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No final do ano de 2018, o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, divulgou a desistência do país de sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 25), que se realizaria em novembro de 2019. Contudo, Bolsonaro afirmou que o novo governo não pretende romper com um dos principais tratados mundiais sobre mudanças climáticas, conhecido como:

O protocolo de Quioto foi assinado no ano de 1997 e entrou em vigor em 2005. Sobre ele, é correto afirmar:

Quanto aos desafios dos educadores ambientais (JACOBI, 2003), deve-se:

Sobre as características dos líderes que atraem os seguidores, considere as seguintes afirmativas:

1 - Há o estabelecimento de um laço com a comunidade, sendo um relacionamento contínuo, ativo e dinâmico.

2 - Possui um certo ritmo de vida, tendo tempo para refletir sobre suas próprias ideias, pensamentos e estratégias.

3 - Há relação entre o que diz (estórias) e o exemplo (corporificação).

Assinale a alternativa correta.

O artigo 13 da Lei nº 9.394/96 diz respeito às “incumbências dos docentes". De acordo com esse artigo, correspondem às atividades do professor nas instituições de ensino, EXCETO:

Esse trecho faz parte do livro “Dez Novas Competências para Ensinar" (2000), de Philippe Perrenoud, que propõe um inventário das 10 grandes famílias das competências que contribuem para redefinir a atividade docente. A família da competência proposta por Perrenoud que representa o trecho citado acima é:

Em 2002, comunidades e entidades organizadas da região de Porto de Moz e Prainha, no Estado do Pará, bem como organizações e entidades da sociedade civil, escreveram o “Manifesto pela Vida na Floresta". Preocupados com a crescente violência contra os povos da floresta e o ataque desenfreado aos recursos florestais na Amazônia, convocaram a opinião pública a apoiar a luta pela paz, pela justiça social e pela preservação do patrimônio ambiental na região entre os rios Xingu e Curuá-Una. Diante disso, foram realizadas nesse manifesto solicitações para o Governo brasileiro, para empresas que consomem madeira e para a opinião pública, que, apesar de serem questões descritas em 2002, continuam presentes e atuais no Brasil. São solicitações feitas à época, no Manifesto pela Vida na Floresta, EXCETO que:

A Política de Sustentabilidade da Itaipu, aprovada em novembro de 2014, estabelece “princípios e valores referentes à sustentabilidade que devem ser seguidos na execução das atividades diárias inerentes à Entidade e nas ações que visam à promoção do desenvolvimento sustentável no Paraguai e no Brasil, para o bem comum e um futuro melhor". Esses princípios e valores de sustentabilidade estão definidos em quatro dimensões. As quatro dimensões utilizadas na atuação dos programas do Plano Operacional da Entidade são:

Em qual documento da década de 1990 foi firmado o conceito de desenvolvimento sustentável?

Promover o desenvolvimento sustentável é um dos desafios das empresas de energia. Sobre esse assunto, é correto afirmar:

Com a finalidade de superar os obstáculos para o avanço de uma sociedade sustentável (JACOBI, 2003), é correto afirmar:

Sobre a função do pedagogo na empresa (PASCOAL, 2007), é correto afirmar:

No livro “O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar", é apresentado o conceito de culturas híbridas como uma proposta que tem a finalidade de construir formas mais democráticas de vida social. Com relação ao conceito de culturas híbridas, é correto afirmar:

No livro “Pedagogia Empresarial: atuação do pedagogo na empresa" (2010), são descritas como relevantes as atividades de formação profissional, como também as vantagens do treinamento como parte do Sistema de Recursos Humanos, ressaltando o aumento de produtividade em menor espaço de tempo, feedback permanente, oportunidade de valorização do aprendiz e aprimoramento dos aspectos relacionais e motivacionais, entre outros temas. Um aspecto a se considerar é o perfil profissional para o próximo milênio. Sobre essa temática, o livro apresenta considerações de Ítalo Calvino em sua obra “Seis propostas para o próximo Milênio" (1990), destacando cinco aspectos ético-morais que são significativos para pensar o desenvolvimento pessoal e as relações com o mundo do trabalho. Dos aspectos descritos no livro, NÃO corresponde a um aspecto ético-moral de Calvino:

Na Lei nº 9.795, de 1999, que dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências, há duas seções que tratam da Educação Ambiental no Ensino Formal e da Educação Ambiental Não Formal. Nessa perspectiva, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1 - Educação Ambiental no Ensino Formal.

2 - Educação Ambiental Não Formal.

( ) Ecoturismo.

( ) Participação de empresas públicas e privadas no desenvolvimento de programas de Educação Ambiental em parceria com a escola, a universidade e as organizações não governamentais.

( ) Difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, de programas e campanhas educativas e de informações acerca de temas relacionados ao meio ambiente.

( ) Nos cursos de formação e especialização técnico-profissional, em todos os níveis, a incorporação de conteúdo que trate da ética ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas.

 

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

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