O Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é um sistema que avalia:
I. A qualidade de ensino oferecido nas escolas de todo o país.
II. Exclusivamente a Avaliação Nacional da Alfabetização.
III. As áreas de Língua Portugesa, Ciências, Matemática, Geografia e História.
IV. O aluno individualemente em relação as suas competências.
V. As escolas públicas, sendo facultativo para as escolas privadas.
Está CORRETO apenas:
Um sistema educacional inclusivo não está relacionado somente a matrícula de estudantes com necessidades especiais, requer todo um trabalho especifico e adaptações que supram as carências física e intelectuais da criança e como avaliar a aprendizagem dos alunos sem que essa prática se torne instrumento de exclusão e de fracasso. A avaliação inclusiva deve ser:
Observe a imagem abaixo e responda.
A tendência pedagógica observada na imagem trabalha com a transmissão de informações. O professor com o auxílio do livro texto transmite o conhecimento aos alunos e o aluno não é visto como um construtor do conhecimento. A tendência pedagógica abordada é:
Ao longo da história, as concepções a respeito da Educação Especial passaram por ressignificações que se traduziram em mudanças tanto para a sua estruturação quanto para as suas finalidades. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, atualizada, à Educação especial deve:
Observe a imagem abaixo e responda.
A metodologia de ensino onde o professor traz o conteúdo pronto e o aluno se limita passivamente a escutá-lo e reproduzi-lo de forma automática e sem variações é a:
As políticas educacionais atuais para a realidade indígena partem dos fundamentos legais e conceituais presentes na Constituição de 1988, que colocou sobre novas bases os direitos indígenas. No que se refere à Educação Escolar Indígena na LDB 9.394/96, é assegurado às comunidades indígenas um ensino baseado:
O Atendimento Educacional Especializado tem por objetivo ampliar o ponto de partida e de chegada do aluno em relação ao seu conhecimento. Nesse sentido, ao planejar as atividades para os alunos com deficiência intelectual, o professor deve conhecer, EXCETO:
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, atualizada, preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos estudantes:
Assinale a alternativa incorreta em relação ao Projeto Político Pedagógico.
O professor ao planejar antecipa de forma organizada as etapas do trabalho escolar. No plano de aula, o professor deve: