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O ensino escolar brasileiro está organizado de acordo com a LDB 9394/96 em níveis e modalidades de ensino. Constituem-se modalidades da educação nacional:

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Dentre os princípios que fundamentam o Projeto Político Pedagógico, temos:

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Assinale a alternativa correta:

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Em uma das alternativas abaixo, um vocábulo teve sua grafia alterada propositalmente para ficar em desacordo com o vocabulário ortográfico da língua portuguesa. Aponte-a. A. “Os cidadãos europeus que vivem no Reino Unido podem ver-se privados de direitos após o Brexit.” (O Globo)

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Ao revelar que escreverá um livro, a autora do diário:

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Ao longo da história da educação no Brasil, diferentes acontecimentos políticos, históricos e sociais orientaram a educação brasileira e a forma como esta foi se constituindo. Dentre esses períodos históricos, o ensino e a educação assumiram diferentes perspectivas. Relacione esses períodos às características educacionais correspondentes:

a. Período jesuítico

b. Período pombalino

c. Período do regime militar

d. Período de redemocratização

( ) criação das aulas régias, reformas, sistema educacional fragmentado

( ) ideais tecnicistas e ensino como ferramenta de controle

( ) instrução confessional, orientado pela Ratio Studiorum

( ) proposta de universalização do ensino e erradicação do analfabetismo

A sequência correta é:

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No processo de gestão democrática, o Conselho Escolar se configura como:

I. Segmento externo, responsável pela elaboração e execução da proposta pedagógica da escola.

II. Colegiado que reúne diferentes segmentos da comunidade escolar, com funções deliberativa, fiscal, consultiva e mobilizadora.

III. Segmento independente da comunidade escolar, com membros exclusivamente externos ao processo.

IV. Órgão que proporciona a participação da sociedade civil em instâncias públicas.

Dentre as definições estão corretas:

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Qual das alternativas abaixo contém uma relação incorreta entre tema e gênero dos textos estudados:

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Enquanto planejamento participativo, o Projeto Político Pedagógico, além de se configurar num instrumento de intervenção na realidade escolar, também proporciona a organização do espaço escolar. Configuram-se aspectos da construção coletiva do Projeto Pedagógico:

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Leia o texto e depois assinale a alternativa que contém a sequência que completa corretamente as lacunas, de acordo com a variedade padrão:

________ dois anos e meio que o Jornal Nacional mostrou uma reportagem sobre uma técnica que aumentou a segurança nos processos industriais no Japão. Depois de ver a reportagem, o mesmo procedimento começou a ser usado no Brasil, por uma empresa de transporte ferroviário. Nela, a movimentação de cada trem é monitorada

________ distância. Mas, para garantir uma operação segura, a tecnologia ganhou uma aliada

________ dois anos: os operadores repetem em voz alta as ordens dadas aos maquinistas enquanto apontam, com o mouse na tela do computador, o caminho a ser feito pelo trem.

Coisa simples, mas “apontando e falando", a empresa diz que reduziu em 70% os ___________- erros que poderiam levar a um _______.

Cada regra é um reforço ________ cultura de segurança da empresa.

O “apontar e falar" tem nome: “Yoshi". (https://g1.globo.com/jornalnacional/noticia/2019/0...)

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O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, tem como princípios e finalidades:

I. O aprimoramento do estudante como um ser de direitos, pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

II. A compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos presentes na sociedade contemporânea, relacionando a teoria com a prática.

III. A capacidade de aprendizagem e fixação dos conteúdos básicos de leitura, escrita e cálculo.

IV. Foco central nos processos de formação de leitura e escrita.

Estão corretas:

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As Diretrizes Curriculares Nacionais ao discutirem o conceito de currículo apontam que “toda política curricular é uma política cultural”. Nesse sentido, na construção de uma proposta curricular é preciso refletir, EXCETO:

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As ideias construtivistas trouxeram forte influência ao contexto escolar, ao defenderem a ideia de que o conhecimento é resultado da construção pessoal da criança e o professor deve mediar essa construção. Como principal referência dessa concepção, Jean Piaget desenvolveu alguns conceitos, EXCETO:

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A avaliação da aprendizagem insere-se no campo complexo de discussão sobre como avaliar e quais os instrumentos avaliativos são mais significativos no processo. A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, considera como um critério de verificação do rendimento escolar:

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Sendo um processo dinâmico e complexo, a educação tem, ao longo dos anos, buscado fundamentos em diferentes áreas do conhecimento para construir os alicerces dos saberes e das experiências pedagógicas. No campo das ideias pedagógicas, a DIDÁTICA se ocupa em discutir métodos e técnicas de ensino e teve como precursor:

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GABARITO:

  • 16) C
  • 17) A
  • 18) A
  • 19) A
  • 20) D
  • 21) B
  • 22) C
  • 23) A
  • 24) A
  • 25) C
  • 26) A
  • 27) D
  • 28) D
  • 29) C
  • 30) B
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