Na terceira estrofe, o vocábulo "desvario" pode ser substituí do por:
“O termo currículo é encontrado em registros do século XVII, sempre relacionado a um projeto de controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da atividade prática da escola. Desde os seus primórdios, currículo envolvia uma associação entre o conceito de ordem e método."
Considere as proposições abaixo sobre currículo.
I. O currículo não é um instrumento neutro, pois passa uma ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos.
II. O currículo é o conhecimento escolar como uma simplificação do conhecimento científico adequado à faixa etária e aos interesses da instituição escolar.
III. O currículo e sua natureza processual traduzem‐se em um conjunto de práticas diversas, ao mesmo tempo em que é construído por subsistemas que vão desde os órgãos mais elevados da política educativa aos contornos da formação dos sujeitos no contexto escolar.
IV. O currículo é um conjunto de objetivos, conteúdos, experiências de aprendizagem e avaliação.
São FALSAS as afirmações contidas nas proposições:
O professor ao elaborar o plano de aula, deve-se levar em consideração as seguintes fases, EXCETO:
Se bem planejadas, as aulas com esportes coletivos ajudam os alunos a aprenderem sobre: Marque a opção INCORRETA.
O termo “refestelar-se", empregado no primeiro período, sugere que, em relação a novidade, os “bisbilhoteiros virtuais" sentiram-se:
São diretrizes do Plano Nacional de Educação – PNE, EXCETO:
Com relação ao Projeto Político Pedagógico, marque a alternativa INCORRETA.
O professor deixa de ser um mero expositor e assume o papel de elaborar situações desafiadoras da aprendizagem. Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno. Sua proposta metodológica tem como característica os experimentos e as pesquisas. O professor passa a respeitar e a atender as necessidades individuais dos alunos. A aprendizagem é construída através de planejamentos e testes. São características da seguinte tendência:
Marque V(verdadeiro) ou F(falso) e assinale a alternativa correspondente.
Sobre as lutas dentro da educação física, no aspecto motor, desenvolve-se:
( ) A lateralidade
( ) O controle do tônus muscular
( ) O equilíbrio
( ) A coordenação global
( ) A ideia de tempo e espaço e a noção de corpo.
O texto “O que as câmeras ainda não mostram" apresenta como principal finalidade:
Conforme o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Federal nº 9394/96, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos:
Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna.
Assinale a sequência CORRETA:
Para que se possa proceder, uma avaliação na educação física, deve-se levar em consideração alguns princípios. Assinale a opção INCORRETA:
Analise com cuidado a charge abaixo:
Por meio da charge de Angeli, pode-se inferir uma crítica: