Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 18 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Leia os textos abaixo:

Texto I

A pressão arterial (PA) é resultado da força que o sangue exerce contra as paredes dos vasos e depende do fluxo sanguíneo arterial por minuto (débito cardíaco – DC) e da resistência vascular periférica (RVP). A PA, pode ser descrita pela equação: PA = DC x RVP

Texto II

Após o exercício, ocorre redução significativa da capacidade dos vasos para responder às alterações da atividade simpática ou ao aumento das catecolaminas. Além disso, o maior fluxo sanguíneo durante o exercício, com consequente distensão dos vasos, parece induzir ao aumento do estresse de cisalhamento, mecanismo ligado à síntese e liberação do óxido nítrico. Baseando-se nas informações dos textos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Um dos possíveis efeitos agudos do exercício aeróbico de baixa ou moderada intensidade em pessoas com hipertensão arterial sistêmica é a redução da pressão arterial.

PORQUE

II. O exercício aeróbico de baixa ou moderada intensidade pode reduzir a resistência vascular periférica e o débito cardíaco minutos após o exercício.

Assinale a alternativa CORRETA sobre as asserções apresentadas.

As ginásticas podem ser utilizadas na formação e no alto rendimento. Assinale as alternativas CORRETAS:

I. As ginásticas oferecem diversidades de experiências motoras.

II. A criança não necessita de estímulos e sim de gestos técnicos e repetições dos comportamentos para se desenvolver.

III. O professor deve usar um método pedagógico seguro, para o desenvolvimento rápido da criança

IV.A prática das ginásticas, bem orientada, permite que a criança tome consciência de suas possibilidades motoras.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que se trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento:

Saltos são uma modalidade tecnicamente muito rica. O mais básico entre eles é o salto em distância, cuja técnica pode ser dividida em quatro. São elas:

A Educação Física é capaz de promover a educação para o lazer e a educação pelo lazer. Nesse segundo âmbito, utiliza-se o lazer como ferramenta para a educação. Exemplo disso é o resgate da cultura pela aplicação dos conteúdos de jogos e brincadeiras.

A respeito dos jogos, como podemos definir os jogos cooperativos?

A Síndrome de Down é a anomalia genética mais comum, a qual causa comprometimento intelectual de vários níveis, podendo ser mais brandos ou severos. Os portadores da síndrome também apresentam recorrentemente disfunções cardíacas, como a própria cardiopatia congênita, acometendo aproximadamente 50% desse público. Nesse sentido, a atividade física pode ser um fator também de risco, visto que esta pode levar a mais complicações, dependendo do comprometimento, a liberação médica é necessária. Em adição, essa população sofre com preconceito, de forma que eles próprios, por vezes, não se sentem parte da sociedade, impactando negativamente no processo de inserção social. Por outro lado, existem projetos que utilizam da atividade física, lúdica ou mesmo estruturada, para além de benefícios biológicos, visando à inclusão; e proporcionando, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para esse público.

A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Profissionais de Educação Física especializados devem ser priorizados para trabalhar com portadores de Síndrome de Down, haja vista a precaução e melhor possibilidade de alcance dos benefícios do exercício.

PORQUE

II. O estímulo ao esporte, adaptado ou não, é considerado uma boa ferramenta para a inclusão social dessa população; sempre considerando suas preferências e possíveis contraindicações.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

Os corpos femininos notoriamente magros, altos e com baixíssimo percentual de gordura tornaram-se referência nas passarelas, mas levaram (e levam) jovens meninas ao limiar de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia. Do mesmo modo, esse tipo de “corpo – sofrido”, marcado por cirurgias plásticas de cunho estético, dietas rígidas e práticas radicais, como o uso de laxantes e diuréticos. Além disso, a beleza almejada rompe com a definição daquilo que é tido como saudável. O acesso facilitado a drogas sintéticas que causam transformações corporais rápidas, como os anabólicos, são cada vez mais comuns em academias de ginástica, o ambiente típico de atuação do profissional de educação física. Com base no texto acima, o profissional de educação física deve agir com:

Quando um arremesso ocorre para uma cesta de campo, e tentado próximo ao final do período de 24 segundos, e o sinal do relógio de 24 segundos soar enquanto a bola estiver no ar:

I. Se a bola entrar na cesta, nenhuma violação ocorreu, o sinal deverá ser desconsiderado e a cesta deverá contar.

II. Se a bola tocar o aro, mas não entrar na cesta, nenhuma violação ocorreu, o sinal deverá ser desconsiderado e o jogo deverá continuar.

III. Se a bola não tocar o aro, uma violação ocorreu. Entretanto, se os adversários obtêm o controle da bola claro e imediato, o sinal deverá ser desconsiderado e o jogo deverá continuar.

É CORRETO o que se afirma em:

Leia as duas frases abaixo:

1. Ana iniciou suas atividades em uma academia fazendo esteira a 5km/h. Essa intensidade representa 60% do seu VO2max. Após cinco meses frequentando regularmente a academia, a aluna agora consegue realizar a esteira a 6km/h, entretanto, a intensidade relativa se manteve a 60% do VO2max.

2. O aumento do VO2max decorrente do treinamento de cinco meses permitiu aumentar a intensidade absoluta do exercício. Como o VO2max agora é maior, a intensidade relativa se manteve.

Marque a alternativa CORRETA:

É permitido ao goleiro de handebol:

O ensino da educação física e da educação cívica, somavam-se a educação moral, e todas se consolidaram como fundamentos básicos para a formação de crianças e jovens. No caso da Educação Física, esta deveria ser ministrada de acordo com as condições de cada gênero e ter como objetivo a preparação para esforços continuados e a construção de um corpo saudável, ágil e harmonioso, que pudesse defender a pátria a qualquer momento. O texto acima se refere a qual período?

São determinantes fisiológicos do VO2max que podem sofrer alterações com o treinamento:

O acesso à educação básica obrigatória é:

No voleibol uma falta de bloqueio ocorre quando:

Em uma partida de futebol de campo o jogador não estará impedido quando:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282