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No Brasil, existe um contingente ainda expressivo, embora decrescente, de jovens e adultos com pouca ou nenhuma escolaridade, o que faz da Educação de Jovens e Adultos um programa especial que visa dar oportunidades educacionais. Em relação à Educação de Jovens e Adultos, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É uma modalidade da educação básica, que supera a dimensão de ensino supletivo.

( ) É ofertada a todos aqueles que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental.

( ) É considerada a idade mínima de 18 anos para o atendimento da escolarização.

( ) É destinada àqueles que não tiveram continuidade nos estudos do ensino fundamental e médio.

( ) É ofertado componentes curriculares diferenciados do ensino regular.

A sequência CORRETA de cima para baixo é:

O atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais deve: I. Ser realizado em classes comuns do ensino regular. II. Ocorrer em qualquer etapa ou modalidade da Educação Básica. III. Excluir a avaliação diagnóstica do educando. IV. Impossibilitar o atendimento em grupo. Estão corretas apenas:

Observe a imagem abaixo e responda.

A tendência pedagógica onde o aluno e recebedor e repetidor da matéria é a:

De acordo com os PCNs, os Temas Transversais proporcionam a inserção de questões sociais à estrutura curricular. Assinale a alternativa que não apresenta um tema transversal abordado nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

A inclusão no ambiente escolar de alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA), bem como de alunos com outras necessidades especiais é assegurada constitucionalmente.

NÃO é correto afirmar que, a criança autista apresenta:

A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação garantido pela Constituição Federal e estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública. O Ensino Fundamental, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação atualizada, é obrigatório:

Os recursos e serviços de Tecnologia Assistiva constitui um direito adquirido pelo cidadão. Maria, professora da 3ª série da rede municipal, ao receber um aluno surdo em sua sala, buscou valorizar todos os sinais expressivos do aluno e para uma comunicação rápida e eficiente utilizou o seguinte recurso:

O recurso de comunicação alternativa e aumentativa utilizado pela professora é:

Não é correto afirmar que, o Plano de Atendimento Educacional Especializado deve:

A tendência pedagógica onde o professor se torna um mero especialista na aplicação de manuais e o aluno é apenas um indivíduo que reage aos estímulos dados pelo professor, tendo que corresponder às respostas esperadas pela escola para ter êxito e avançar para a próxima etapa é a:

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.

Na avaliação _____________ as informações sobre o desenvolvimento do aluno são fornecidas ao professor, permitindo que a prática docente se ajuste às necessidades discentes durante o processo. Os resultados servirão de base para identificar como o processo de aprendizagem tem acontecido.

As Diretrizes Curriculares Nacionais são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação. Assinale a alternativa INCORRETA em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.

A inclusão das pessoas com baixa visão na legislação se deu a partir da edição do Decreto nº 5.296/04. As pessoas com baixa visão são aquelas que, mesmo usando óculos comuns, lentes de contato, ou implantes de lentes intraoculares, não conseguem ter uma visão nítida. São materiais de Tecnologia Assistiva para alunos com baixa visão e cegueira, EXCETO:

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.

O Estatuto da Criança e do Adolescente dedica capítulo especial para o direito à educação. No Capítulo IV, prevê o dever _______________ de assegurar a criança e ao adolescente o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência preferencialmente na rede regular.

A deficiência intelectual não é caracterizada:

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística cerca de 12 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência. Não é considerado com deficiência múltipla aquelas pessoas que apresentam:

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