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Numa escola de ensino fundamental, os professores se reúnem para conversar sobre as aulas desenvolvidas e os objetivos trabalhados, bem como para planejar as ações, a partir da análise dos resultados obtidos. Essa prática indica que o planejamento:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina critérios para a verificação do rendimento escolar, dentre estes:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN 9394/96, determina em seu artigo 14 que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades. Entende-se por gestão democrática:

A proposta pedagógica de uma escola pública de ensino fundamental adota como metodologia de ensino a participação ativa do estudante de forma problematizadora, interativa e dialógica. Um exemplo dessa prática está em:

I. Rodas de discussão de temática como discriminação, a partir de uma situação-problema apresentada.

II. Construção das normas de disciplina por professor e estudantes.

III. Leitura das etapas do projeto cultural que será desenvolvido pelos alunos e que foi pensado e elaborado pelo professor.

IV. Articular a vivência de datas comemorativas com conteúdos de Direitos Humanos de forma transversal.

Estão corretas:

Considerando as modalidades de avaliação educacional, enumere:

I. Avaliação somativa

II. Avaliação formativa

III. Avaliação diagnóstica

( ) prática contínua que se realiza durante todo o processo de ensino-aprendizagem.

( ) procedimento de regulação permanente da aprendizagem realizado por aquele que aprende.

( ) levantamento das capacidades dos estudantes em relação aos conteúdos a serem abordados.

( ) busca investigar os conhecimentos adquiridos anteriormente pelo estudante.

( ) visa detectar o nível de rendimento, verificando ao final de um período, o alcance dos objetivos previamente estabelecidos.

A sequência correta é:

O currículo escolar se apresenta como elemento central do projeto pedagógico, por isso é preciso considerar em sua construção a complexidade dos saberes e das diferentes áreas presentes no contexto atual. Nesse sentido, pensar a organização do currículo escolar implica em:

A discussão acerca da necessidade de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico se fundamenta nos princípios de:

A Psicogênese da Língua Escrita, de base construtivista, discute como a criança constrói diferentes hipóteses sobre o sistema de escrita. Uma criança ao tentar escrever as palavras abaixo, está no nível:

No contexto educacional, a avaliação é um instrumento permanente do trabalho docente e não se resume apenas a realização de provas e atribuição de notas (Libâneo). Uma prática avaliativa que vai além da mensuração é aquela em que:

As ideias de Paulo Freire estão presentes no contexto educacional brasileiro, numa perspectiva libertadora, que visa à transformação social. Configuram-se elementos do pensamento freireano, EXCETO :

Os estudos acerca do currículo escolar indicam que ele não é neutro, nem estático, pois se encontra em constante construção. Assim, de acordo com o contexto em que se insere, o currículo adquire diferentes sentidos e serve a diferentes propósitos, dentre os quais temos:

A teoria de Piaget parte da perspectiva de que o sujeito constrói seu conhecimento quando interage com a realidade. Para ele, o desenvolvimento é um processo sequencial marcado por etapas, denominadas de estágios cognitivos. Dentre esses estágios destacam-se:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº. 9394/96, art. 26, parágrafo 8º, reza que a exibição de filmes da produção nacional:

Segundo Libâneo existem na escola pelo menos três níveis de plano. O plano de ensino ou de unidade tem a função de:

Na história da educação brasileira, diferentes concepções pedagógicas foram surgindo, a partir dos ideais da formação do homem para a sociedade de cada época. Dentre essas concepções, a Pedagogia Histórico-Crítica, que tem como principal representante Demerval Saviani, concebe a educação enquanto:

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