As palavras proparoxítonas não recebem acento gráfico.
Diversos estudos chegaram à conclusão de que a transdisciplinaridade é a fusão dos conceitos de interdisciplinaridade com a práticas disciplinares.
De acordo com a Lei Orgânica do Município de Tupanatinga, compete à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores promulgar a Lei Orgânica e suas emendas.
Os melhores programas aligeirados de preparação docente para o uso das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TICs) são os que instruem sobre o uso das máquinas, pois permitem aos professores uma imediata e eficaz aplicação em sala de aula, cabendo ao aluno a reflexão sobre qual método funciona ou não.
Os educadores devem buscar uma atualização periódica dos seus saberes, pois são constantes os desafios de
uma formação docente que vise às práticas pedagógicas e esteja pautada na reflexão, que reconfigura os saberes como forma de diminuir a dicotomização entre o saber científico e o saber popular, através de um tratamento para a relação entre a teoria e prática objetivando a práxis.
Para a concretização dos objetivos e conteúdos, é essencial o uso dos métodos de ensino. Sendo o método
linear e fixo.
Para um processo de avaliação construtiva, os desempenhos são sempre provisórios ou processuais, cada resultado obtido serve de suporte para um replanejamento, que se dará apenas para o ano letivo seguinte.
A prática do processo de avaliação na escola está baseada apenas nos instrumentos que são utilizados para o fim, ou seja, para a consolidação e quantificação das provas feitas pelos alunos.
A educação ambiental nas escolas contribui para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem
e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um
e da sociedade.
A Educação Montessoriana está centrada no próprio educando e tem por objetivo levá-lo ao conhecimento
consciente do que é real.
O projeto político-pedagógico mostra a visão macro do que a instituição escolar pretende ou idealiza fazer,
compreendendo seus objetivos, suas metas e suas estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas
atividades pedagógicas como às funções administrativas.
A pedagogia não-diretiva propõe uma educação centrada no aluno, visando formar sua personalidade através da vivência de experiências significativas que lhe permitam desenvolver características inerentes à sua natureza.
No que dizia respeito ao desenvolvimento humano, Vygotsky propunha uma abordagem pautada pela pedologia – ciência que estuda os aspectos biológicos, fisiológicos e morfológicos das crianças.
O coordenador pedagógico é um agente articulador e formador que transforma as instituições escolares e
contribui fortemente para o êxito das entidades de ensino. É necessária uma formação específica e consistente para a eficiência desse profissional nas suas ações.
Considere uma distribuidora de alimentos que está fornecendo 5 volumes cujas massas valem, respectivamente, 1.200g, 1.400g, 1.900g, 2.100g e 2.300g. Anotando os dados numa planilha, pode-se calcular, corretamente, o valor médio de 1,78 kg referente a esse conjunto de dados.