Aos alunos do Ensino fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte imagem:
Considerando a História da Arte, a partir da obra apresentada, o Professor deverá explorar a seguinte temática:
No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que preconiza “o fazer artístico” como eixo norteador do ensino de Arte, possibilita de forma específica que o aluno seja capaz de:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno, é possibilitado reconhecer e valorizar as origens indígenas na arte brasileira como elementos vivos e presentes na cultura do país. E essa habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
Sobre os recursos linguísticos usados no texto, é correto afirmar:
No contexto educacional, em que tendência pedagógica a “aprendizagem” é “baseada no desempenho”?
São temas referentes ao município de Caxias, o que trata a Lei Municipal nº 2.156/2014, exceto:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “pessoas e lugares”, espera-se que o aluno construa um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Arte, que lhe permita ser capaz de:
No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que preconiza os “materiais usados no processo de fazer Arte” como eixo norteador do ensino de Arte, propicia de forma específica que o aluno seja capaz de:
Em uma aula sobre “artes cênicas (teatro)", voltada para alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“Termo da Comédia antiga (Aristófanes) para designar o diálogo central de um conflito entre inimigos. Hoje o termo é mais lato referindo-se ao ponto central de uma história, ao coração de um drama."
No contexto da temática proposta, o fragmento acima conceitua:
O Professor de Artes poderá apresentar aos seus alunos a seguinte obra de arte:
Uma vez observada a obra de arte apresentada, o Professor poderá destacar que, no contexto das artes plásticas, os traços e as técnicas utilizadas são atribuídas ao seguinte artista brasileiro:
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
Apenas em uma alternativa a forma pronominal “me” não exerce a mesma função sintática de “ao consumidor pobre” (L.52/53). Marque-a:
Não devem abranger obrigatoriamente, de acordo com a Lei nº 9.394/96, nos currículos do Ensino Fundamental:
A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração, com a matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade, é uma meta almejada para a política nacional de educação. Em relação ao objetivo da ampliação do ensino fundamental para nove anos, analise as afirmativas abaixo: I. Distribuir livros e materiais didáticos diversificados visando aumentar a qualidade do ensino. II. Alfabetizar a criança mais cedo, de forma integral no primeiro ano. III. Assegurar a todas as crianças um tempo maior de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com mais qualidade. IV. Melhorar as condições de equidade e de qualidade da Educação Básica. Estão corretas apenas: