Ao realizar provas operatórias com crianças entre 4 e 6 anos, em média, Jean Piaget observou que as crianças mais novas se
prendiam a fatores de ordem perceptiva para afirmar a igualdade ou a desigualdade das fileiras de fichas apresentadas pelo
pesquisador, ou seja, ao mudar a disposição das fichas, as crianças mudavam de opinião sobre a igualdade ou desigualdade das
fileiras. No exemplo abaixo, as crianças poderiam afirmar que as duas fileiras são iguais, porque centravam sua análise na percepção
apenas.
Segundo Piaget, as crianças respondem assim porque lhes falta ainda a construção de uma estrutura de pensamento lógicomatemático.
Indique a alternativa que nomeia essa estrutura de pensamento.
A comparação de grandezas é um conteúdo de caráter prático já que frequentemente comparamos objetos e quantidades de
mesma natureza. Isso nos leva à ideia de medida e ao desenvolvimento de procedimentos para o uso adequado de instrumentos,
tais como balança, fita métrica e relógio.
Desse modo, estruturas conceituais relativas às medidas podem ser desenvolvidas por meio de experiências em que se enfatizam
aspectos, tais como as alternativas abaixo, COM EXCEÇÃO DE:
São precursores da Didática:
Os instrumentos de avaliação são elementos importantes para a Didática à medida que ajudam na coleta de dados sobre a
aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, é certo garantir que:
Ao passo que os adultos reconhecem a inteligência das crianças que lhes são próximas, como filhos, netos, sobrinhos, as escolas
propõem atividades não condizentes com as competências e habilidades infantis. São atividades pensadas para uma criança
genérica, imatura, em dissonância com o seu nível de desenvolvimento. Tal pressuposto tem justificado a presença de atividades
ditas preparatórias na educação infantil, visando à aquisição de pré-requisitos para aprendizagens posteriores do Ensino
Fundamental.
Sobre o texto acima, indique a alternativa correta.
No Brasil, nem sempre foi aceita a ideia de haver um currículo para a Educação Infantil, termo em geral associado à
escolarização. No entanto, a integração da Educação Infantil ao Sistema Educacional impõe a ela trabalhar com esses conceitos,
diferenciando-os e articulando-os.
Assinale a alternativa correta sobre o currículo da Educação Infantil.
A Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar. Indique abaixo a alternativa que NÃO CONTEMPLA princípios decorrentes de estudos, pesquisas, práticas e debates desenvolvidos nos últimos anos sobre a área de Matemática no ensino fundamental.
Considere a figura abaixo.
Calcule a área de cada polígono e marque a alternativa correta.
Segundo José Carlos Libâneo, compõem as Tendências Pedagógicas Progressistas:
Em conformidade com o pensamento de Cipriano Carlos Luckesi, avaliar a aprendizagem discente é o processo que:
É necessário considerar que as linguagens se inter-relacionam. Quando se volta para construir conhecimentos sobre diferentes aspectos do seu entorno, a criança elabora suas capacidades linguísticas e cognitivas envolvidas na explicação, argumentação e outras capacidades. Indique a alternativa que traz um exemplo de atividade que contempla tal concepção de currículo para a Educação Infantil.
Marque a alternativa que define os recursos de acessibilidade na educação.
“O espaço percebido pela criança *...+ lhe possibilitará a construção de um espaço representativo — em que ela é, por exemplo,
capaz de evocar os objetos em sua ausência. O ponto, a reta, o quadrado não pertencem ao espaço perceptivo. Podem ser
concebidos de maneira ideal, mas rigorosamente não fazem parte desse espaço sensível. Pode-se então dizer que a Geometria
parte do mundo sensível e o estrutura no mundo geométrico — dos volumes, das superfícies, das linhas e dos pontos” (BRASIL,
1997).
Como a criança passa de um espaço perceptivo ao espaço geométrico?