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Vygotsky foi um dos primeiros autores a diferenciar o processo de aprendizagem da criança e a formalização escolar. Para este autor, a aprendizagem começa no ingresso à escola. Nessa afirmação, fica claro que, para este teórico, o processo de formalização do conhecimento proposto pela escola:

A formação de educadores e professores assenta nos seguintes princípios: 1- formação que, em referência à realidade social, estimule uma atitude simultaneamente crítica e atuante. 2- formação que favoreça e estimule a inovação e a investigação, nomeadamente em relação com a atividade educativa. 3- formação participada que conduza a prática reflexiva e continuada de informação e aprendizagem acadêmicas. 4- aquisição de competências relativas à especialização exigida pela diferenciação e permanência do sistema educativo. Está correto apenas o que se indica em:

A organização curricular escolar, bem como a formação dos docentes na nossa sociedade, se tornou extremamente específica, limitando assim, a visualização da conexão entre a Educação Musical e a relação entre os conteúdos estudados nas outras disciplinas. Uma das maneiras de não perder a visão holística de educação é despertar para a:

A linguagem visual se organiza por intermédio de um sistema de representações simbólicas influenciado por significações que fazem parte de uma determinada cultura. Ler a imagem torna-se, assim, uma ação de desconstrução e reconstrução da imagem, o leitor tenta compreender a sua materialidade, a maneira como foi:

Peculiar pela batida do tambor curimbó acompanhado por banjo e maracá, o carimbó é considerado um gênero de dança. O ritmo sofreu proibição, até as primeiras décadas do século XX, através da repressão governamental, devido à:

Hélio Oiticica buscou a superação da noção de objeto de arte, como tradicionalmente definido pelas artes plásticas, em diálogo com a Teoria do não objeto. O espectador também foi redefinido pelo artista carioca, que alçou o indivíduo à posição de participador, aberto a um novo comportamento que o conduzisse:

Dançar é uma das maneiras adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização. O mais importante, no entanto, não é convencer a turma a ensaiar para se apresentar no final do ano. A prioridade é levar o aluno a:

Na prática do teatro na escola, é comum, já no primeiro momento das aulas, os integrantes trabalharem utilizando o corpo para se expressar e resolver problemas. Nas improvisações em que um contracena com outro sem texto prévio, o aluno necessita desenvolver a capacidade de:

A máscara teatral na Grécia antiga era confeccionada de materiais como: folhas, madeira, argila e couro. Eram feitas de modo que toda a face do ator ficasse coberta, exceto os olhos e a boca. Tinha diversas funções em cena, como por exemplo, conferir ao ator traços expressivos acentuados, para que todo o público pudesse:

Na Educação Infantil, a literatura infantil traz reflexões de fortalecimento identitário que auxiliam na construção da identidade da criança e na socialização. Sobre o tema leia as afirmativas. I. Acredita-se que, quando as referências das literaturas infantis são semelhantes à da criança, na qual esta percebe suas características físicas e/ou fenotípicas aparecem nas tramas de forma positiva, contribui expressivamente para o aumento da autoestima, na formação da identidade social e individual, na construção de conceitos e na interação como o outro. II. A Literatura Afro-Brasileira, se usada de forma comprometida, tendo como princípio básico a desconstrução de estereótipos e preconceitos racistas, arrigados no seio da sociedade brasileira pode ser uma grande aliada no despertar da subjetividade infantil; na formação da identidade étnica-racial. III. Trabalhar com a literatura infantil afro-brasileira, onde os heróis são referências em histórias como protagonistas negros, pode contribuir, tanto para a construção da identidade e da autoestima de crianças negras como para a desvalorização da convivência na diversidade com a criança branca. Está correto apenas o que se apresenta em:

Na teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, há três estruturas que correspondem a três estádios do desenvolvimento intelectual, a saber: I. Inteligência sensório-motora: conhecimento prático dos objetos. II. Inteligência sensório-motora: reflexão, abstração, pensamento formal, operações sobre (os resultados das) operações. III. Inteligência operatória formal: conhecimento prático dos objetos. Está correto apenas o que se afirma em:

De acordo com a legislação vigente, cabe aos sistemas de ensino regulamentar a gestão democrática por meio de instrumentos fundamentais ao incremento da participação indicados a seguir: I. Projeto Político-Pedagógico da escola, elaborado por profissionais da educação. II. Conselhos escolares que incluam membros da comunidade escolar e local. III. Diretrizes, objetivos e metas a serem implementadas nas diversas etapas e modalidades da educação básica e superior. Está correto apenas o que se indica em:

Desenvolvido pelo compositor alemão Carl Orff, o método Orff utiliza um instrumental especialmente elaborado para crianças, incluindo xilofones, metafones pentatônicos e tambores de pequenas dimensões. Assim, o aluno é levado a construir:

De acordo com a autora Rosa lavelberg, a produção artística é a oportunidade de o aluno testar, conhecer e escolher diferentes cores, formatos, gestos, movimentos corporais e sons. É o momento de mostrar suas escolhas, mudar de ideia, decidir novamente. Portanto, o estudante deve ter a chance de:

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