Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Leia os textos abaixo:

Texto I

A pressão arterial (PA) é resultado da força que o sangue exerce contra as paredes dos vasos e depende do fluxo sanguíneo arterial por minuto (débito cardíaco – DC) e da resistência vascular periférica (RVP). A PA, pode ser descrita pela equação: PA = DC x RVP

Texto II

Após o exercício, ocorre redução significativa da capacidade dos vasos para responder às alterações da atividade simpática ou ao aumento das catecolaminas. Além disso, o maior fluxo sanguíneo durante o exercício, com consequente distensão dos vasos, parece induzir ao aumento do estresse de cisalhamento, mecanismo ligado à síntese e liberação do óxido nítrico. Baseando-se nas informações dos textos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Um dos possíveis efeitos agudos do exercício aeróbico de baixa ou moderada intensidade em pessoas com hipertensão arterial sistêmica é a redução da pressão arterial.

PORQUE

II. O exercício aeróbico de baixa ou moderada intensidade pode reduzir a resistência vascular periférica e o débito cardíaco minutos após o exercício.

Assinale a alternativa CORRETA sobre as asserções apresentadas.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282