em conta a problemática da complexidade da organização social, política e econômica do país. Nessa tendência, a Educação Física não se pretende disciplinadora, pois é, antes de tudo, ludicidade e cooperação.
IV) A Educação Física ______________ está a serviço de uma hierarquização e elitização social. Essa tendência apresenta como principal objetivo a caracterização da competição e da superação individual como valores fundantes e desejados para uma sociedade moderna. A ginástica, o esporte, o treinamento, os jogos recreativos etc ficam submetidos ao desporte de elite.

A componente curricular Educação Física está permeada pelos diferentes saberes que compõem a cultura corporal de movimento. Esses saberes devem ser tratados não apenas em sua dimensão procedimental, ou seja: o saber fazer, mas evidenciar também a dimensão conceitual, o saber, e a dimensão atitudinal, saber ser, abordando os diferentes elementos que compõem suas significações. As informações que se seguem referem-se ao conteúdo Handebol na escola. Quais afirmativas abaixo são exemplos da dimensão procedimental? I – Execução dos fundamentos de passe e recepção do Handebol.
II – Respeito às regras e às capacidades individuais e do grupo, evitando comparações.
III – Análise do contexto histórico e das transformações pelas quais o Handebol passou.
IV – Vivenciar o jogo de Handebol aplicando os fundamentos técnicos e táticos.
V – Participar das atividades em grupos, duplas, trios, cooperando e interagindo de forma colaborativa.

Sobre a origem da Didática, assinale a correta:

Em relação aos objetivos do Ensino, conceituamos corretamente.

Com base nas regras de flexão nominal e flexão verbal e com base no aspecto semântico (o sentido das palavras e da interpretação dos enunciados de acordo com o contexto), observe o seguinte excerto “Eu nunca me esqueci da história daquela outra menina” (l. 19) e aponte a alternativa em que todas as palavras desse excerto foram corretamente flexionadas apenas em número, de acordo com o contexto.

Quanto à regência do verbo deslizar no trecho “acompanhando a leitura com uma régua que ia deslizando" (l. 09 e 10), indique a

alternativa cujo conteúdo está incorreto.

O esporte é reconhecidamente um fenômeno sociocultural e este tem sido objeto de discussões em vários estudos de pesquisadores como Betti, Bracht, Paes, Freire, Moreira, entre outros. Alguns desses pesquisadores se posicionam a favor do esporte no contexto escolar, outros se posicionam contra. Sobre a utilização do esporte na escola, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale o item que contém o somatório das opções corretas.
(02) O esporte, nas aulas de Educação Física, deve ser tematizado de forma ampla e lúdica, sendo contextualizado numa perspectiva crítica e participativa. Quanto mais diversificadas forem as modalidades esportivas desenvolvidas na escola, maiores serão as alternativas voltadas para os praticantes.
(04) O esporte deve contemplar, além dos aspectos lúdicos, momentos nos quais seja possível apreender a leitura técnica e tática. Os alunos precisam compreender como o esporte é evidenciado na sociedade. Assim, mesmo utilizando o lúdico, o esporte na escola precisa ser uma cópia do esporte de rendimento, tal como predomina na sociedade.
(06) No ensino do esporte na escola, o professor poderá utilizar como estratégia metodológica a adaptação das regras para que os alunos se apropriem dos conhecimentos do esporte no ato de jogar, de forma que todos possam realmente ser incluídos e possam jogar.
(08) O esporte na escola diferencia-se do esporte de rendimento. No entanto, nas aulas de Educação Física, o professor deve abordar pedagogicamente temas relacionados ao esporte de rendimento, a fim de que o aluno faça uma leitura desse fenômeno sociocultural de forma abrangente, sem, no entanto, ser submetido a práticas da competitividade de forma exacerbada, com a utilização de regras rígidas, movimentos padronizados, produtividade e vitória.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam os conteúdos para o terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, enfatizando a relevância da abordagem do conhecimento em três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. Das afirmativas a seguir, assinale a única alternativa que corresponde à dimensão ATITUDINAL.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282