Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 80 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

As regras de acentuação gráfica são aplicadas de acordo com a posição da sílaba tônica na palavra e a terminação dela.

Advérbios nunca variam em gênero ou número.

A Pedagogia Tecnicista busca sua concepção de aprendizagem na psicologia comportamental. Esta buscou adquirir o “status” de ciência, libertando-se da introspecção e fundamentando-se na lógica científica dominante que lhe garantisse a objetividade das ciências da natureza. Seu principal foco de preocupação são as mudanças comportamentais que possam ser cientificamente observadas, portanto, quantificadas.

A integralidade na educação se constrói através de linguagens diversas, desenvolvendo o aspecto cognitivo
em variadas atividades e circunstância; e os aspectos afetivo, físico e social se dá em outros momentos de
atividades.

As Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício pleno da
docência apenas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

À luz do Decreto Federal nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, a Educação a Distância é uma modalidade
educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade
humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Na busca de desenvolver em cada um a forma adequada de usufruir dos bens naturais sem provocar danos ao
meio ambiente, a educação ambiental na escola deve ser trabalhada de forma discutida em cada sala de aula, na disciplina de ciências e dissociada das demais áreas de conhecimento.

O currículo é um desdobramento necessário do projeto pedagógico que materializa intenções e orientações previstas no projeto em objetivos e conteúdos, sendo muito importante que esteja totalmente alinhado e direcionado apenas à escola específica para o qual foi criado.

O Pedagogo e os professores da sala de aula regular devem conhecer a legislação que normatiza o trabalho da sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado.

A prática educativa não precisa ser teoricamente fundamentada, pois a formação inicial do educador já é, por si só, demasiadamente teórica.

Para que o pedagogo possa orientar e dar suporte ao trabalho pedagógico dos professores, assim como acompanhar o desenvolvimento dos alunos, é primordialque ele conheça as especificidades de cada “dificuldade” e as características específicas de cada deficiência a ser trabalhada no ambiente escolar.

O ato de ensinar limita-se somente aos elementos dos objetivos e conteúdo.

A avaliação é o elemento regulador, sua realização oferece informação sobre a qualidade do processo de ensino aprendizagem, sobre a efetividade dos outros componentes e das necessidades de ajuste, modificações que o sistema deve usufruir.

Em uma creche há cinco crianças com exatamente 1 ano de vida, cada. Se considerarmos o conjunto de dados formado pelas idades dessas crianças, é correto afirmar que a média, a moda e a mediana serão iguais.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282