Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A Síndrome de Down é a anomalia genética mais comum, a qual causa comprometimento intelectual de vários níveis, podendo ser mais brandos ou severos. Os portadores da síndrome também apresentam recorrentemente disfunções cardíacas, como a própria cardiopatia congênita, acometendo aproximadamente 50% desse público. Nesse sentido, a atividade física pode ser um fator também de risco, visto que esta pode levar a mais complicações, dependendo do comprometimento, a liberação médica é necessária. Em adição, essa população sofre com preconceito, de forma que eles próprios, por vezes, não se sentem parte da sociedade, impactando negativamente no processo de inserção social. Por outro lado, existem projetos que utilizam da atividade física, lúdica ou mesmo estruturada, para além de benefícios biológicos, visando à inclusão; e proporcionando, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para esse público.

A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Profissionais de Educação Física especializados devem ser priorizados para trabalhar com portadores de Síndrome de Down, haja vista a precaução e melhor possibilidade de alcance dos benefícios do exercício.

PORQUE

II. O estímulo ao esporte, adaptado ou não, é considerado uma boa ferramenta para a inclusão social dessa população; sempre considerando suas preferências e possíveis contraindicações.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282