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    • d

    A Lição da Borboleta

         Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo;
um homem sentou e observou a borboleta por várias horas,
enquanto ela se esforçava para fazer com que seu corpo
passasse através daquele pequeno buraco. Então, pareceu
que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que
ela tinha ido o mais longe que podia e não conseguia ir além.
         O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma
tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu
facilmente. Mas seu pequeno corpo estava murcho e tinha as
asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta
porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela
se abrissem e se esticassem para serem capazes de suportar
o corpo, que iria se afirmar a tempo. Nada aconteceu!
          Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida
rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca
foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade
de ajudar, não compreendia, era que o casulo apertado e o
esforço da borboleta para passar através da pequena abertura
eram necessários para que o fluido do corpo da borboleta
fosse para as asas, de modo que ela estaria pronta para voar,
uma vez que estivesse livre do casulo.
       Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos
em nossa vida. Se vivêssemos sem quaisquer obstáculos, não
seriamos tão fortes e nunca poderiamos voar... Que a vida seja
um eterno desafio, pois só assim voar será realmente possível.
                              Adaptado de “A Lição da Borboleta” – Autor desconhecido.

Utilize o texto acima para responder as questões de 1 à 6.

Leia atentamente o texto “A Lição da Borboleta”. A primeira vista, textos enquadrados no gênero textual crônica são aparentemente simples, mas podem apresentar severas críticas sociais. Nesse caso específico, há a famosa “moral da história”. Assinale dentre as alternativas abaixo a que apresenta a moral da história do texto.

A Lição da Borboleta

         Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo;
um homem sentou e observou a borboleta por várias horas,
enquanto ela se esforçava para fazer com que seu corpo
passasse através daquele pequeno buraco. Então, pareceu
que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que
ela tinha ido o mais longe que podia e não conseguia ir além.
         O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma
tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu
facilmente. Mas seu pequeno corpo estava murcho e tinha as
asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta
porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela
se abrissem e se esticassem para serem capazes de suportar
o corpo, que iria se afirmar a tempo. Nada aconteceu!
          Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida
rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca
foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade
de ajudar, não compreendia, era que o casulo apertado e o
esforço da borboleta para passar através da pequena abertura
eram necessários para que o fluido do corpo da borboleta
fosse para as asas, de modo que ela estaria pronta para voar,
uma vez que estivesse livre do casulo.
       Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos
em nossa vida. Se vivêssemos sem quaisquer obstáculos, não
seriamos tão fortes e nunca poderiamos voar... Que a vida seja
um eterno desafio, pois só assim voar será realmente possível.
                              Adaptado de “A Lição da Borboleta” – Autor desconhecido.

Utilize o texto acima para responder as questões de 1 à 6.

Analise atentamente a seguinte estrutura: (...) “Ela nunca foi capaz de voar” (...). Efetue a análise sintática da estrutura mencionada e assinale a alternativa correta.

“O Acre foi oficialmente integrado ao território brasileiro na Primeira República, com a assinatura do _________________, em 1903.         A incorporação do estado do Acre ao território brasileiro envolveu um longo processo conflituoso [...]. A _________________  foi fundamental para que a região, antes considerada nos antigos mapas bolivianos como Tierras nom Descubiertas, fossem anexadas ao Brasil” (UGALDE; ROWEDER; FARIAS, 2021).

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

O Estatuto dos Militares do Estado do Acre (Lei Complementar nº 164/2006) trata do comando e da subordinação. Sobre o assunto, leia a disposição abaixo do Capítulo II, Seção III, Título II:

“Art. 34. Comando é a soma de autoridade, deveres e ____ de que o militar estadual é investido legalmente, quando conduz homens ou dirige uma organização militar estadual. O comando é ____ ao grau hierárquico e constitui uma prerrogativa ____, em cujo exercício o
militar estadual se define e se caracteriza como chefe”.

                                                                                                                         Artigo 34 do Estatuto dos Militares do Estado do Acre, Capítulo II, Seção III, Título II.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

A invalidação (ou anulação) é o desfazimento do ato administrativo por razões de ilegalidade. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta.

Sobre os conceitos e características de cargo, emprego e função pública, assinale a alternativa incorreta.

Acerca do remédio constitucional denominado “habeas-data”, analise as afirmativas abaixo.

I. Conceder-se-á “habeas-data” para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
II. Conceder-se-á “habeas-data” sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.
III. Conceder-se-á “habeas-data” para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.

Assinale a alternativa correta.

Acerca das penas previstas no Código Penal Militar (Decreto-Lei nº 1.001/1969), assinale a alternativa que apresenta incorretamente uma das penais principais previstas.

