Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

As quantidades cinemáticas básicas utilizadas para o movimento de fluidos, como água em dutos e canos,em regimes não turbulentos são bastante semelhantes àquelas utilizadas na cinemática de corpos pontuais, adicionadas de quantidades apropriadas para medida de fluidos como o fluxo (ou vazão) - volume por tempo. Em uma norma técnica expedida pelo Corpo de Bombeiros do estado de Goiás encontram-se as informações:


      “5.8.9 - A velocidade máxima da água na tubulação não deve ser superior a 5 m/s, a qual deve ser calculada conforme equação                  indicada em 5.8.8.”
      “A tubulação do sistema não deve ter diâmetro nominal inferior a DN65 (2 ½ polegadas ou cerca de 65mm).”
                      Fonte:https://www.bombeiros.go.gov.br/wp-content/uploads/2014/03/nt-22_2014-sistemas-de-hidrantes-e-de-mangotinhos-para-combatea-incendio.pdf

A equação do item 5.8.8 do manual envolve as quantidades: vazão, área da seção reta da tubulação e a velocidade do fluido que se relacionam de forma direta ou inversamente proporcionais sem fatores multiplicativos extras (constantes).

Utilizando as unidades de medida das grandezas físicas é possível inferir a equação, assinale a alternativa que apresenta a estimativa adequada para a vazão máxima num tubo de 65mm de diâmetro de acordo com a nota técnica. Adote π = 3.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282