O papel do professor é provocar desequilíbrios – no sentido piagetiano, mediar de forma crítica a relação dos
estudantes com o conhecimento e desencadear reflexões, a fim de possibilitar-lhes a construção do saber, a capacidade de aprender a aprender e o desenvolvimento ético, político, pessoal, profissional e da cidadania.
A meta 5 do Plano Nacional de Educação é a mais urgente, pois enfatiza que é necessário alfabetizar todas
as crianças, no máximo, até o final do 2º (segundo) ano do Ensino Fundamental.
Para aprender, isto é, organizar, estruturar, explicar e sistematizar o conhecimento, o sujeito relaciona os conhecimentos novos com os prévios, com a realidade e a cultura de forma crítica e reflexiva, é o que defende a prática educativa emergente.
A avaliação escolar é um meio e não um fim em si mesma; está delimitada por uma determinada teoria e
por uma determinada prática pedagógica. Ela não ocorre num vazio conceitual, mas está dimensionada por um
modelo teórico de sociedade, de homem, de educação e, consequentemente, de ensino e de aprendizagem,
expresso na teoria e na prática pedagógica.
O conhecimento deve ser o referente teórico que dá sentido global ao processo de realizar uma avaliação,
podendo diferir segundo a percepção teórica que guia a avaliação. Aqui está o sentido e o significado da avaliação e, como substrato, o da educação.
O planejamento participativo é o processo de organização do trabalho coletivo da unidade escolar, ou seja, todos participam e opinam, sem que haja necessariamente nenhum tipo de processo de replanejamento constante, pois as intercorrências que acontecem na escola não podem ser previstas.
A prática educativa é voltada para o ato educativo, ou seja, é uma ação que não exige planejamento, apenas um momento de avaliação das ações que acontecem no microssistema da sala de aula.
O Pedagogo é um profissional que está apto apenas para atuar como Educador Infantil e/ou como Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Paulo Freire defendia que ler é procurar buscar, criar a compreensão do lido; daí, entre outros pontos fundamentais, a importância do ensino correto da leiturae da escrita. É que ensinar a ler é engajar-se numa experiência criativa em torno da compreensão do mundo.
O bom acolhimento modifica a concepção de um atendimento técnico e mecânico para a de um que garanta maior proximidade do cidadão e abertura de um serviço mais humano em que haja preocupação com seu bem-estar.
A avaliação qualitativa pretende ultrapassar a avaliação quantitativa, sem dispensar esta. Entende que no espaço educativo os processos são mais relevantes que os produtos, não fazendo jus à realidade, se reduzida apenas às manifestações empiricamente mensuráveis.
Para Piaget, o conhecimento se dá a partir da bagagem que o sujeito já tem, ou seja, é primordial que o sujeito já tenha nascido com perspectivas de conhecimento e o meio irá moldá-lo de acordo com as próximas experiências.
Ao analisar uma determinada planilha com as idades de um grupo de pessoas, é possível constatar, entre outras coisas, a idade que mais se repetiu no conjunto de dados. Esse valor certamente foi obtido a partir do conceito estatístico de moda.
Na equação A * B = C, sabe-se que A < 100% e B < 80%. Assim, é correto afirmar que C > A.
Segundo a Lei Orgânica do Município de Tupanatinga, é vedado ao vereador desde a expedição do diploma,
aceitar cargo, emprego ou função pública.