As quantidades cinemáticas básicas utilizadas para o movimento de fluidos, como água em dutos e canos,em regimes não turbulentos são bastante semelhantes àquelas utilizadas na cinemática de corpos pontuais, adicionadas de quantidades apropriadas para medida de fluidos como o fluxo (ou vazão) - volume por tempo. Em uma norma técnica expedida pelo Corpo de Bombeiros do estado de Goiás encontram-se as informações:


      “5.8.9 - A velocidade máxima da água na tubulação não deve ser superior a 5 m/s, a qual deve ser calculada conforme equação                  indicada em 5.8.8.”
      “A tubulação do sistema não deve ter diâmetro nominal inferior a DN65 (2 ½ polegadas ou cerca de 65mm).”
                      Fonte:https://www.bombeiros.go.gov.br/wp-content/uploads/2014/03/nt-22_2014-sistemas-de-hidrantes-e-de-mangotinhos-para-combatea-incendio.pdf

A equação do item 5.8.8 do manual envolve as quantidades: vazão, área da seção reta da tubulação e a velocidade do fluido que se relacionam de forma direta ou inversamente proporcionais sem fatores multiplicativos extras (constantes).

Utilizando as unidades de medida das grandezas físicas é possível inferir a equação, assinale a alternativa que apresenta a estimativa adequada para a vazão máxima num tubo de 65mm de diâmetro de acordo com a nota técnica. Adote π = 3.

Uma sala tem 3m x 4m e o teto está a uma altura de2m. Considere a densidade do ar 1,2 kg/m3 e o calor específico de cerca de 1,0 J/gK.

Assinale a alternativa que corretamente apresenta uma estimativa adequada para quantidade de calor que deve ser retirada do ar contido nessa sala para que ela seja resfriada de 10 oC.

Um feixe de luz contendo as cores Vermelho, Verde e Azul incide em um prisma (ABC, no diagrama abaixo). O ângulo de incidência sobre a aresta AB é de 90o. Os índices de refração no interior do prisma são 1,47, 1,44 e 1,39 , respectivamente na ordem crescente dos comprimentos de onda de cada uma dessas cores.

Considere 1,0 o índice de refração do ar.

                               

Considere a tabela abaixo para a análise de ângulo limite de refração.

                     

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do ângulo BÂC (indicado na figura) para que apenas a cor vermelha atravesse a aresta AC e as outras duas sejam refletidas na direção da aresta BC.

O petróleo é uma mistura de moléculas de carbono e hidrogênio que tem origem na decomposição de matéria orgânica, principalmente plâncton, formada por meio da ação de bactérias em ambientes com pouco oxigênio. No decorrer de milhões de anos, esse material se acumulou no fundo de oceanos, mares e lagos. Ao ser pressionado pelos movimentos da crosta terrestre, dá origem a mistura que chamamos de petróleo e que é utilizada em várias atividades industriais: combustíveis, tecidos, medicamentos, plásticos, automóveis, entre outras.
                                                                                                                                                               Adaptado. Disponível em: Petróleo: o que é e para que serve? - eCycle. Acesso: 06 de janeiro de 2022.

Observe as imagens a seguir.

Utilizando os dados contidos na questão e seus conhecimentos sobre a obtenção de combustíveis a partir do petróleo, assinale a alternativa correta que apresenta o processo de separação de misturas mais relevante durante a obtenção destes combustíveis e a propriedade física adequada utilizada para esta separação, respectivamente.

A Lição da Borboleta

         Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo;
um homem sentou e observou a borboleta por várias horas,
enquanto ela se esforçava para fazer com que seu corpo
passasse através daquele pequeno buraco. Então, pareceu
que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que
ela tinha ido o mais longe que podia e não conseguia ir além.
         O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma
tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu
facilmente. Mas seu pequeno corpo estava murcho e tinha as
asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta
porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela
se abrissem e se esticassem para serem capazes de suportar
o corpo, que iria se afirmar a tempo. Nada aconteceu!
          Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida
rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca
foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade
de ajudar, não compreendia, era que o casulo apertado e o
esforço da borboleta para passar através da pequena abertura
eram necessários para que o fluido do corpo da borboleta
fosse para as asas, de modo que ela estaria pronta para voar,
uma vez que estivesse livre do casulo.
       Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos
em nossa vida. Se vivêssemos sem quaisquer obstáculos, não
seriamos tão fortes e nunca poderiamos voar... Que a vida seja
um eterno desafio, pois só assim voar será realmente possível.
                              Adaptado de “A Lição da Borboleta” – Autor desconhecido.

Utilize o texto acima para responder as questões de 1 à 6.

No que tange a norma culta da língua portuguesa, existem quatro tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê). Analise cuidadosamente o trecho a seguir: (...) “O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as
asas dela se abrissem (...)”. Assinale a alternativa que justifica o uso do porquê em destaque.

Num caminhão do corpo de Bombeiros, a manutenção dos equipamentos é feita da seguinte forma:                                                    Escada: a cada dois dias.                                                                                                                                                                    Extintores: a cada três dias.                                                                                                                                                              Mangueiras: a cada cinco dias.                                                                                                                                                                    Hoje, todos esses equipamentos estão sendo revisados ao mesmo tempo.                                                                                        Podemos afirmar que isso irá ocorrer novamente em_______ dias.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Quanto aos principais aplicativos de edição de textos, planilhas e apresentações, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O aplicativo LibreOffice não possui Planilha de Cálculo para o ambiente Windows.
( ) As apresentações no ambiente Windows normalmente são feitas no PowerPoint.
( ) Atualmente, no Sistema Operacional Linux, a edição de textos é realizada em ambiente gráfico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.