No que se refere à Lei n. 13.005/2014 (Plano Nacional de Educação), assinale a alternativa INCORRETA:
No que se refere à avaliação na pré-escola, pode-se afirmar que ela é realizada:
No que se refere às brincadeiras na Educação Infantil, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Brincar ajuda a criança a seguir sem questionar enredos preparados pelo professor.
II – A brincadeira auxilia a criança a ter iniciativa em cada situação a que é exposta.
III – O ato de brincar dá oportunidade à criança de imitar sempre o conhecido, assumindo personagens de suas rotinas.
IV – A brincadeira oportuniza a apropriação de diferentes linguagens.
No que se refere à importância dos jogos na educação psicomotora, associe as modalidades de jogos com suas respectivas características:
(1) Jogos com regras.
(2) Jogos de imaginação e os jogos simbólicos.
(3) Jogos Funcionais.
( ) Necessita a aceitação, ou mesmo a criação, de um código para poderem ser praticados coletivamente e que, por essa razão, desempenha um importante papel na socialização.
( ) Permitem à criança despender sua “necessidade de movimento" e podem, no plano psicomotor, desempenhar o papel dos exercícios de coordenação global.
( ) Possuem um valor de expressão.
Assinale a sequência correta:
No que se refere ao planejamento educacional e de ensino, assinale a alternativa INCORRETA:
No que tange à psicogênese da leitura e da escrita, assinale a alternativa correta:
O artigo 2° da Lei n. 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE), aponta as diretrizes a serem seguidas para a consolidação de um modelo adequado de educação. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas diretrizes:
Ao se ensinar aos alunos o uso das diferentes formas de linguagem (oral e escrita), busca-se o desenvolvimento da capacidade de atuação:
Constitui finalidade do planejamento de ensino:
Desenvolver um projeto de trabalho com um grupo de crianças de 4 (quatro) anos tem como principal finalidade possibilitar à criança:
O artigo 58 do estatuto da Criança e do Adolescente reza que, no processo educacional, deverão ser respeitados os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes:
Analise a seguinte situação hipotética:
Um(a) educador(a) oferece material para crianças de 4 (quatro) anos desenharem. Enquanto estão envolvidas na atividade, qual deve ser a atuação do(a) professor(a)?
No que tange às práticas pedagógicas da Educação Infantil, pode-se afirmar que devem garantir experiências que:
I – Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas.
II – Garantam a alfabetização da criança antes do ingresso no Ensino Fundamental.
III – Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais.
IV – Possibilitem às crianças experiências de narrativas, apreciação e interação com a linguagem oral e escrita.
V – Favoreçam o contato das crianças com as diferentes linguagens.
Assinale a alternativa que apresenta um objetivo primordial da educação infantil:
O processo de avaliação, na perspectiva da construção do conhecimento, parte de duas premissas básicas, quais sejam: