Não devem abranger obrigatoriamente, de acordo com a Lei nº 9.394/96, nos currículos do Ensino Fundamental:
A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração, com a matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade, é uma meta almejada para a política nacional de educação. Em relação ao objetivo da ampliação do ensino fundamental para nove anos, analise as afirmativas abaixo: I. Distribuir livros e materiais didáticos diversificados visando aumentar a qualidade do ensino. II. Alfabetizar a criança mais cedo, de forma integral no primeiro ano. III. Assegurar a todas as crianças um tempo maior de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com mais qualidade. IV. Melhorar as condições de equidade e de qualidade da Educação Básica. Estão corretas apenas:
A Lei Municipal nº 2.156/2014 de Caxias traz a seguinte obrigação:
Sobre a estrutura, componentes e dinâmica do processo de ensino, é INCORRETO:
Uma das questões em destaque no livro Rumo a uma nova Didática de Candau (2013) é a questão da didática numa perspectiva multidimensional. Considerando a multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem, muitos autores advogam pela articulação consistentemente das dimensões, EXCETO:
“O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objetivos de ensino.” (LIBÂNEO, 2012, p. 197). Sobre a estruturação didática da aula, é INCORRETO.
Na condução da aprendizagem dos seus alunos o professor tem duas funções básicas que são:
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
Transpondo a oração em destaque da voz passiva para a voz ativa, tem-se a forma verbal
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação veio em atendimento aos preceitos constitucionais e resultou de um longo processo de tramitação que se iniciou em 1988, ano em que foi promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil. A Lei recebeu diversas alterações ao longo do tempo, uma das alterações foi:
De acordo com o poeta caxiense, Wybson Carvalho, o que representa o nome Caxias?
Sobre a redação correta e atual do artigo 6º da LDB nº 9394/96, que considera a participação e responsabilidade dos pais, marque a alternativa CORRETA.
Sobre a Tendência Crítico-Social dos Conteúdos, é INCORRETO.
“Dentre as diferentes formas com que o currículo foi – e continua sendo – significado ao longo dos tempos, ganha destaque sua identificação com o conhecimento – escolar, acadêmico, científico, erudito – e se vincula a um debate sobre as relações entre currículo e ciência”. (LOPES; MACEDO, 2012, p. 152). Sobre currículo, analise os itens abaixo. I. O processo acentuado de críticas pelas quais a ciência passa a ser submetida no século XX tem impactos significativos no campo do currículo. II. A desconstrução das bases do que se entende por conhecimento na modernidade, promove uma reconfiguração da significação do currículo, particularmente aquelas associadas a critérios epistemológicos. III. Com o pensamento crítico, a teoria curricular passa a questionar a centralidade do conhecimento acadêmico-científico e, especialmente, a assunção de sua neutralidade partilhada pelas abordagens tradicionais. Está correto o afirmado:
Pode-se afirmar sobre a avaliação escolar numa perspectiva progressista, EXCETO:
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
A alternativa em que o fragmento destacado contém uma ideia de estado de sujeito é