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O conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) engloba, além dos atos legislativos que

protegem o trabalhador, o atendimento a necessidades e aspirações humanas, baseado na ideia

de humanização do trabalho e na responsabilidade social das organizações. Sobre as teorias de

QVT, analise as proposições abaixo:

I. A teoria QVT de Werther & Davis (1981) defende que o “trabalho em si" é o aspecto mais

importante, mesmo que todos os outros fatores sejam satisfatórios, pois o cargo deve ser

interessante, desafiador e compensador.

II. A teoria da hierarquia das necessidades de Abraham Maslow e a teoria dos dois fatores de

Frederick Herzberg são exemplos de teorias utilizadas/aplicadas para o desenvolvimento

dos estudos relacionados à QVT.

III. A teoria de Hackman & Oldham (1974) é o único modelo de QVT que foi desenvolvido

para obtenção de um instrumento avaliativo quantitativo, cujo desenlace das respostas

coletadas e dos cálculos realizados resulta em um valor denominado de Potencial

Motivador do Trabalho.

IV. Ainda de acordo com a teoria de Werther & Davis (1981), a avaliação da QVT deve

considerar fatores organizacionais, ambientais e comportamentais para fins de

elaboração/desenho dos cargos cuja competência deve ser exclusiva da organização, sem a

participação dos trabalhadores.

V. A teoria de Nadler & Lawler (1983) buscou delimitar uma lista de fatores que fomentam a

efetividade dos programas de QVT, bem como definir os pontos centrais merecedores de

um gerenciamento continuado, como o desenvolvimento de projetos em diferentes níveis

da organização.

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